FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (03)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 4:40 pm    Assunto: Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (03) Responder com citação

Essa planta eu ganhei quando era apenas um raminho pequenino, do amigo bonsaista/forista Humbertão, da Associação Goiana de Bonsai (AGB)há uns quatro anos. Ele tambem desconhece o nome da espécie, bem como qualquer nome popular que tenha. Ela floresce, vez ou outra, emitindo uma flor branca, sem cheiro. Seus galhos têm nos entrenós curtos espinhos finos, sempre em numero de tres, sendo dois pequenos e outro um pouco maior. As folhas são circulares:

Ao retirar uma folha, escorre uma seiva leitosa, como no ficus, branca e espessa:

O tronco é verde mas a medida em que a planta fica mais velha, adquire um lenho mais consistente, não totalmente duro, mas resistente o bastante para suportar aramação sem quebra:

Essa outra planta eu iniciei seu cultivo pensando tratar-se de uma variedade de jasmim. Mas suas flores não possuem o odor caracteristico da espécie, nem odor forte. Apesar disso, continuo a cultivá-la, pois sua floração é especialmente linda:

As folhas são opostas, com uma sempre ao final no galho. Aceita bem aramação bem como pinçagem para reduzir o tamanho das folhas:

A casca do tronco é ligeiramente corticosa, mas fina. Essa planta, em razão da grande quantidade de raizes, defini no estilo raiz sobre pedra:

Seu crescimento lembra bastante uma variedade trepadeira, mas seus galhos são contidos, não tendo o mesmo tipo de crescimento/alongamento que caracteriza as espécies trepadeiras:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, a primeira é do genero Carissa. Existem de 20 a 30 espécies nesse gênero. É exótica, comum na Africa, Asia e Australia. Tenho uma. Vi uma em cascata na Marita, em Buenos Aires, linda. O que atrapalha são esse espinhos!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2011 1:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

João José, agradeço seu empenho, mas infelizmente não se trata da mesma planta. A que cultivo emite floração de cor branca, maior, com petalas parecendo uma rosa de tamanho médio, e não tão simples quanto a da Carissa. E a minha, para diferenciar mais, não frutifica, como a Carissa:

As folhas tambem não se apresentam com a pontinha na extremidade, mas sim totalmente arredondadas. Sad A outra variedade de Carissa, chamada Caranda, tem folhas ainda mais diferentes e um fruto maior:

Mas é bem parecida com a que eu cultivo, realmente, principalmente a variedade Carissa grandifolia. Repare no formato das folhas, com uma pontinha pontiaguda, como se fosse um espinho:

De qualquer forma, irei pesquisar bastante sobre essa planta, para dirimir todas as dúvidas sobre sua semelhança com a que eu cultivo, embora as diferenças sejam bem maiores. Obrigado, valeu a tentativa e a ajuda. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Poderia jurar que era ela. Muito parecida. Até a disposição dos espinhos... mas vou procurar mais também.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: