Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 9:58 am Assunto: 3 Doenças.. |
|
|
pessoal to com 3 pragas aki e queria ajuda de vc6 para identificar e trata-las coretamente. segue as fotos
1. meu limoeiro comesso aparecendo tipo 1 casca brilhosa, achei q era 1 lesma mais comesso aparecer em outros galhos e com listra preta nelas, acredito q não e lesma.
2. no mesmo Limoeiro tem outra praga q acho q e algum tipo de purgão, quando peguei ele tava no meio do mato então achei q era so algum bixim atoa, mais parece q ta piorando. somente em folhas mais velhas.
3. não e bonsai e meu pe de caju, tipo eu deixo meus bonsai em baxo dele então to com medo de isso passar pra ele, ele sempre teve essa praga, as veses somi as veses volta, como num ligo muito pra ele numca passei nada.
aproveitand o topico, o fator das folhas do limoeiro estarem tipo enrolando seria deficiencia de alguma coisa, pois tenho 1 pe de mixirica q tb ta tendo esse problema nele num tem praga, mais as folhas so ficam enroladas piores q a do limoeiro.
procuro de preferencia opção caseiras de remedio para essas pragas pois moro na rua mais vivo no sitio então tenho acesso a itens caseiros. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 10:29 am Assunto: |
|
|
O que posso te ajudar é indicando este site:
http://www.jardineiro.net/phpBB/index.php um forum sobre jardins e afins, lá tem bastante gente q trata sobre doenças e pragas...
acredito que postando aqui neste forum e também no que te indiquei vc consiga ajudar suas plantas...
abraços e boa sorte... _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 10:46 am Assunto: |
|
|
Eu acho que é cochonilha... pelo menos as fotos do pé de cajú é sim...
As do limoeiro estão pequenas mas tb estão parecendo...
Para acabar com elas uso óleo dimmy pulverizado.
Matei todas de um pingo de ouro meu aplicando 3 vezes em dias alternados.
Só deve-se tirar do sol por este período pq senão as folhas queimam..
Se alguém mais experiente puder ajudar se eu estiver errado...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 31, 2011 9:23 am Assunto: |
|
|
realmete a do pe de caju e do caule do limoeiro são cochonilhas mesmo pelo q me pareceu tb, porem e akela primeira la será lesma mesmo? to preocupado com ela tenho q resolver isso urgente ela ja comesso a enrola as folhas q caracteriza definhamento dela. to pensando em fazer 1 calda de fumo (to procurando fumo aki)
mais essa primeira num tenho nem ideia oq pode ser...
inseticida num seria bom contra elas? tenho ICON em casa diz q ele faiz efeito por 1 bom tempo mais não sei se e proprio pra planta, agente usa em paredes de casa pra espanta barata, aranha, formiga essas coisas, ja passei 1 dose num formigueiro aki q apareceu num pe de pimenta e moreu tudo, mais era no pé num sei se posso passar nas folhas tb.
quanto a cauda, o sabão não e prejudicial para a planta, sempre me falaram q joga agua de sabão mata a planta, agora vo passa sabão quase puro nela? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Maio 31, 2011 1:41 pm Assunto: |
|
|
As duas últimas parecem cochonilhas mesmo. A primeira parece ter um parasita que está fazendo uma trilha enquanto se utiliza da planta. Em ambos os casos acho que inseticida de contato podem resolver o caso.
Nas cochonilhas pode tentar retirar elas mecanicamente e passar óleo mineral (mata por asfixia e não precisa do produto tóxico- inseticida).
Impressionate como as do caju são grandonas hein!  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 12:54 am Assunto: |
|
|
Smart, como o pessoal disse, no 2º e 3º caso, são cochonilhas.
Receita: óleo mineral (50 ml em 01 litro de água) com um pouco de inseticida (agite bem). 3 aplicações, uma a cada 5 dias. Não estranhe que as cochonilhas de carapaça parecerão não terem morrido pois continuarão com a mesma aparência. Mas, estarão mortas.
Quanto ao primeiro caso trata-se da lagarta minadora. Essa lagarta nasce dos ovos postados por uma pequena mariposa.
Retire todas as folhas afetadas e queime-as. Pulverize a planta com inseticida para acabar e prevenir contra a mariposa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 8:58 am Assunto: |
|
|
nossa essa da lagarta minadora numca imaginava, tava pensando em lesmas mesmo apesar de ser estranho mancha so as folhas se a lesma lubisse ate la ia aparecer no caule tb heh, vo compra hoje o oleo mineral numa loja aki e ele ja vem com inceticida junto ae vo bate ele.
Nikkei 100
elas tão grandonas acho q pq eu nunca cuidei, meu pe de caju tem uns 4 anos e nunca passei nada, sempre depois da florada ele secava todos os brotos e eu achava normal achava q era da natureza dele, ja q depois brotava tudo denovo e bem mais bonito, noca caso as cochinilhas atacavam ate matar os brotos mais como o pe era grande elas não matava ele e no final ele se recuperava, no momento ele ta comessando a se recuperar e apenas alguns brotos novos q incluisive tem elas, poucos tipo uns 3 ou 4 brotos so, o resto ta tudo seco.
graças a todos aki irei eliminar todas essas pragas ja ja, e depois vo posta as fotos.
muito, muito, muito, muito, muito, obrigado
adorei a ajuda de vc6 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2011 12:38 am Assunto: |
|
|
ok comprei o inseticida.
assist basf
indicações
INSETICIDA/ACARICIDA: ASSIST impede a respiração normal das pragas quando recobre seus corpos. As pragas e culturas recomendadas são: Cochonilha, ácaro vermelho europeu ou ácaro da macieira, mosca branca do citros etc.
duvidas
so ele e o suficiente?
quantas aplicações totais e para primeiros efeitos?
quanto tempo entre cada aplicação?
devo aplicar ate lavar tipo escorer ou somente molhar? |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 12:12 am Assunto: |
|
|
Acompanhando. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 9:42 am Assunto: |
|
|
apliquei mais 1 dose ontem, encharquei bem elas com o veneno. porem ate agora num vi grandes resultados. elas tão la do mesmo geito, cheio de formiga em volta delas.
como vo saber se tão mortas?
ta certo doses proximas assim? |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
ta morendoooooooo as cochonilhas tão morendo. comesso a cair algumas nas folhas (somente as mais novas) acho q as mais velhas so mais depois né
amanhã posto fotos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Smart, todas estão mortas! Dê uma olhada na minha postagem acima, no parágrafo segundo.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 4:09 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Smart, todas estão mortas! Dê uma olhada na minha postagem acima, no parágrafo segundo.
abraço |
heh ja tinha esquecido q vc tinha falado eu lembrava mais num sabia onde eu tinha lido heh.
no caso apliquei segunda dose com 3 dias, meio precipitado.
algumas tão caindo somente as mais novas.
quanto a dose eu segui a dose do recipiente do veneno q era 1L/50L no caso 10ml/500ml a medida q vc indico seria 25ml/500ml |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 5:41 pm Assunto: |
|
|
q bixo xato esse. pensei q tinha matado tudo e fui ver hoje, akelas ali ta tudo ficando preta, porem o outro galho do lado ta enxendo delas... pasei outra dose e vamos esperar mais 1 poko. quanto a largata mineradora, achei mais 1 folha hoje com ela, ja removi e queimei, acontece q tenho 1 outro pe de limão (grandinho ja) q não da pra desfolha e fazer esse procedimento, por acaso tem algum outro procedimento? (menos veneno sistemico aki e muito caro R$70,00/500g) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
Smart, Cochonilha, lagarta minadora e ácaros não são fáceis de se eliminarem. Tem que persistir.
|
|
 |
|