FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CARTA DE BERNIE O'CALLAGHAN AOS PARTICIPANTE DO BONSAI 2011
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2011 7:47 pm    Assunto: CARTA DE BERNIE O'CALLAGHAN AOS PARTICIPANTE DO BONSAI 2011 Responder com citação

Abaixo o e-mail enviado pelo amigo Bernie O'callaghan para todos. Deixei o texto em Inglês logo após pois a minha tradução pode ter falhas.
Ao final coloquei o e-mail de Bernie para quem queira responder. Com certeza ele ficará feliz.

SAUDAÇÕES DA ÁFRICA PARA A COMUNIDADE DE BONSAÍSTAS DO BRASIL

Gostaria de enviar esta mensagem a todos as pessoas presentes no evento de bonsai.

Isto é do fundo do meu coração.

Foi a primeira vez que estive em um evento internacional. Recebi um telefonema do meu amigo já falecido, Louis Nel, no dia de Natal de 2010, dizendo-me que Mario tinha urgência em comunicar-se comigo a respeito de um convite para seu evento. O resto como vocês sabem, é história.

Recebi o convite com um monte de sentimentos misturados, um pouco de medo pelo desconhecido, uma pequena dúvida quanto a mim mesmo, mas muita expectativa de que esta era uma nova e um grande oportunidade.

Enfim toda a papelada foi feita, todos os planos de viajar no feitos e eu estava a caminho sozinho, sem Louis.

Meu vôo foi adiado em SP e assim, cheguei com 2 horas de atraso em Ribeirão Preto. Mario me esperava ansiosamente.

Vamos jantar, disse ele, antes de me dar as boas vindas. Na verdade, ele acordou o dono da casa de hóspedes (Pedrinho e Teca) para me servir uma cerveja gelada e uma refeição.
Imediatamente me senti como se chegasse em minha casa com a família.

Após uma noite de sono, levantei-me cedo para tomar café e fumar um cigarro; isso se tornaria um hábito nos 3 dias seguintes. As pessoas começaram a chegar e fui sendo apresentado, não só as pessoas, mas a cordialidade, simpatia e hospitalidade únicas. Também fui apresentado a cachaça e a sua cerveja, e a comida que achei absolutamente deliciosa.
Depois vieram as árvores, espécies e nomes, muito para compreender em poucos dias.

Eu conheci grandes artistas, muito talento entre tão poucas pessoas e uma atitude dentre vós, que exigiu respeito de mim.
Foi fácil para mim interagir e me comunicar com vocês e eu gostava de todas as discussões sobre nossa paixão comum.

Percebi que tínhamos um problema de linguagem mas, felizmente eu conheci Charles, que fez um excelente trabalho como intérprete.

Depois foi a minha apresentação e demonstração, que eu sabia que iria chocá-los. Eu fiz isso com o propósito de capturar e manter sua atenção e, como eu disse, o produto da minha demo não era tão importante, eu tentei trazer a África e suas árvores para vocês. Pense fora do contexto. Há um novo mundo lá fora no bonsai que precisam ser descobertos. Espero que você tenha achado interessante e que eu tenha deixado para trás algumas pistas de reflexão.

Com a apresentação de churrasco ao nosso estilo, eu tentei ser um embaixador para da Namíbia, mas também para transmitir a mim mesmo como um artista e um amigo para vocês.
Este evento mais uma vez me fez tomar consciência do fato de que, assim como no bonsai, que precisam constantemente de cuidados, também os nossos amigos e familiares necessitam destes cuidados.

Deixe a Natureza e as árvores serem nossos professores.

A partir de 2012, o meu evento anual, uma exposição de bonsai em benefício de pessoas com câncer, será conhecido como o LOUIS NELL BONSAI FOR CANCER EXHIBITION.

Convidei Mario para ser um demonstrador neste evento a ser realizado na primeira semana de fevereiro 2012 como parte do International Cancer Awareness Week.
Eu rezo para que isso se torne uma realidade.

Breve chega a hora de voltar para casa e eu fiz isso com tristeza porque tive que deixar para trás novos irmãos e uma nova família. Com alegria, no entanto, arrumei um pouco de cada um de vocês em minhas malas para levar para casa e desfrutar depois entre as minhas árvores.

Obrigado a todos por todos os presentes, cada sorriso e cada gesto de compaixão.

PARA TODOS VOCÊS
Seus Bonsai
SEU PAÍS

SKOL (Saúde!)

Bernie
aquagardens@iway.na

------------------------------------------

African greetings to the Brazil Bonsai Community

I would like you to communicate this message to all bonsai artists attending the event.

This is from the bottom of my heart.

THE PEOPLE -
BONSAI -
BRAZIL -

It was the first time for me to be exposed to an International event. I received a call from my late friend, Louis, on Christmas day, 2010, telling me that Mario is urgently trying to communicate with me regarding an invitation to his event. The rest as you know is history.

I received the invatation with a lot of mixed feelings, a little fear for the unknown, a little self doubt, but a lot of expectation as this was new and a big challence.

At last all the paperwork was done, all the travelling plans in place and I was on my way, alone, without Louis.

My plane was delayed in S P, so I arrived 2 hours late in Preto, with Mario waiting anxiously.

Dinner, he said, before welcomming me. He actually woke up the owner of the guest house to serve me a cold beer and a meal.
I instantly felt as if I arrived home to family.

We had a late night and got up early to have coffee and a smoke, this would become a habbit within 3 days. People started arriving and I was introduced, not only to the people, but to friendliness, warmheartedness and your unique hospitality. I was also introdused to your shnapps, beer and food which I found absolutly delicious.
Then came the trees, species and names, too much to comprehend in a few short days.

I met great artists, a lot of talent between so few people and and an attitude amongst you that demanded respect from me.
It was easy for me to interact and communicate with you and I enjoyed all the discussions about our common passion.

I realized that we had a language problem, but fortunately I met Charles who did a super job as interpreter.

Next up was my presentation and demonstration, which I knew would shock you. I did this on purpose to capture and keep your attention and as I said, the product of my demo is not important, I tried to bring Arica and its trees to you. THINK OUT OF THE BOX. There is a new bonsai world out there in need to be discovered. I hope you found it interesting and that I left behind some food for thought.

With the presentation, demo and barbeque, our style, I tried to be an embassador for Namibia, but also to convey myself as an artist and friend to you.
This event again made me aware of the fact that, as with bonsai, we need to constantly care, not just for our inner self, but also for family friends and relationships.
Let nature and the trees be our teacher.

From 2012, my annual event, a bonsai exhibition to the benefit of people with cancer, will be known as the LOUIS NELL BONSAI FOR CANCER EXHIBITION.
I invited Mario to be a guest and demonstrator at this event to be held the first week of Feb 2012 as part of International Cancer Awareness Week.
I pray that this will become a reallity.

Too soon it was time to go home again and I did so with sadness because I had to leave behind new brothers and a new family.
With joy, however, I packed a little of each of you into my bags to take home and enjoy later between my trees.

Thank you all so much for every present, every smile and every gesture of compassion.

TO YOU ALL
YOUR BONSAI
YOUR COUNTRY

SKOL

Bernie

Editado pela última vez por Mário A G Leal em Sáb Jun 18, 2011 5:09 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2011 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Meus caros amigos,

Nós realmente temos uma grande família na arte bonsai, as palavras de Bernie tocam o coração de todos e nos mostram quanto é importante nossa amizade e respeito por todos .

Agradeço a nosso amigo e irmão Bernie pela oportunidade de nos fazer crescer e ver o quanto o mundo é pequeno quando temos uns aos outros.

My dear friends,

we really have a great family in bonsai art, the words of Bernie touch everyone's heart and show us how important our friendship and respect for all.

Thanks to our friend and brother Bernie for the opportunity to make us grow and see how the world is small when we have each other.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2011 7:43 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O idioma constitui-se numa barreira as vezes intransponível por todos aqueles que, como eu, se deparam com uma lingua estrangeira a qual não têm dominío e parco conhecimento, principalmente no falar e entender o que está sendo dito. Dificil mesmo suplantar tal obstáculo, mas acredito que mais ainda quando não temos, como nosso interlocutor, nenhum tipo de assunto ou abordagem recíproca, de um tema comum a ambos. É por causa disso, aliás, que tantas guerras sem sentido e sem nexo foram iniciadas, num terror crescendo e sem fim.

Mas falemos de paz. E falemos a lingua do bonsai, traduzível em todos os idiomas falados e escritos e que nos une a todos, nivelando e igualando as raças, tornando-nos uma só nação: a nação dos bonsaistas. Nela, não precisamos dominar ou conhecer outros idiomas, pois o unico necessário nós conhecemos sobejamente, nós entendemos inteiramente, as vezes até mesmo sem a necessidade de ter, perto, um interprete.

Nesses tres magnificos dias em que estive no Atelier, conheci e aprendi a gostar e a respeitar um grande homem, excelente pessoa e inesquecível amigo: Bernie O'callaghan. Vindo do outro lado do Atlantico, de um país que poucos ouviram falar, nos surpreendeu a todos, pela sua espontaniedade, pronto para qualquer conversa e atento a todos os movimentos à sua volta. Bastava um olhar mais demorado em sua pessoa, para ele logo entender isso como um convite à prosa, à conversação, mesmo que não entendessemos o que ele queria dizer, mas as palavras, às vezes, não precisam ser mesmo compreendidas, para nos fazermos entender, quando o nosso idioma é o bonsai.

Amavel, atencioso e prestativo, Bernie não se furtava a um bom papo, descontraído, tranquilo, mostrando equilibrio e disposição como se fosse um jovem bonsaista iniciante, ávido por apresentar resultados, por estar ali, conosco, como se parte de seu mundo fizessemos todos nós, como se fossemos nós os estrangeiros. Ele mostrou, mais que tudo, mais que fazer bonsai, a maneira como devemos nos portar para fazermos amigos. Isso aprendi com ele, em sua demonstração. Realmente, chocou a todos ele "destruir" um ficus para construir uma arvore africana. Mas, considerando suas idéias a respeito dessa sua demonstração, agora fica fácil entende-la e concordar que ele atingiu, plenamente, tudo a que se propôs, ao executá-la magistralmente.

Espero um dia poder ter a oportunidade de avistá-lo novamente e, com um pouco mais de conhecimento do seu idioma, conseguir me fazer entender o bastante para dizer isso a ele. Enquanto esse dia não chega, porém, valho-me desse post para dizer que deixou saudade entre nós, e que, há qualquer tempo e lugar, sempre lembraremos dele como um grande bonsaista, um grande homem, honrado e humano, que a todos soube tão bem cativar. Um abraço fraterno, Bernie, e obrigado por nos ensinar e nos mostrar sempre que, além de bonsaistas, somos todos uma grande familia, irmanados pelo nosso idioma comum: o bonsai.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardoamm
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 4:17 pm    Assunto: Responder com citação

Show de bola..... essa carta!
Fico emocionado por fazer parte desse evento e estar nas palavras desse nosso novo amigo bernie, uma pessoa muito gente boa e super simpatico!
Grande abraco.....skol !!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Bernie nos mostrou claramente duas de suas facetas marcantes!
- o cara simples, quase rústico que, nas brincadeiras se auto-denominando ser "um homem forte da África"...
- e por outro lado, o cara sensível que, em tantos momentos deixou a emoção aflorar nos olhos, ao falar de Louis Nel, dos 100 novos amigos que conquistou, e ao sentir a vibração reinante no evento, coisa que ele nunca havia experimentado antes...

Ao mesmo tempo, uma figurinha rara, e um grande pessoa, que nos conquistou e foi por nós conquistado!....

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wayner
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2011 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Com certeza uma carta de emocionar, e o que me chamou a atenção é o evento que ele vai fazer na África para crianças com cancêr muito bonita está atitude dele, eu havia conversado com ele e me disse que fazeia também para crianças carentes, um ato muito bacana.

Como foi minha priemira vez nesse encontro fiquei muito feliz de ter participado e conhecer pessoalmente os amigos virtuais que tenho a um tempo.

Espero estar no próximo ano.

Saudações a todos.

"OS PODEROSOS CORTARAM AS FLORES, MAS JAMAIS PUDERAM IMPEDIR A PRIMAVERA."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: