|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Jun 12, 2011 8:32 am Assunto: Yamadori de uma azaléia. |
|
|
Meu amigo Carlos, foi picado pelo mosquito transmissor do vício no bonsai, esses dias ganhou uma azaléia e me convidou para a retirada. lá fomos nós.
A vítima no seu lugar de origem.
As ferramentas no chão e eu tirando os excessos.
Meu amigo Carlão, começando a empreitada.
Retiramos, medimos, podamos mais um pouco e coube no porta malas do gol.
Ja na casa do Carlos, com uma tesoura para noção de tamanho, saiu com muitas raízes finas, que bom.
Agora uma sequência de fotos, ele quer opniões e projeções do pessoal.
Desde ja agradecemos os comentários, as criticas e sugestões. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Diego PG
Registrado: 03/05/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Ponta Grossa
|
Enviada: Dom Jun 12, 2011 2:12 pm Assunto: |
|
|
Fala Alcides, blz!!
cara, tens um belo material em mãos, sugiro deixa-la se recuperar antes de mais intervenções, ela promete um belo bonsai!
Abração! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jun 12, 2011 11:43 pm Assunto: |
|
|
Nuossssssssssssssssssssssssssssa... que tamanho.... e que movimento legal ela tem heim.....
Mas será que ela não tá muito alta?
Azaléia dá pra fazer alporquia?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 6:35 am Assunto: |
|
|
Mcdonald, ela tem um movimento muito peculiar, bem legal mesmo. Estamos pensando em realizar mesmo uma alporquia.
Diego, com certeza deixaremos ela se recuperar, mas até a primavera estamos aceitando dicas e sugestões. Valeu _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:10 am Assunto: bonsai |
|
|
Alcides, vc obteve um excelente material de trabalho. A angulosidade no tronco é a principal caracteristica, e qualquer que seja o desenvolvimento a ser buscado nessa planta, terá que ter nele seu foco principal. Minha sugestão é que no próximo reenvase o tronco seja inclinado para a direita, propiciando uma posição melhor para um trabalho futuro, realçando esse aspecot do tronco.
Um outro fator relevante é buscar maior conicidade, para favorecer esse movimento sem subtrair do restante a partir da curva. Por isso, além da mudança na posição de plantio, ouso sugerir alguns cortes, que irão refletir a mudança e posicionar uma conicidade maior:
Não se descarta, é claro, a possibilidade de se usar alguns pontos nas indicações de cortes que fiz para serem aproveitados como jin. Um shari desde a base, até um pouco acima da curva, possibilita a conformação do movimento, implicando em algo mais atrativo, sem a necessidade de um alporque corretivo, a meu ver, pois agregará sinuosidade. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 11:37 am Assunto: |
|
|
Fernando, anotei e salvei a foto, vamos estudar com o dono dela.
Obrigado  _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 2:11 pm Assunto: |
|
|
Quer me dar ?  _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 10:13 pm Assunto: |
|
|
Junior, é um bom material que tens aí. Me desgradou um pouco a questão dela sair do chão em tronco reto e depois uma curva muito acentuada. Isso não é uma boa combinação. A sugestão do amigo Nicky de mudar e ampliar o angulo de plantio ajuda a dar a impressão de que ela já sai do solo com movimento. mas como esta parte de tronco reto é bem longo, ainda assim vai ficar bem evidente. Claro, temos que partir do princípio de trabalhar da melhor forma o material que temos e usar as suas potencialidades, não seus defeitos.
A sugestão de uma alporquia pode ser viável, depois que a planta se restabeleceu. Já fiz alporque de tronco de azaléia deste calibre e o enraizmento foi muito bom, em cerca de 3 meses. Assim você poderia colocar as raizes bem próximas deste belo movimento. Também poderia ser feito um falso alporque, descascando ou usando torniquete e enterrando a planta até a curvatura... bom, o amigo pediu sugestões... estão ai, mas faça aquilo que seu gosto mandar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 6:38 am Assunto: |
|
|
Elio, vamos esperar(esta azaléia é do meu amigo Carlos) ela se recuperar bem, ja esta soltando novos brotos. Realmente é uma pena aquele tronco reto no início, mas com a ajuda dos amigos iremos tentar a melhor solução possível.
Muito obrigado pelas sugestões, iremos analisar todas, quando executarmos postaremos aqui.
Pethrus, ela não é minha...hehehe até eu queria. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|