FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Goiabeira raíz sobre pedra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
d.puerta

MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2011 11:58 am    Assunto: Goiabeira raíz sobre pedra Responder com citação

Olá a todos,

seguem fotos de uma goiabeira conseguida por yamadori. Acho que tem bom potencial por conta das raízes, mas não estou conseguindo ver um caminho legal para seguir. Logo depois de coletada percebi que havia um tipo de inseto dentro do tronco, foi preciso cortar boa parte do tronco e fazer uma limpeza por dentro, visto que ele estava oco, sobrou apenas um toco do tronco que pretendo transformar em jin (parte branca por causa da cola de madeira que cobre a parte afetada). As brotações saiem diretamente daquela ¨bolota¨ sobre a raíz.

E aí, será que dá jogo?

Aguardo as considerações dos amigos.

By dpuerta at 2011-07-12

By dpuerta at 2011-07-12

By dpuerta at 2011-07-12

By dpuerta at 2011-07-12

Abraço.
d.puerta

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém Question
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Se fosse minha deixaria crescer livre por um tempo pra surgir novos brotos e assim ter mais opções de tabalho. O nebari é bem interessante...

Boa sorte!!! Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

d.puerta

Cara, sou tão principiante como você, mas vou dizer minhas opiniões. Pode ser que eu esteja certo, pode ser que eu esteja errado, mas como vc perguntou...

Primeiro que goiabeira não é um das árvores mais usadas para bonsai, apesar de ter um belo tronco tanto no formato quanto na textura. Se você procurar aqui no fórum vai encontrar poucos bonsais "bons". Mas pode ser porque pouca gente tenha trabalhado... portanto não desista, no mínimo vai servir como experiência.

Com inspiração veja essas árvores do Mauro, conterrâneo da minha cidade natal:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8456&postdays=0&postorder=asc&start=30

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9148&postdays=0&postorder=asc&start=0

Todos que já tentaram reportaram problemas nas redução das folhas e na ramificação... assim a briga deve ser boa.

Quanto ao potencial, acho que ela precisa crescer, ainda é uma muda, assim a sugestão é mesma de sempre: escorredor+mamadeira ou plantar no chão e deixar ela crescer por uns bons anos.

Quanto ao Jin, eu já tenho restrições, pois é um espécie tropical e frutifera, cujas galhos nao tendem a formar madeira morta. Assim não estaríamos reproduzindo uma situação natural... o ideal seria formar um uro, aliás a goiabeira forma uros lindos...

A raiz tem um forma bem interessante, mas achei que a pedra não se encaixou (no sentido estético) no conjunto. Na natureza nao se ve uma arvore abraçar ema pedra (pedrona) rolada de rio, mas uma pedra mais bruta, mas disforme, com cantos e reentrâncias, pois só assim haveria a possibilidade de ter algum material orgânico para proporcionar a brotação e formação da árvore. Veja:

Bem é isso...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
d.puerta

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2011 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelos comentários.

Realmente percebo que a goiabeira apresenta uma ramificação ruim, acho que é difícil conseguir formar uma copa densa.

A pedra é provisória, estava aqui no quintal de casa e eu coloquei em baixo das raízes por que se encaixava direitinho. Pretendo usar uma pedra bem maior no futuro.

Quanto ao uro, acho que é uma excelente idéia, valeu Wink

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: