Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 12:23 pm Assunto: Ficus Green Island |
|
|
Olá Pessoal
Este é meu pequeno ficus green island, como não possuo muita experiencia com esta espécie estou postando as fotos
para os amigos opinarem e/ou criticarem.
Frente
Esquerda
Direita
Atrás
Cima
Aguardo os comentários
Abraços a todos _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 6:32 pm Assunto: Re: Ficus Green Island |
|
|
Alguem???  _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 6:52 pm Assunto: ficus |
|
|
Ola caiomalk,que belo exemplar voce tem,tenho um destes tambem mas nao sei ainda o que vou fazer tenho que tirar umas fotos e colocar aqui.Mas olhando este seu exemplar na minha humilde opiniao de principiante olhando a foto que voce elegeu de parte de tras tentaria fazer uma copa triangular limpando o galho os galhos a esquerda.
.
Tentei passar minha ideia nao sei se consegui mas acredito que se conseguisse conduzi-la assim ficaria otimo.
Abraços |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 8:38 am Assunto: |
|
|
Caio, bela espécie... acho o Green Island muito bonito e com folhas lindas! Tenho alguns...
Cara, ele tem um desenho de tronco incrível! Acho que está no caminho...
Deixar engrossar e construir uma copa mais bonita ainda, são minhas dicas.
Já tá no caminho!
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:10 am Assunto: Re: ficus |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | Ola caiomalk,que belo exemplar voce tem,tenho um destes tambem mas nao sei ainda o que vou fazer tenho que tirar umas fotos e colocar aqui.Mas olhando este seu exemplar na minha humilde opiniao de principiante olhando a foto que voce elegeu de parte de tras tentaria fazer uma copa triangular limpando o galho os galhos a esquerda.
Tentei passar minha ideia nao sei se consegui mas acredito que se conseguisse conduzi-la assim ficaria otimo.
Abraços |
Sim, entendi perfeitamente a sua idéia Andre, esta é uma opção a se estudar também, obrigado pela dica.
Abração _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:13 am Assunto: |
|
|
Renato Rodrigues Roehrs escreveu: | Caio, bela espécie... acho o Green Island muito bonito e com folhas lindas! Tenho alguns...
Cara, ele tem um desenho de tronco incrível! Acho que está no caminho...
Deixar engrossar e construir uma copa mais bonita ainda, são minhas dicas.
Já tá no caminho!
Abração. |
Obrigado Renato pelo elogio e pela dica, por falar nas folhas, é possível diminuir o tamanho das folhas desta
espécie? Pois acho as folhas muito lindas porem muito grandes.
Se tiver como, qual seria a época mais propicia a se fazer a desfolha?
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:20 am Assunto: |
|
|
Eu costumo diminuir as regas das minhas plantas, quando quero diminuir as folhas, e aumentar a quantidade de desfolha por ano. Até 3 vezes...
Cuidado com o fícus, observa para cortar no pecíolo sempre, com risco de perder o galho desejado.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 10:26 am Assunto: |
|
|
Renato Rodrigues Roehrs escreveu: | Eu costumo diminuir as regas das minhas plantas, quando quero diminuir as folhas, e aumentar a quantidade de desfolha por ano. Até 3 vezes...
Cuidado com o fícus, observa para cortar no pecíolo sempre, com risco de perder o galho desejado.
Abraços. |
Mas devo ter algum cuidado em especial com os Green Island? ou são os mesmos cuidados aplicados a todos os outros ficus?
Posso fazer a desfolha total? posso fazer agora ou espero?
pois queria ter uma visão melhor dos galhos para distribui-los mais harmoniosamente.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 7:52 pm Assunto: |
|
|
Caio,
além das ótimas dicas do Renato sobre a diminuição das regas e adubação, da quantidade de desfolhas anuais, eu diria o seguinte: Não é hora de pensar em diminuição das folhas! A tua planta é uma muda; ela precisa de massa foliar (de qualquer tamanho) para ter boa quantidade de raízes. Isso significa mais absorção de nutrientes e maior desenvolvimento. Quando a planta tiver boa estrutura, estando "pronta" ou quase pronta é que se deve pensar em redução do tamanho das folhas. As fotos tiradas não mostra muito a estrutura dos galhos, mas por ora, eu podaria os dois primeiros galhos (à esquerda e à direita) e se possível colocaria numa mamadeira.
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 7:45 am Assunto: |
|
|
Caio, o cara sabe! Vai nas dicas do grande Edson que tu vai ver a árvore que te espera!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Caio,
além das ótimas dicas do Renato sobre a diminuição das regas e adubação, da quantidade de desfolhas anuais, eu diria o seguinte: Não é hora de pensar em diminuição das folhas! A tua planta é uma muda; ela precisa de massa foliar (de qualquer tamanho) para ter boa quantidade de raízes. Isso significa mais absorção de nutrientes e maior desenvolvimento. Quando a planta tiver boa estrutura, estando "pronta" ou quase pronta é que se deve pensar em redução do tamanho das folhas. As fotos tiradas não mostra muito a estrutura dos galhos, mas por ora, eu podaria os dois primeiros galhos (à esquerda e à direita) e se possível colocaria numa mamadeira.
Espero ter ajudado...
Edson. |
Olá Edson, com certeza ajudou e muito, obrigado pelas dicas, logo farei a intervenção e posto fotos com o resultado.
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 6:52 pm Assunto: |
|
|
Renato Rodrigues Roehrs escreveu: | Caio, o cara sabe! Vai nas dicas do grande Edson que tu vai ver a árvore que te espera!
Abraços. |
Com certeza vou segui-las, abraço Renato _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 8:28 pm Assunto: |
|
|
Caio !
As dicas são pertinentes.
Possuimos alguns exemplares no sitio, como o clima lá é bem variado...no calor é insuportável e no inverno, mais insuportável ainda....KKKK
Fazemos desfolha sempre e o melhor é que ao retirarmos galhos, por menores que sejam, colocamos em areia e pegam....isso é incrível........ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 12:48 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Caio !
As dicas são pertinentes.
Possuimos alguns exemplares no sitio, como o clima lá é bem variado...no calor é insuportável e no inverno, mais insuportável ainda....KKKK
Fazemos desfolha sempre e o melhor é que ao retirarmos galhos, por menores que sejam, colocamos em areia e pegam....isso é incrível........ |
Olá minha Amiga, muito bom saber que esta espécie "pega" fácil, hehe.
Grande abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 5:29 pm Assunto: |
|
|
Fiz hoje a poda dos dois galhos sugeridos pelo amigo Edson, logo mais postarei as novas fotos.
Abraço a todos _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
|