FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - Opinião/dúvida
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Danilo Scrivani

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 6:23 pm    Assunto: Ficus - Opinião/dúvida Responder com citação

Boa noite pessoal,

Quando me apresentei, escrevi que ganhei um ficus de presente, que vou cuidar e que ia postar a foto aqui....

Eu olhando para ele, tenho a impresão que está muito mal cuidado e me parece que ele é bem jovem também...

Eu li todas as dicas referente aos cuidados (poda, rega, adubo, etc), agora falta saber como aplicar toda a teoria..... Very Happy

Eu tenho algumas dúvidas:

1) O tronco do ficus está bem fino, não se assemelha em nada ao tronco de um ficus na natureza. Seria ele um pré-bonsai? Para engrossar o tronco dele, usa-se a técnica do escorredor+mamadeira? Nessa fase se faz as podas normais (feitas no final do inverno)?

2) O meu ficus é um ficus boni/Ficus benjamina?

Agradeço os comentários...

Abraço,

Danilo

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Danilo, sou de São Carlos também, se quiser podemos trocar idéias sobre bonsai cara! Very Happy
sobre suas perguntas: a espessura do tronco neste caso depende daquilo que vai querer trabalhar nesta planta: se quiser um planta pequena, a grossura está boa, mas teria que podar para diminuir a altura. Por outro lado, se quiser que a planta tenha uma altura aproximada desta que tem hoje, precisa sim egrossar o tronco.
Tens um ficus boni aí.
Para engrossar, no caso do ficus, tenho duas técnicas: a primeira e mais tradicional é deixar ela crescer bastante, com pouca ou nenhuma poda, assim aumenta a massa foliar e consequentemente engrossa o tronco. Pode usar uma bacia plástica grande e perfurada ou escorredor/mamadeira ou até chão.
A segunda técnica é um engrossamento pelas raízes aéreas: estimulamos a formação de raízes aéreas e estas deixamos próximos do tronco, dando a impressão de engrossamento (como os das fotos).

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: