|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Danilo Scrivani
Registrado: 20/06/11 Idade: 41 Mensagens: 5 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:23 pm Assunto: Ficus - Opinião/dúvida |
|
|
Boa noite pessoal,
Quando me apresentei, escrevi que ganhei um ficus de presente, que vou cuidar e que ia postar a foto aqui....
Eu olhando para ele, tenho a impresão que está muito mal cuidado e me parece que ele é bem jovem também...
Eu li todas as dicas referente aos cuidados (poda, rega, adubo, etc), agora falta saber como aplicar toda a teoria.....
Eu tenho algumas dúvidas:
1) O tronco do ficus está bem fino, não se assemelha em nada ao tronco de um ficus na natureza. Seria ele um pré-bonsai? Para engrossar o tronco dele, usa-se a técnica do escorredor+mamadeira? Nessa fase se faz as podas normais (feitas no final do inverno)?
2) O meu ficus é um ficus boni/Ficus benjamina?
Agradeço os comentários...
Abraço,
Danilo
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:36 pm Assunto: |
|
|
Danilo, sou de São Carlos também, se quiser podemos trocar idéias sobre bonsai cara!
sobre suas perguntas: a espessura do tronco neste caso depende daquilo que vai querer trabalhar nesta planta: se quiser um planta pequena, a grossura está boa, mas teria que podar para diminuir a altura. Por outro lado, se quiser que a planta tenha uma altura aproximada desta que tem hoje, precisa sim egrossar o tronco.
Tens um ficus boni aí.
Para engrossar, no caso do ficus, tenho duas técnicas: a primeira e mais tradicional é deixar ela crescer bastante, com pouca ou nenhuma poda, assim aumenta a massa foliar e consequentemente engrossa o tronco. Pode usar uma bacia plástica grande e perfurada ou escorredor/mamadeira ou até chão.
A segunda técnica é um engrossamento pelas raízes aéreas: estimulamos a formação de raízes aéreas e estas deixamos próximos do tronco, dando a impressão de engrossamento (como os das fotos).
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|