FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pinheiro negro - alporquia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2011 2:30 am    Assunto: pinheiro negro - alporquia Responder com citação

Uma dúvida que me surgiu....é possível alporquia de pinheiro-negro?

se afirmativo, quanto tempo leva? é possível fazer nesta época do ano???

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2011 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Vi este tópico a algum tempo, pode ser viável.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14644&sid=8047fb23120d2b9296f0af5abfbe4882
E da uma olhada neste também.
http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?p=10002&sid=daade63ebd16f5468ba78fd16907b6b2
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2011 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Maciel, não conheço ninguém, no Brasil, que faça alporquia em PN, com sucesso.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2011 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelos links e pelas respostas!

Provérbio Árabe
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

ola Marciel ,

Eu ja fiz alporquia em PN , e tive sucesso! fiz em 3 galhos de 1cm de diametro 1 galho enraizou em 4 meses!! o outros dois demorou 1 anos !
i enraiziu bem e outros deu o calo e soutou um apquena raiz deveria icar mais um pouco mas retirei le pois esta atrasando o desenvolvimento da planta !! oque enraizou em 4 meses oque e incrivel e e uma coisa da natureza a qual e dificil de acontecer, eu perci ela pois nao estva esperando ela enraizar ,o galho secou , quando fui cortar retirei o alporque ele estava enraizado quase cai duro nao chão!! pois o tempo medio de 1 ano mesmo .. e sempre usado enrraizado com AIB !

postarei fotos do alporque depois!! e ja vi outras pessoas fazerem alporque com sucesso tambem!!

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

um post interessante!!

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11023&sid=ac305b75e8788ca6fb6f289c1bba5dfd
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 9:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu velho, vc está "caducando" garoto. Aqui no DF temos o grande bonsaista Paulo Ventura, precursor nessa lide de alporque em PN, com ótimos resultados inclusive. Detalhe: ele vem escolhendo galhos cada vez mais grossos para alporque, com resultados excelentes. Very Happy

Alcides, em relação as postagens que vc copiou e postou, a primeira trata-se de enxertia, não de alporquia. E a segunda, de trabalhos realizados em solo europeu, em Portugal, de clima bem diferente do nosso, com respostas diferentes tambem, não valendo como referencia, ainda que as informações seja pertinentes e válidas, devendo ter cuidado ao divulgá-las, esclarecendo esse ponto, para não induzir ninguem a erro, pois as estações climáticas são mais intensas que aqui, em nosso país tropical. Rolling Eyes

Gustavo, que tal colocar as imagens dos seus trabalhos? De preferencia um passo a passo mostrando tudo o que vc fez, bem como o resultado obtido? Dessa maneira, além do Paulo Ventura, poderíamos considerar voce como o segundo bonsaista nacional a conseguir tal feito, aumentando o leque de conhecimento de todos nós a respeito do uso dessa técnica milenar no PN. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Não estou caducando não, Nicky!....................rsrsrsrs!

Como disse: Nunca vi ninguém fazer alporquia em PN, com sucesso.

Como vc mesmo cita, só o Paulo Ventura conseguiu até agora.

Com certeza dá pra fazer, mas deve ter seus macetes com certeza. Aliás, tudo em PN é particular.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Ok .. Estarei postando e farei um post para o Pinheiro, pois estou precisnado de uma dicas para ele !! ..

abraço!
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Bem , vamos a alporquia no Pinheiro Negro ! Wink Wink

Eu nao sabia que tinha certa dificuldade ate a semana passada pra se conseguir alporquia em PN ! quando procurei sobre tempo de alporquia nao achei nem uma materia falando da dificuldade e nem muita materia sobre o assunto.

Eu comprei este pinheiro no Luiz Nakamura , a 1 ano e meio, ele era o que tinha o porte menor , com entre nos curtos, sem aqueles galhos com brotação so nas pontas .

Foi feita uma poda nas velas , e pincei as agulhas mais velhas !isso por volta de fevereiro.Logo que ela começou a brotar fiz os alporques!o Apice e outro galho eu cortei!

Fiz alporque em 3 galhos que eu iria cortar,confrome a foto! Esta foto ela ja estava ja a algumas meses com os alporques !

Os Galhos sao pouca coisa mais grossos que um Lapis ! Por volta do mes de abril de 2010 fiz os aneis nos galhos cortei ele total! e coloquei esfaguino com Hormonio AIB! e amarrei uma saquinho branco traslucido, e coloqui uma saquinho preto por cima , pra ficar mais facil a monitoração!

Pronto!! Normal.. sem misterio! a cado 2 meses eu colocava mais hormonia com uma seringa.
Por volta de 4 a 5 meses do alporque feito 1 dos galhos começou a murchar!! Pensei : ai sabia ..vai começar a secar tudo !! fui la e coloquei o galho mais na sombra pois o mesmo estava peganho muito sol .. mas nao adiantou .
Ai cortei o galho ,quanto olhei o bombom pra ver se tinha alguma coisa .. Quanse cai !! Shocked Shocked Shocked sai correndo chamndo minha Esposa ,olha so !! enrraizou!!tinha enrraizado com 4 a 5 meses !! o alporque secou por que o bombom era pequeno e as raizes ficaram sem agua ,nao sabia se ficava feliz ou se chorava pelo alporque tem secado!!

Pensei bem !! vai dar certo 1 ja enrraizou antes do tempo ! e mole !foi la olhei os outros nada !!! coloquei mais hormonio e esperei.. esperei.. e sempre olhava ja cheguei de trocar o esfaguino dos alporque colocar um maiorzinho, era dificil pois os galhos estavam muito perto da base.
Nem calo tinha dado no outros atem em tão , por volta de 1 ano dos alporque ,(eu tinha conferido a 1 mes e pouco antes, nao tinha nada) fiu olhar estava assim um dos galhos !!

Cortei os outros dois galhos ,o outro começou a enrraizar , fez o calo e começou a sair a raiz mas eu nao quiz esperar e cortei ele assim mesmo, pois o PN estva coma brotação muito fraca e com o cronograma fisiologico todos bagunçado!!os Alporque tirou muita força dele !!

Os alporques creseram raizes de uma hora pra outra , as raizes desemvolvem de uma vez nao crecer muito calo e raizes pequenas ,etc como em outras especies .. ele quando forma o calo ele solta as raizes rapido .. mas a formação do calor variavel como podemos ver!!
Pelo que vi nos alporque do Paulo Ventura ,tambem algums enrraizam com por volta de 4 meses!

Foi assim !!
*1 alporque enrraizou rapido ,descuidei e morreu ( tinha o galho ate a pouco tempo ,mas mudei de casa a 1 mes e ficou la )
*1 alporque formou o calo e começou a soltra raizes e nao esperei o enrraizameto .
*1 alporque esta aqui , com mais de 2 meses plantado neste vaso , esta com novas brotaçoes!!

Resultado da experiencia ;
Se eu tiveses mais responsabilidade tinha 3 alporque com SUCESSO de Pinheiro Negro .

Mas aqui esta 1 de muitos que faremos!!!

Eo PN , esta com tudo !! vom varios brotos e pronto pra seguir o seu caminho!livre do alporques !!hahaha Laughing Laughing

Fim!! Very Happy
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 1:26 am    Assunto: Responder com citação

MUITO BOM ESSA MATERIA....
QUE BOM Q ALPORQUIAS EM PN ENRAIZAM... Shocked

BELA PLANTAS...
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado!! RCasagrande.

Tudo e experiencia nao e porque falam que nao da certo na maioria das vezes nao vai tentar fazer !! Tem que tirar a sua propria conclusão!!
Estou fazendo varios teste de poda no inverno ,germinação de sementes estacas , yamadori , alporques !! Sempre em epocas contrarias, em varias plantas diferente para ver qual e a reação , e qual planta responde melhor ! e fazer uma comparação , na mesma planta em estações propicias para tal intevenção!

Abraço!!obrigado pelo comentario, ja estva ficando preoculpado !! Laughing Laughing Laughing
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de saber dos foristas ,se mais alguem ja fez alporquia em pinheiro negro , e como foi!!
E se nao deu certo tambem relate em quanto tempo o galho secou , ou nao enrraizou!
Pois vou comprar algumas mudas pra fazer outros alporques pra tirar uma conclusão sobre a melhor forma de proceder com os alporques em PN!

Elio, Nicky?? ja fizeram alporques em PN???

Abraço!!
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de saber dos foristas ,se mais alguem ja fez alporquia em pinheiro negro , e como foi!!
E se nao deu certo tambem relate em quanto tempo o galho secou , ou nao enrraizou!
Pois vou comprar algumas mudas pra fazer outros alporques pra tirar uma conclusão sobre a melhor forma de proceder com os alporques em PN!

Elio, Nicky?? ja fizeram alporques em PN???

Abraço!!
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa parabéns...! Tenho dois PN que tem galhos longos.... será que é hora de fazer?! ou é melhor na retomada da estação mais quente?
Abçs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: