Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 2:25 pm Assunto: Tentando um bonsai de Bougainvilea |
|
|
Na frente da minha casa eu tenho uma Bougainvillea(Primavera) de uns 7 metros de altura(ou até+).
Estava pensando em Estaquia ou Alporquia. Só que vamos poda-la drasticamente devido ao seu imenso tamanho e ramificações em janeiro, aí então pegarei algumas estacas e iniciarei alporques.
E hoje, pegando um pouco de terra para algumas plantas encontrei uma das raizes da planta à poucos centimentros do solo. E fiquei pensando.
Será que Bougainvillea pode ser obtida através de suas raízes?
Espero a orientação de vocês.
Fotos da Raiz:
 _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 2:57 pm Assunto: |
|
|
Kuruta, estaca de raíz também pega. Ainda esta semana vi uma propagada dessa forma.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 3:06 pm Assunto: |
|
|
Haverá algum problema em usar a terra do Local em que retirei a raíz?
Como deverei proceder nesse tipo de reprodução?
Desculpa nunca lí nada a respeito de reprodução por raizes.
Obrigado desde já; _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 4:09 pm Assunto: |
|
|
Bem, eu comecei a procurar e são escassos os casos de estaquia por raíz, encontrei alguns exemplos, e acho que segui tudo como recomendado(Menos a mergulha em líquido enraizador, já que aqui não tem). E no local dos cortes, usei uma pasta cicatrizante, com aquela raíz fiz dois experimentos, usando a terra do local em que foi retirada.(As estacas estão em sombra e envoltas por um saco transparente para evitar perda de umidade)
Se os experimentos derem resultado, vou mostrar a vocês a evolução.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 4:09 pm Assunto: |
|
|
Kuruta, é o mesmo processo de estaquia normal. Não use terra, somente areia.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 4:11 pm Assunto: |
|
|
Okay, vou seguir seu conselho, irei substituir a terra por areia. (Usei a terra pois nas matérias em que vi usavam a terra do local em que era retirada)
Obrigado. _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 4:48 pm Assunto: |
|
|
Fotos da Arvore mãe:
Primeira do andar de baixo, e a segunda de cima do segundo andar(Planta alcançando os fios elétricos)
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 6:45 pm Assunto: |
|
|
Kuruta, vc precisa ler matéria técnica sobre estaquia. Aqui mesmo no site Atelier tem.
Algumas das regrinhas:
1. Estaqueie em areia
2. Nunca use estaca de matriz com flor
3. A melhor época é final do inverno
e vai por aí..........
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 11:46 am Assunto: |
|
|
Kuruta, leia bastante ate janeiro, afinal você vai ter muito material para trabalhar. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 7:40 pm Assunto: |
|
|
•»Elio.
1. Estaqueie em areia
Mudei para areia como tinha dito. (Anteriormente havia lido sobre estquias radiculares, de Ulmus e Serrisas Chinesas, em que as Estacas eram fincadas na propria terra onde haviam sido retiradas, já que enraização, por enraização já é uma raíz.
2. Nunca use estaca de matriz com flor
Bem a planta já havia parado a floração.
3. A melhor época é final do inverno.
E desde quando aqui tem inverno? Aqui tem frente fria.
•» Pedro:
- Sim ja lí muito material, só não havia lido sobre estaquia com raízes.
Obrigado pelos Conselhos Galera. _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 10:04 am Assunto: |
|
|
Fui dar uma verificada nas estacas ontem e tive uma surpresa.
Uma tinha formado alguns fungos, os quais eu fiz uma limpeza, e apliquei um pouco de pasta no local (Pois foi um lugar do tronco que havia descascado na hora do corte)
Quando olho para a area do corte, havia o que se parece um pequeno broto verde claro.
Não sei se é por quê é uma estaca de raíz.(Então não demora muito quanto a questão de se enraizar)
Mais estou achando muito rápido.
Outra dúvida, a parte da raíz que deixei para fora, irá virar uma raíz aerea ou assumirá papel de caule? _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 11:14 am Assunto: |
|
|
Acredito que formará o caule. Aqui onde fiz um yamadori ela começou a rebrotar na raís que permaneceu lá.
Boa sorte _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 11:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Kuruta, um pequeno esclarecimento quanto ao clima: ainda que ele não seja tão definito quanto no Japão, há quatro estações climáticas: primavera, verão, outono e inverno. Nós, seres humanos, não temos porém a sensibilidade extremada que possuem os outros seres vivos que convivem conosco nesse planeta. Os animais e mais acentuadamente, as plantas, possuem mecanismos biológicos internos que lhes garantem, com clareza e sem erro, em qual estação climática eles estão de fato, o que não acontece conosco, infelizmente.
Essa explicação é apenas para orientá-lo que, conquanto para voce, no seu rincão (local de morada) o clima possa ser dividido em apenas duas fases: frio/chuvoso, quente/seco/calor, há quatro estações climáticas, como em qualquer outro lugar do planeta. E suas plantas, pode ter absoluta certeza disso, saberão quando é a época de cada uma e irão agir de acordo com isso, mostrando seus frutos e flores sempre nos períodos corretos e não em qualquer outro.
Por isso, quando o nobre amigo Elio indica o inverno, ele está se reportando a essa estação climática, que é a mesma em todo o nosso imenso país: começa tal dia e termina tal dia, exatamente. As plantas se valem disso para seu desenvolvimento, seja qual for o estágio em que elas se encontram, aliás.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 12:05 pm Assunto: |
|
|
Agora é só esperar.
Obrigado pelas informações.
Bem este fim de semana vou atrás de mudas de limão já enxertados, e vou ver se consigo mais algumas variedades de bougainvillea.
Bem passando o muro da minha casa fica uma planta de um vizinho, que creio eu ser um pé de pitanga, eu não me lembro o que é pois não me lembro a ultima vez que deu frutos.
Vou postar imagens, pretendo fazer um alporque com os galhos do meu lado. _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 12:12 pm Assunto: |
|
|
PS: Tenho desejo de no futuro fazer um bonsai de pimenta, para a minha avó que ficou encantada ao ver um, porém não sei qual espécie vive mais. Visto que a maioria das pimentas são perenes, mais a maioria selecionada para reproduzir e morrer rapidamente.
|
|
 |
|