FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minhas primeiras experiências: Shimpaku e Cedro Nana
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wesley Moraes



Registrado: 09/09/11
Mensagens: 2
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 9:39 am    Assunto: Minhas primeiras experiências: Shimpaku e Cedro Nana Responder com citação

Bom dia a todos,

Abaixo seguem imagens de minhas primeiras aquisições no mundo do Bonsai. Trata-se de um Shimpaku de 10 anos e um Cedro Nana de 1 ano. Eu tive que descobrir sozinho que tipo de árvores eram, já que onde comprei não me passaram muita informação, devido a isso eu realizei uma poda de maneira inadequada no Shimpaku (com tesoura). Elas estão tomando sol adequadamente todos os dias, bem como água, mas gostaria de saber o que posso fazer agora. Após as imagens, seguem algumas perguntas.








1 - Que desenho posso dar ao Shimpaku? É possível aramar ainda? (Os galhos já estão bem robustos)

2 - Estou querendo colocar o Shimpaku em um vaso de porcelana, e penso em apenas transferir toda a massa de terra com a planta para o novo vaso, posso? ou devo limpar tudo e refazer a terra?

3 - Adubação ou fertilização, como proceder com as duas plantas? (Elas estão com aspectos relativamente saldáveis, ao meu ver)

4 - O que posso fazer com o Cedro Nana? (ou preciso esperar mais algum tempo?)

Muito grato desde já aos que puderem me ajudar,

Abraços,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Set 13, 2011 8:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O junipero shimpaku (junipero chines) é um dos melhores e mais fáceis de cuidar. Trata-se de uma conífera, pertencente a uma grande familia em que há inumeras variedades, sendo esta a que mais aceitou o tipo de clima do nosso país. A melhor época para pinçar, ou seja, retirar as acículas (que é o nome dado ao tipo de folhagem das coníferas, por se assemelharem a agulhas) é no inverno.

Aramação, por outro lado, pode ser feita na primavera (que começará dia 23/09), bem como reenvase. No caso dessa sua planta, minha sugestão é aguardar pelo menos um ano, mantendo o cultivo atual, para garantir uma boa aclimatação da espécie a tua cidade. Dessa forma, daqui a um ano, se ela continuar vigorosa e saudável, então voce poderá estar implementando qualquer intervenção que julgar necessária, como aramação dos galhos, tronco, shari, jin, podas, reenvase, etc.

Até lá, porém, sugiro a retirada das pedrinhas brancas que cobrem a superficie do solo, bem como o replantio em um recipiente maior, fazendo um pseudo replantio: sem mexer no torrão principal, retire apenas parte da terra que está a uns dois dedos próxima da borda desse vaso, preenchendo o espaço em outro recipiente com terra granulada e caco ceramico.

Essas pedrinhas atrapalham a visualização do solo, que deverá ser observado atentamente, evitando regar em excesso, ou evitando deixar secar em demasia. É preciso sempre um meio termo. Daqui a uns dois meses após o pseudo replante inicie um aporte leve de adubação, usando matéria organica (torta de mamona+farinha de osso, por exemplo), cuidando de cultivar a pleno sol a maior parte do dia, evitando apenas se o calor e sol ficarem muito fortes. Não cultive em local sombreado, nem dentro de casa.

Um recipiente de cultivo maior que o atual pode ser uma bacia plastica, com uma altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, para drenar bem. No fundo, uma camada de caco ceramico e casca de pinheiro apenas. Com um bom espaço de cultivo, sua planta irá se desenvolver melhor. É preciso observar, porém, que a espécie é de crescimento ultra lento, e não há nada que possamos fazer para acelerar isso. Portanto, paciência é a chave mestra do cultivo.

Pinçar as acículas significa usar as pontas dos dedos para retirar o excesso. Pressionando com as pontas dos dedos polegar e indicador, torça, rode para um dos lados, puxando para cima. Pronto! a acícula se solta dessa maneira. Para saber como fazer corretamente, segure um galhinho qualquer, abrindo em forma de leque na horizontal. Retire tudo que cresce na parte superior e na parte inferior do leque, bem como o excesso dentro do leque. Ao retirar as acículas dessa forma, vc facilita o acesso de luz e calor solar ao interior de todos os galhos, pequenos, médios e grandes, favorecendo a incidência de novas e vigorosas brotações.

Como ainda estamos no inverno, vc pode fazer isso agora, sem nenhum problema. O pseudo transplante só deverá ser realizado depois do final do mes de setembro, então sua planta terá se recuperado bem da pinçagem das acículas. Veja duas imagens que ilustram bem o trabalho de pinçagem. Na primeira, a planta está repleta de acículas, encorpada, bem densa. Na segunda, após a retirada, como deverá ficar a sua planta após voce pinçar todos os galhinhos e galhões:





Não use tesouras para realizar esse trabalho. Use-as apenas para cortar fora os galhinhos secos existentes no interior, que já não irão brotar e que só servem para atrasar o desenvolvimento da planta.

Em relação a sua outra planta, porém, me abstenho de prestar informações. É uma espécie extremamente complexa, de cultivo dificultoso. Seca galhos, não aceita muitas intervenções nem alterações no solo, portanto evite regar em excesso ou deixar secar em demasia o solo, cuidando de mante-lo levemente umido. Melhor cultivar em meia sombra, evitando o sol forte. Adubação organica como o shimpaku.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil