FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bougainvillea
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 12:45 am    Assunto: Bougainvillea Responder com citação

Fazia muito tempo que queria ter esta planta, acho ela muito bonita, mas tive paciência para esperar, e hoje uma vizinha quis me dar de presente, porque ela estava muito velha, aceitei é lógico, pena que perdi o vaso, dos antigos. Ela deve ter aproximadamente mais de 10 anos, não sei ao certo sei que a época não é a oportuna para transplantar mas como era dado não tinha como recusar. Só uma pergunta posso cortar ela em três, porque ela está um pouco alta, mede 80 cm de altura e 5,5 cm de diametro no tronco mais embaixo. Ou devo esperar o início da primavera?
Nebari

Vou colocar mais fotos outro dia. O Facebook entá em conflito com o Internet Explore.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 8:01 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Leão, essa espécie é como qualquer outra, exceto pelo fato de que pega super bem por estaquia, de qualquer grossura. Mas a época correta para intervenções como essa que pretende fazer cortando o tronco, é na primavera. Sugiro, então, que aguarde até a próxima primavera (ano que vem), para imprimir essas alterações. Até lá, vá cultivando em local semi sombreado, fornecendo uma rega sem encharcar o substrato, comparecendo com adubação apenas quando a planta estiver com ótima brotação, emitindo novos galhos, longos e bem compostos por folhagem.

Durante um ano, sua planta terá se recuperado bem o bastante para suportar qualquer intervenção mais intensa que voce pretenda realizar. É o tempo minimo necessário para que ela fique estável, saudável, de forma que vc não terá problemas em cortar onde quiser, ok? Lembre-se, a paciência é a primeira e principal ferramenta que nós, bonsaistas, devemos aprender a dominar e a usar. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Que pena Nicky, pretendia fazer nesta primavera, pelo menos brincar com a parte debaixo, ela é bem velha com alguns galhos já podres e totalmente sem cuidados, tinha 50 cm de raízes uma bola nestes vasos redondos. Ainda está na frente da casa, uma pena que perdi o vaso. Embarassed Embarassed Embarassed
Mais fotos:

a pivotante foi cortada no x das raizes uns 20 cm.

Aguardando opiniões e/ou projetos serão bem-vindos, vai ser difícil segurar 1 ano sem fazer nada na planta, na reunião de sábado quase comprei uma na floricultura, mas na verdade estava era de olho nesta
planta que demonstrava falta de cuidados.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 10:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Leão, tenho visto colegas mais experientes que eu perder material de qualidade por não terem tido a retidão necessária para aprenderem a esperar o tempo certo para trabalhar. É algo estressante, bem sei, termos que aguardar um ano, dois ou tres, para colocar "mãos à obra" e "detonar" a planta, mas se não pensar com clareza, observando a razão desse comportamento, adotando-o como prática, estamos fadados ao fracasso, e ao que é ainda pior: a perda.

Por isso volto a afirmar a voce o quanto é importante aguardar o tempo passar, a planta recuperar e ficar forte e saudável, antes de empenhar-se nela.

Principalmente por que vendo todas as imagens, percebemos que há uma grande possibilidade de fazer diversos alporques e retirar mais material de qualidade a partir de alguns desses galhos, para formar shohin bonsai principalmente, aproveitando ainda mais a planta. Então, esperar algum tempo é algo ainda mais crucial e importante, a meu ver.

Enquanto essa ano passa, vc poderá estar cuidando de outras plantas, preparando e obtendo outros materiais de trabalho, de maneira que nem irá se aperceber do transcurso do tempo necessário à recuperação dela. Uma grande primavera que eu e o amigo bonsaista Glauco Felix retiramos em uma escola aqui do DF ficou plantada num caixote, recuperando-se, por mais de tres anos, antes que nós voltassemos a ela para realizar modificações. E mesmo assim, as maiores alterações no tronco foram realizadas depois de mais dois anos dessa primeira. O tempo, para nós, é fator preponderante quanto ao sucesso de nossas intervenções, e devemos aprender a lidar com ele, sem estresse.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky você realmente mostra um apaixonado pela arte do bonsai, admiro-o pela qualidade do seus conteúdos nos vários post por você colocado. Parece que a planta é sua, só tenho a agradecer e dizer que vou esperar o tempo que for necessário, mas esta planta é muito importante para eu começar a trabalhar e não penso de maneira nenhuma em perdê-la. Fique tranquilo que paciência eu tenho e observarei fielmente os prazos prescritos, por você com tamanha sabedoria, competência e dinamismo.

Editado pela última vez por LEAO em Sex Jun 24, 2011 9:08 pm; num total de 2 vezes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 3:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Leão, mais que um espírito forte de um LEÃO, vc mostra que tem espírito de BONSAISTA. Parabens. Very Happy

Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 4:54 pm    Assunto: Re: bonsai Nicky Responder com citação

Nicky boa tarde!!!
Eu as vezes vou ao DF e Goiania a trabalho e não consigo encontrar tempo para pesquisar lojas que trabalhe com acessórios (ferramentas para bonsai), vc poderia me ajudar? Onde comprar? Brasília ou Goiania?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 6:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Otoniel, atualmente não há locais que comercializem ferramentas para bonsai no DF nem em Goiania. O melhor é São Paulo/SP, sendo que posso indicar a loja Tenman ya presentes, situada na Rua dos Estudantes, numero 19, Bairro Liberdade, São Paulo/SP, como o melhor point para adquirir ótimas ferramentas japonesas, de qualidade e a bom preço:

http://www.tenmanya.com.br/index_sub0.cfm?categoria=18

Não sei se vendem por correspondencia, então terá que verificar nos fones informados na pagina. Se tiver parentes em Sampa, faça como eu fiz: envie grana no valor da peça a ser comprada, mais o valor do frete de envio, e pronto. Se não tiver, então o melhor é se programar e dar um "pulinho" até lá, para comprar pessoalmente. Very Happy

luisgarske
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leão,

Show de planta eih, parabéns.
Uma pergunta básica, você furou bem a bacia?

Abraço,

Garske
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Oi colega Luis, de clube e bonsai. Sim muito furo, sendo a primeira camada com furos bem maiores, e no fundo vários furos para drenar mesmo. Valeu!!!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: