Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Venancio
Registrado: 18/04/11 Idade: 30 Mensagens: 51 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:15 am Assunto: àgua com cloro |
|
|
Pessoal to precisando muito de ajuda: O meu pai rego os meu bonsais com água da mangueira (cagece aquiii), mas ele colocou na folhas e agora elas estão murchando, eles vão morrer? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:36 am Assunto: |
|
|
eu tenho dois anos que molho com a agua que vem direto da torneira nunca tive problemas... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 11:00 am Assunto: |
|
|
Eu estava com essa dúvida esses dias.... certamente a água da torneira, q tem muito cloro, não deve fazer bem à saúde do solo pq mata boa parte dos microorganismos, então acho q o ideal seria deixar a agua da torneira "descansando" uns dois dias para o cloro evaporar e aí sim a água pode ser usada na rega dos bonsai. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 1:25 pm Assunto: |
|
|
Vinícius, sua teoria procede de certa forma, mas também sempre utilizei água da torneira.
Deixar descansar ou usar água da chuva pra mim não é nada prático, embora fosse melhor para as plantas. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 1:42 pm Assunto: |
|
|
Li em um site de aquarismo que água de filtros com carvao ativado e deonizantes saem sem cloro. Acho que os peixes sao mais sensíveis que as plantas, dessa forma eu uso apenas a agua do meu filtro. Abraçao _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 11:00 pm Assunto: |
|
|
Carlos, tudo bem?
Só para confirmar; Deixando a agua descansar por alguns dias o cloro evapora mesmo.Digo isto porque tenho um aquário grande, e antes de fazer um posso, costuma fazer isto.
Um abraço! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 11:58 pm Assunto: |
|
|
Pessoal pode ficar tranquilo quanto a água da torneira
Faz algum tempo e tinha esta dúvida e criei um tópico por causa de uma Nana que eu tenho, deu uma baita discussão (sadia é claro), até que um engenheiro agrônomo explicou que não tem problema algum, pois, a quantidade de cloro é muito pequena e de acordo com as pesquisas dele até faziam bem.
Carlos, no caso das folhas estarem murchas, deve ter sido por falta de água antes. Já aconteceu várias vezes comigo por esquecer de regar em tempo.
Quanto ao cloro não se preocupem. Podem regar com água da torneira sem medo.
abraço galera _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Carlos Venancio
Registrado: 18/04/11 Idade: 30 Mensagens: 51 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 9:48 am Assunto: |
|
|
pessoal vlw mesmo tava muito preocupado. Eles voltaram ao normal, pararam de muchar.
Abração a todos!!! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
Há 10 anos uso água de torneira. Sem problemas. Mas, só se houver uma concentração muito alta na sua cidade. As vezes também com a água quente que pode vir da torneira, ou gelada demais, pode prejudicar as folhas e queimá-las. Seria possivel ter acontecido isso? E precisa ver investigar outras possibilidades. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 1:26 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Mc. Rego com a água da concessionária há 8 anos, sem problemas.
Penso também que, conforme citou o João José, a primeira água contida na mangueira, sob a ação do sol, sai extremamente quente, o que pode ter ocasionado o murchamento das folhas. Lembrar sempre que devemos descartar essa água inicial, em dias de muito calor.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 8:40 pm Assunto: água |
|
|
Boa noite à todos...
nas minhasplantas eu utilizo sempre água da chuva, pois a água daqui possui uma quantidade bem razoável de cloro. Falo pq jah encontrei no fundo no cano quando falta água...
Uso água da chuva, reconhendo das calhas sempre que chove, armazenando em pets de 2 litros... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
Pra quem tem poucas plantas é viável. A não ser que se faça uma cisterna de coleta, como alguns colegas fazem. Além de poupar água. Sabe-se que o pH da água de chuva é mais ácida, se não me engano, havendo necessidade muitas vezes de controlar o excesso de acidez do solo. Estou errado? Não sou expert em fisiologia vegetal e gostaria de saber se o que se ouve é a verdade... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 9:05 pm Assunto: |
|
|
João José, a água de chuva em área urbanas pode ser mais ácida, principalmente em locais de muitas indústrias poluidoras.
Em área "limpas" a água da chuva tem pH 7,0.
As águas das concessionárias, têm normalmente o pH 8,0, ou seja, mais básica (alcalina).
Só como curiosidade: Vinagre pH 3,0 - Suco gástrico pH 1,0
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 9:10 pm Assunto: |
|
|
Perfeito, Elio! Obrigado pelo esclarecimento! _________________ João josé
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 10:15 pm Assunto: |
|
|
eu, como ja disse sempre usei agua direto da torneira... tomando sempre cuidado para nao jogar a agua que fica na mangueira em dias muito quente.
Já ate pensei em usar agua da chuva mais desisti acho que 1000lts aqui não duraria 1semana rsrs... e olha que tenho poucas plantas umas 100 mudas variadas e uns 15 a 20 pés de pimenta... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
|