|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 10:17 am Assunto: yamadori |
|
|
Pessoal, um amigo meu achou um verdadeiro paraíso de pitangas, são muitas, com altura que não chega a 70cms, estão em uma area de pastagens, o dono quer se livrar logo daquele lixo. Bom, o motivo deste tópico é saber se alguém ja retirou pitangas nesta época e se teve sucesso, digo se as plantas se recuperaram. Ele quer acabar com o mal o quanto antes e nós ficamos com água na boca para pegar o material que melhor se adequar a bonsai.
Estamos ansiosos por respostas. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
Junior..... eu fiz isso no ano passado com uma mdinha de uns 30cm.... mas te falo uma coisa.. dei sorte. demorou uns 4 meses pra se recuperar, pensei que tinha perdido a planta e até coloquei aqui no fórum.. Todos diziam que não iria aguentar, mas realmente dei sorte.
Se fosse eu, e o dono deixasse, esperaria mais 2 meses e faria no final de agosto. Ai acho que não teria problema...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
Mcdonald, que bom que teve sorte com seu exemplar.
Vamos aguardar mais experiências com elas...o dono quer mesmo arrancar agora, pois na primavera a grama da area de pastagem ja estaria recuperada. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 1:01 pm Assunto: |
|
|
se não tem outra opção... mete o enxadão...
o problema maior é que ai no sul esta bem frio. qualquer coisa faz estufas para elas. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Alcides! estamos distantes ums 48 Km, o clima aqui na minha cidade é parecido com o seu, geada em cima de geada, posso te dizer que faço arrancadory digo yamadori nos meses de julho até setembro não tem erro pois logo já chega a primavera, se bem que nosso clima ta meio loco mas posso te dizer que já obtive resultados exelentes nessa época com pitangueiras, cerejeira, jabuticabeiras etc.....
Abraço......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
Junior !!!!
Se não pode esperar.....
Você está esperando o quê ???
Arranca logo e ORE !!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 12:22 pm Assunto: |
|
|
tenta retirar elas com um torao grande o suficiente semvxcm mecher muito nas raizes e depois ponha elas numa bacia ou balde... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 7:26 am Assunto: |
|
|
Becker escreveu: | Olá Alcides! estamos distantes ums 48 Km, o clima aqui na minha cidade é parecido com o seu, geada em cima de geada, posso te dizer que faço arrancadory digo yamadori nos meses de julho até setembro não tem erro pois logo já chega a primavera, se bem que nosso clima ta meio loco mas posso te dizer que já obtive resultados exelentes nessa época com pitangueiras, cerejeira, jabuticabeiras etc.....
Abraço......  |
Becker, fico contente que teve os excelentes resultados, me animou.
Vou conversar com o meu amigo e acho que vamos meter a enxada...hehehe
Daqui a Caçador por taquara verde dá 100km, fui a muitos enduros de moto ai, e por Matos Costa é 66km, só que os 17km daqui a matos costa desanimam pela péssima qualidade da estrada de chão.
Qualquer dia desses apareço ai conhecer suas plantas. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 7:28 am Assunto: |
|
|
Leandro, Querida Angela, Nei, obrigado pelo incentivo, assim que proceder o ato, vou pedir as vossas orações....hehehe  _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 6:02 pm Assunto: Re: yamadori |
|
|
Amigo véio! apanhe com um bocado de terra, leve um enxadão pra arrancar!
dá uma de tatu pois no inverno é a melhor época de mudar ou replantar.
Abraços do teu amigo do bonsai Eliseu |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 9:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
É algo interessante isso: enquanto no sul arranca-se uma nativa como a pitangueira com sucesso em sua recuperação, aqui no planalto central seria uma temeridade sem tamanho, com perda total do material. Por isso acho sempre oportuno considerarmos o local de onde o forista posta, inquirindo os demais sobre determinados procedimentos, para que não ponha a perder todo um trabalho e um material.
Eu aconselharia não retirar agora. A melhor época para lidar com essa nativa, aqui no cerrado, é na primavera, finalzinho dela, aliás. Outono, inverno e verão, nem pensar. A jabu, por outro lado, se arranca totalmente, com pleno sucesso, no inverno. Outono, nada.
Como se vê, no sul é diferente. Talvez em outras regiões do nosso imenso país apresentem igualmente resultados diferenciados. É algo a se considerar, e bem, antes de emitir opinião a respeito. Vale ressaltar: sempre fique atento para o local de onde o nobre colega posta, antes de responder, colocando sua experiencia de cultivo, do local em que mora, bem diferente do outro colega, para que ele não tenha prejuízos de maneira alguma.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 12:04 pm Assunto: |
|
|
Nossa coicidencia cara! aqui em dois vizinhos tbem encontrei uma pastagem com muitas pitangueiras, o terreno tinha mtas pedras e era de dificil acesso, tentei arrancar com o torrao 3 mudas, mas nao consegui, só sairam com a raiz, isso faz ums dois meses, (Final de Maio) agora tenho duas em vaso e uma em uma caixa de madeira grande, a da caixa esta verdinha!! as outras duas ( de 30 - 40 cm) estão lutando pela sobrevivencia, na mingua mesmo! torço logo pela primavera para ver se as duas se salvam! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 12:52 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos, ainda não retiramos as plantas, mas assim que retirarmos postarei aqui, nos mantenha informado das suas. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 11:56 pm Assunto: |
|
|
Continuando no assunto do yamadori, porém mudando a espécie, pergunto, (caso haja alguém que já tenha trabalhado com essa espécie no sul do Brasil) se essa época do ano já é favorável a coleta de espécies caducas como a Açoita-cavalo (LUEHEA DIVARICATA), já que tenho medo que venham a roçar o campo onde estão. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
Aqui no sul o yamadori de inverno pode ter maior sucesso do que o de primavera. Porque a maioria de nossas plantas começam a brotar bem antes do fim do inverno (como estação do calendário). Yamadori de pitanga no inverno é seguro, muito seguro. Pode fazer que pegar. Só para ter uma idéia, peguei um toco de pitanga que foi arrancado de um lotealmente em pleno inverno do ano passado e havia ficado uma semana com as raizes expostas. É da grossura de um cano de esgoto de 100 mm. Cortei ele de motossera, a uns 50 cm do chão, podei raizes grossas, etc... Brotou por todos os lados...
A questão de fazer yamadori no inverno, é apenas que se tem que ter a paciência de esperar o clima esquentar um pouco para a planta brotar, mas enquanto isso as raizes já vão se estabelecendo na nova casa, quando começam a aparecer os primeiros calorzinhos estoura brotação com todo o vigor. Vou dizer uma coisa bem particular: meus yamadoris, eu faço sempre em pleno inverno, a não ser que a oportunidade não possa esperar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|