|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
TiagoSC

|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 1:17 pm Assunto: Espécies para bonsai |
|
|
Eu possivelmente vou conseguir algumas sementes de algumas espécies e quero saber se elas tem um bom potencial para se tornar bonsai e se minha região é compatível com essas especies.
1- Baobá Africano ( adansonia digitata )
2- Baobá Fony ( adansonia rubrostipa )
3- Árvore-dragão ( dracaena draco )
4- Sequoia-gigante ( sequoiadendron gigantea )
5- Flamboyanzinho ( caesalpinia pulcherrima ). Este já tenho sementes germinando mas só tenho 90% de certeza que seja esta especie.
Tirando o baobá fony e a árvore-dragão eu ja vi fotos de bonsai feitos com estas espécies.
Foto Flamboyanzinho
Flamboyant normal a esquerda e flamboyanzinho a direita
 _________________ Quem não gosta de plantas, é porque não sabe a paz que se tem quando se esta rodeado destas. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 4:18 pm Assunto: |
|
|
Bom as que você já viu os bonsais, estude sobre e garanta sucesso na sua empreitada. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 5:37 pm Assunto: |
|
|
Tiago....
Não é querendo te desanimar... mas se conseguisse mudas adiantaria vários anos de trabalho. Eu comecei assim como vc, plantando tudo qt é semente e depois de algum tempo acabei partindo para as mudas pq assim vc tem material bom pra trabalho...
Muitas vezes qd compramos estas sementes, nem germinar germinam aumentando a frustração e desanimando a empreitada.
Nâo estou dizendo para jogar fora suas plantinhas já germinadas.. Apenas novas aquisições para poder trabalhar e assim continuar focado em Bonsais.
Apenas uma sugestão de quem já passou por isso..
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
TiagoSC

|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 5:50 pm Assunto: |
|
|
Entendo e compartilho o ponto de vista, todas as plantas que estou começando por semente é porque realmente na minha região não existem / não faço minima ideia de onde tenha e na internet só achei mudas destas em locais muito distantes e isto iria sair da minha condição financeira por causa do sedex Estou começando por sementes realmente por falta de opções, estou sempre que posso procurando plantas nas matas aqui ao redor da cidade para fazer algum yamadori, mas não encontro nenhuma das especies que sei que se dão para bonsai, só consegui 1 flamboyanzinho ( esse foi doído, sem querer meti a mão em 1 cacto e ja se for 1/2 hora tirando espinhos ) que não esta comigo por falta de transporte para traze-lo Tento pegar / comprar mudas que tenho acesso, mas as opções não são muito vastas Mas enfim, deixando de lado a demora e a possível não germinação das sementes... Qual sua opinião quanto a estas espécies considerando o clima da minha região?
-------------------------------------------------------------------------------------
Até agora achei poucos dados sobre essas plantas: nada sobre Árvore Dragão em bonsai, Baobá, corte a pivotante aos 4 messes de idade pois depois o corte poderá causar apodrecimento das raízes e a morte da planta, pouca água e muito sol, sobre sequoia apenas algo sobre passar a semente no fogo antes de planta-la. Acho q vou desistir da de sequoia já que é uma árvore de clima mais frio e aqui isso só no ar-condicionado  _________________ Quem não gosta de plantas, é porque não sabe a paz que se tem quando se esta rodeado destas. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 8:15 pm Assunto: |
|
|
Poxa vida....
Então ai vai mais uma dica boa véi.....
Estaquia... cara muitas delas pegam por esta técnica e sem contar que vc ganha muito tempo também, além de aprender mais sobre as plantas...
tem algumas que vc acha nas ruas, como por exemplo o ficus, a calliandra, pingo de ouro... Pegam fácil fácil....
abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
TiagoSC

|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
Pingo de ouro nunca nem vi por aqui, tenho 1 Ficus Benjamina Variegata e estou com 2 estacas do "normal" que parece que vão vingar, tem uns 3,5cm d tronco. Quanto a calliandas... Por aqui eu to procurando até debaixo de pedra e não acho Talvez eu já tenha até visto alguma delas, mas sem floração fica difícil identificar ela de outras, pois com as características dela é só o que tem por aqui .-. Ta ruim achar delas por aqui, ouvi falar que na cidade vizinha aqui tem umas mas eu não sei o local, conhecido meu sabe mas fica enrolando, enrolando, enrolando... E até agora nada de calliandra na minha coleção mas quero muito ter elas .-. To esperando 1 folga da faculdade para eu explorar melhor as matas daqui atras de algo proveitoso  _________________ Quem não gosta de plantas, é porque não sabe a paz que se tem quando se esta rodeado destas. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 5:48 am Assunto: |
|
|
Nossa que diferença em... aqui pingo de ouro tem em toda esquina... _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
TiagoSC

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 8:23 am Assunto: |
|
|
Aqui eu não vi nenhum ainda, talvez tenha na parte que fica as mansões da cidade já q ao que eu vi de fotos ela é muito usada em cercas vivas. Tem 3 lojas de plantas que ainda não fui aqui na cidade, vou juntar um dinheiro e ver o que q tem por la. _________________ Quem não gosta de plantas, é porque não sabe a paz que se tem quando se esta rodeado destas. |
|
|
 |
SableShade
Registrado: 16/06/11 Mensagens: 16 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 1:08 pm Assunto: |
|
|
Eu acho bem legal a idéia de começar um bonsai a partir de semente porque você apreende tudo sobre a planta que você esta cultivando e nem falar em como é mais barato obter sementes do que mudas.
Infelizmente não conheço muito bem sua região, mas como aqui no Brasil chove muito em muitas regiões posso apostar que Serissa seria a espécie mais adequada.
Estou fazendo um mame bonsai de Leucena (Um arvore considerado praga em muitos lugares) a partir de semente. Já vi em um fórum (não sei se foi essa) em que um cara consegui obter um belo exemplar no tamanho mame em apenas 1 ano.
Outra aposta boa seria pesquisar em seu tempo livre, espécies consideradas invasivas. Eles crescem rápido e na minha opinião são um ótimo estoque caso algo der errado, como no seu caso com o Flamboyanzinho.
De qualquer modo, não posso esperar para ver a evolução dessas mudas, boa sorte!  _________________ "Nunca tenha piedade de si mesmo, porque sempre que preocupamos demais com nos mesmos, acabamos esquecendo o que temos de precioso em nosso coração, os amigos." |
|
|
 |
TiagoSC

|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 1:13 pm Assunto: |
|
|
Também gosto da ideia de começar por sementes, pois assim da para conhecer a planta toda, sabe oque da ou não bem com ela e também aproveitar o troco molinho e dar 1 bom movimento que quiser
Leucena... Eu tinha me esquecido dessa, vou procurar ela por aqui. Concegui tambem sementes e 2 mudas de Dormideira ( mimosa pudica ), não sei se ela se da para bonsai, mas ja vi elas em imagens em bonsai no google images, mas vai saber, gosto dela, floração parecida com a da calliandra porem em coloração lilas e as folhas dela se fecham ao toque.
Quando as mudinhas tiverem maiores eu vou abrir tópico para cada uma para pegar umas dicas de como proceder com elas, por enquanto a maio que eu tenho são de flamboyants's q estão com 17cm, flamboyanzinho estão com 14cm e as de ipê ainda estão se arrastando com 3~4cm. _________________ Quem não gosta de plantas, é porque não sabe a paz que se tem quando se esta rodeado destas. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|