Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto Servidio Filho
Registrado: 19/12/11 Idade: 47 Mensagens: 46 Localização: Praia Grande-SP
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 9:30 pm Assunto: Ligustro |
|
|
Trabalho este ligustro há alguns anos e sempre mantive o mesmo bem pequeno, tentei formar os galhos primários com bastante movimento e agora pretendo aumentar a massa foliar, gostaria da opnião dos amigos sobre o conjunto, não estou certo se sigo o melhor caminho.
Antes - ainda em vaso de plástico
Durante o transplante - Muitas raizes finas
Finalizado
Valeu.....abçs !!! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:03 pm Assunto: |
|
|
Tá bonita esta planta, mas...não é acerola? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:33 pm Assunto: |
|
|
tambem me esta parecendo ser acerola... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:35 pm Assunto: |
|
|
Roberto, bom trabalho! Como única ressalva eu deixaria uma das duas plantas, menor.
Marco, eu tenho dessa espécie de ligustro é o Ligustrum ovalifoliun.
Aliás, excelente espécie para se trabalhar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:40 pm Assunto: |
|
|
é isso...como sempre o grande élio identificando a espécie...
parabens élio,,, e concordo com a sua opinião...
claro que da pra notar que o exemplar é bem pequeno, mas reduzir uma das partes vai dar aquele charme(visual) muito legal... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Roberto Servidio Filho
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:49 pm Assunto: |
|
|
Elio, obrigado pela identificação, há tempos que tento identificar e não havia conseguido.....se não for pedir muito gostaria de saber quanto a idéia de redução de uma delas , se agora, logo após o transplante com poda das raizes seria uma boa época para isto ou se apenas com a poda de uma delas e o livre crescimento da outra seria mais prudente?
Obrigado rescarolli60 e MarcoBonsaiPoa pelas opniões
Valeu !!! |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:53 pm Assunto: |
|
|
se fosse minha... eu deixaria uma crescendo livremente , mas claro ja indo trabalhando nos novos brotos e a outra manteria a poda.
assim uma fica maior que a outra e vc não estressa podando radical uma das duas.. mas como sou iniciante vamos esperar mais ajuda dos experientes... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Out 05, 2012 8:29 am Assunto: |
|
|
Élio, obrigado por sanar minha dúvida! Muito bacana esta espécie, não tinha visto ainda!
Roberto, sucesso com a planta, tá bem bacana o trabalho! Vç agora só precisa evidenciar o estilo sokan. O tronco com a curva pra direita terá que ser menor que o da esquerda e o da esquerda terá que se sobrepor de maneira que o menor saia da sombra de sua copa que terá ainda que ser formatada. A triangulação será formada pelo conjunto das duas copas. É importante criar áreas negativas entre as duas árvores. Uma maneira de começar este trabalho é manter o menor compacto com podas e deixar o maior crescer livre pra que engrosse e o diâmetro seja maior que o tronco menor. O recipiente, até que a planta esteja concluída poderia ser um maior!
sucesso na caminhada...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 3:01 pm Assunto: |
|
|
Roberto, concordo com as sugestões do Rescarolli e do Marco!
Dos 5 que estou trabalhando, esse abaixo é o que está mais adiantado.
Essa espécie mostra os ramos nus com ângulos fortes o que dá uma certa idade à planta. Assim, trabalho podando todos os brotos interiores e só deixando os das pontas dos galhos. Essa é a forma que achei ser melhor de conduzir. Não precisa nem aramar.
Agora, há outras maneiras de conduzir. Aí vai do gosto de cada um.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Roberto Servidio Filho
|
Enviada: Sex Out 05, 2012 3:10 pm Assunto: |
|
|
Elio, muito bonito seu Ligustro, tenho podado o meu da mesma maneira, porém tentando aumentar a ramificação, o que me chama a atenção é que a planta insiste em brotar na parte interior e por diversas vezes os brotos não aparecem na parte superior da planta, o que será necessário para diferenciar a altura das mesmas.
Como vc faz para diminuir o tamanho das folhas? Faço a desfolha no início da primavera (este ano ainda não fiz por conta do transplante) e logo que os brotos iniciam mantenho a planta por mais tempo no sol....porém o resultado ainda está aquém do desejado.
Valeu pela ajuda....Obrigado e Abçs |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 3:18 pm Assunto: |
|
|
Roberto Servidio Filho escreveu: | Elio, muito bonito seu Ligustro, tenho podado o meu da mesma maneira, porém tentando aumentar a ramificação, o que me chama a atenção é que a planta insiste em brotar na parte interior e por diversas vezes os brotos não aparecem na parte superior da planta, o que será necessário para diferenciar a altura das mesmas.
Como vc faz para diminuir o tamanho das folhas? Faço a desfolha no início da primavera (este ano ainda não fiz por conta do transplante) e logo que os brotos iniciam mantenho a planta por mais tempo no sol....porém o resultado ainda está aquém do desejado.
Valeu pela ajuda....Obrigado e Abçs |
Roberto, eu faço desfolha parcial, continuamente.
Como vc transplantou recentemente, só adube uns 60/90 dias após o transplante.
Depois, sol e adubo.
É por aí, amigo!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|