 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jan 11, 2006 2:05 pm Assunto: Orelha de Nego |
|
|
Olá Pessoal!
Alguém tem conhecimento sobre uma planta cujo nome popular é Orelha de Nego. Gostaria de ter dados e, se possível, fotos.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eee+
Registrado: 09/01/06 Mensagens: 14 Localização: DF - Brasília - Taguatinga
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jan 12, 2006 11:28 am Assunto: |
|
|
Grande Elio !!!!
Mais uma vez você nos provoca à pesquisar !!!!!
Acho isso "FELOMENAL"
Nunca ouvi falar em Orelha de Negro..... estou querendo saber como é ..... vou pesquisar .
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Jan 15, 2006 9:01 am Assunto: |
|
|
Por aqui ela é conhecida como: Leoceno, Leucena, etc. UMA espécie de leguminosa bastante comum! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
leandro Spagiari 2.o PASSO


Registrado: 30/12/05 Mensagens: 394 Localização: Guaíba - RS
|
Enviada: Dom Jan 15, 2006 10:37 am Assunto: |
|
|
Caro Elio,
Aqui temos uma árvore que chamamos de orelha de macaco, devido sua semente que em muito se parece com uma orelha e é preta, talvez seja a sua planta. Pelo que me lembro o nome é Timbaúva, não posso afirmar com certeza, mas é uma referência para sua pesquisa.
Até, Leandro RS |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 15, 2006 6:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal !
Obrigado pelas referências e indicações.
Resumindo, completando a pesquisa pelo Google, trata-se de:
Timbaúva, Tamboril, Orelha de Nego, Orelha de Macaco, tudo a mesma coisa...........valeu pessoal!
Um Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:14 pm Assunto: Re: Orelha de Nego |
|
|
timbaúva enterolobium contortissiliquum, decídua, floresce de setembro a novembro árvore nativa de grande porte. Porém adapta-se bem ao bonsai desde que seja provienente de sementes. ou ainda mudas muito pequenas. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Pedro 1.o PASSO


Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio!
A orelha de negro é comumente achada no pampa gaúcho, geralmente encontra-se isolada, sendo uma árvore de grande porte. Isso sempre me chamou atenção, por isso tenho algumas mudas e pretendo transforá-las em Bonsai, até agora não vi nenhum trabalho legal com elas, não sei se é possivel diminuir as folhas. Se não for possivel penso em fazer um Bonsai de tamanha grande com elas.
Abraço! _________________ Bonsai Bagé:
http://bonsaibage.blogspot.com/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 8:57 pm Assunto: |
|
|
Estou encontrando dificuldades na ramificação desta espécie, a planta tem uma brotação muito vigorosa e requer uma manutenção constante de podas, pra manter a forma e estimular a ramificação. Como sou meio lento, devagar, quase parando... quando vejo o broto já vai longe, isso vai gerando cicatrizes desagradáveis. A aramação tem um mistério também, quando vejo o galho secou e brotou no seu início.
Vou resumir minha experiência com esta espécie em "planta em constante metamorfose".
Raízes delicadas como as do limão.
À noite suas folhas se fecham.
São sensíveis a falta d'água. Aconselho um solo mais ácido que retenha boa umidade.
Estou marcando este tópico com esta mensagem pra poder localizar quando for enviar umas fotos pra identificação dos colegas do bonsai.Abção _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 9:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Antes de mais nada, quero conceder ao nobre colega Eliseu um troféu, merecidamente ganho, por desenterrar um tópico tão entranhado como esse. Eis seu troféu, caro Eliseu:
Aos demais colegas, que ainda insistem em "domar" essa controversa espécie, eis alguns comentários e imagens inspiradoras:
Marco, no que pese as dificuldades relatadas por voce, em relação ao cultivo, bem como aporte de aramação, talvez o ideal seja tentar cuidar da planta apenas com rega e adubação, bem como com podas de condução e manutenção, dispensando o uso de arames. Por se tratar de uma nativa, seu equilibrio nem sempre pode ser conduzido, isto é, dificil formatar como se fora uma outra espécie qualquer. Algumas nativas, como o ipê, por exemplo, comparando, não aceitam igualmente a condução via aramação, sendo então melhor realizar um trabalho apenas contentor, isto é, com podas regulares, visando formar galhos e obter um estilo o mais aproximado possível do que se observa nos campos.
O bonsai formado com a espécie, então, deverá ficar com uma altura maior, algo em torno de 1,10 a 1,20m para adequar a estrutura aerea e preservar um minimo de harmonia visual, em sua forma final. Isso, ao contrário do que se pode a principio pensar, não desabona em nada o cultivador, vez que ao finalizar o trabalho, terá em mãos uma magnifica nativa, bem equilibrada, saudável e envasada. O vaso ideal deverá ser retangular ou oval, amplo, para resguardar a aparencia vetusta do bonsai dessa magnifica nativa. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 11:18 am Assunto: |
|
|
Ô Nick!Blz!?
Bem como você falou, a palavra certa não é cultivo e sim uma doma, "eta" árvore temperamental, ninguém manda nesta aí!
Aqui nos campos do sul, existem exemplares inspiradores, como o mostrado por você, pena que no vaso não seja simples assim.
Uma característica que faz valer o trabalho é o aspecto do tronco, apresentando um envelhecimento precoce, desde muito cedo.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 2:40 pm Assunto: |
|
|
Caramba, que cenário espetacular em. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 5:12 pm Assunto: |
|
|
o fruto dela não parece com um rim achatado?
acho que plantei umas sementes... _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
Voltar ao topo |
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO


Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
Bom já que foi desenterrado, vou postar uma foto também. Com essa espécie nunca tentei fazer bonsai.
Dssas árvores tem bastante por aqui.
um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|