FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com os meus Bonsai.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Laerte Ferrari



Registrado: 25/06/12
Idade: 35
Mensagens: 4
Localização: Conchas-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 3:57 pm    Assunto: Ajuda com os meus Bonsai. Responder com citação

Boa Tarde.
Me considero novato na arte do bonsai, no entanto tenho algumas plantas que possuem até 3 anos, mas, por morar em uma chácara pegava algumas mudas e já levava para vasos pequenos e logo já colocava-as em vasos de bonsai daqueles de plástico.
Como não possuía conhecimento necessário trabalhei elas totalmente errado, e agora que busquei me informar adquiri livro e busco sempre informações, estou encontrando muitas dificuldades para podá-las e realizar aramagem para que elas possam seguir os padrões de um bonsai, não consigo dar estilos para elas.
Enfim, agora que eu tenho consciência das técnicas gostaria de saber se devo podá-las e deixar apenas o tronco para trabalhar melhor e se eu devo mantê-las nos vasos de bonsai que elas estão, colocar em um vaso maior ou realizar a mamadeira? Estou enviando a imagem da minha Pitangueira, espero que possam me ajudar.
Abraço a todos.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, uma idéia é vc pesquisar bastante sobre substrato, podas, etc... Tem bastante material na net...
Se fossem minhas, eu escolheria as que tem o nebari mais bem formado e faria um falso transplante agora, para no inicio da primavera fazer uma poda radical. O falso transplante fazer em uma bacia grande bem furada na lateral e no fundo, com substrato bem drenate.

Grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laerte Ferrari



Registrado: 25/06/12
Idade: 35
Mensagens: 4
Localização: Conchas-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2012 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Felipe! Já coloquei elas em vasos maiores agora é só esperar a primavera.
Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2012 12:31 am    Assunto: Responder com citação

É isso aí...
Agora no inicio da primavera vc pode dar uma poda legal nelas, pq elas não vão sofrer o stress do transplante.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2012 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Laerte,
no caso desta Pitangueira que você postou acredito não ser mais possível dar algum tipo de movimento ao tronco. Sendo assim, as possibilidades seriam os estilos

CHOKKAN (Ereto formal)



e HOKIDASHI (Vassoura).



Na minha opinião este último acho mais adequado para esta muda/espécie.
Mas tem que deixar o tronco engrossar beeeemmmm mais para ter uma estrutura bonita na copa, com conicidade adequada entre esta e o tronco.

Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil