FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato para paisagem
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PENJING LANDSCAPE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 11:58 am    Assunto: Substrato para paisagem Responder com citação

Prezados

Estou coletando informações sobre peijing, mas estou em dúvidas sobre o substrato à utilizar.

Como manter a equação drenagem + umidade + manter o substrato no lugar? Terra, turfa, caqueira, aramagem...

Já procurei na NET e aqui no fórum, mas ainda não cheguei à uma "fórmula" legal...

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luigi



Registrado: 29/08/08
Mensagens: 44
Localização: Franca - SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2011 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Caro prumodeq, sera que o substrato que a Daiane usa na materia do link a seguir não ficaria legal?

http://www.bonsaiforum.com.br/viewtopic.php?t=876&highlight=rocha
_________________
Viver a vida a cada batida do coração
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

prumodeq, você está na "casa" do mestre do penjing no Brasil.
Inclusive Mário tem um excelente livro sobre a arte com informações muito boas. Sugiro que você adquira. Eu já tenho o meu, hehehe.
Sobre o substrato ideal, vai variar de acordo com o tipo de espécie que utilizar, tipo de base (laje, cimento, pedra ...), local onde ficará (muito ensolarado, muita chuva, inverno rigoroso), etc.
tenho um blog e lá tenho publicado um trabalho de um bosque de jabuticabas que pode conter informações interessantes.
Também tenho algum material eletrônico que posso te passar por emial.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 10:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Prumo, o substrato ideal pode ser composto usando-se musgo esfagno seco, cortado em pedacinhos com uma tesoura comum. Após deixar de molho em agua contendo solução enraizante, esprememos bem e em seguida o misturamos com BIOPLANT, ou PLANTMAX, que é um composto comprado pronto, usado por horticultores para a germinação de sementes. Acrescentamos tambem um pouco de terra granulada e caco ceramico, sendo que em ambas os granulos devem ser os menores possíveis.

Essa composição, ao ser utilizada, pode ser moldada em forma de bolinhos, que usamos para fixar as raizes das plantas (devidamente podadas e reduzidas ao minimo possível, que garanta sua sobrevivencia e continuidade), bem como para cobrir tudo ao término do plantio, ou fixação das plantas.

Em alguns casos, podemos acrescentar à mistura osmocote, que por ter uma liberação lenta, irá concorrer para a recuperação das raizes mais rapidamente, além de fornecer a elas, uns tres meses depois de concluso o trabalho, os nutrientes necessários para sua manutenção e crescimento/desenvolvimento.

No lugar da terra granulada, podemos usar um pouco de terra argilosa tambem, vez que esse tipo de solo proporciona "liga", na hora de fixação das raizes ao recipiente de cultivo, seja ele uma laje, uma bandeja rasa, um suiban, enfim, qualquer que seja ele. No caso de usar argila, ela precisa estar seca, e iremos então molhar um pouco, para dar uma leve umidade, e facilitar a mistura com o musgo esfagno e os outros componentes, incluso o caco ceramico.

Não precisamos usar pedrisco, nem carvão, nem casca de pinus. O processo todo deve ser previamente preparado, para que ao começarmos o trabalho de colocação das plantas, não tenhamos que interromper nada para não deixar as raizes expostas além do tempo necessário.

Esse tipo de solo é adequado a todas as espécies que podem ser trabalhadas visando o penjing. Sem exceção.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2012 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

Fiz mais ou menos esta fórmula...

O problema está sendo manter o substrato no lugar durante as regas... esta aos poucos sendo levado "embora"

Vou tentar fazer uma "barreira de contenção" com argila + esfagno

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2012 3:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Prumo, experimente misturar a própria terra argilosa ao substrato, obtendo dessa maneira um composto mais "plástico", que deverá resistir melhor ao impacto da agua da rega. Quando eu montei uma floresta de caliandras sobre uma laje de pedra bruta, eu fiz isso e ainda coloquei parte da argila como reforço, criando uma "parede" ou "muro de arrimo", de maneira a reter o substrato enquanto durasse o período de estabilização das raízes.

Dependendo de cada espécie, esse período pode variar de 15 a 60 dias, que é quando as raizes reiniciam seu ciclo vegetativo de crescimento/desenvolvimento, firmando melhor a composição do substrato, retendo-o e impedindo sua dispersão, tanto pela agua da rega diária quanto por ação de chuvas ocasionais ou não. No caso do meu trabalho, eu usei uma pedra grande com bordas bem irregulares, dificultando a fixação do substrato:



Tiver então que levantar o muro para manter o substrato "preso":



Mas usei a mesma massa argilosa para segurar melhor o raizame das plantas que usei:



Mais imagens desse trabalho:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=188795&sid=8ce6bbfb1355aab2cd2c6029382f7957
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PENJING LANDSCAPE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil