Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 10:38 am Assunto: Miniaturização de Jabuticabeira |
|
|
Ontem comprei esta jabuticabeira hibrida, já frutificando, que deve ter aproximadamente 10 anos. Para ganhar tempo, e aproveitando que a planta estava saudável, fiz a poda drástica nos galhos e o corte da raiz pivodante.
Esta jabuticabeira estava plantada num barril, em areia pura, por causa disso tinha bastante raízes.
No corte da raiz pivodante, coloquei parafina (vela). E no corte dos galhos, usei cola PVA. Não retirei quase nada de raízes finas, apenas o pivodante. Tentei preservar ao máximo o torrão central, retirando a areia lateral para colocar no vaso, para deixar espaço para crescimento. Preenchi o restante com 50% terra e 50% pedra e areia de construção.
Vou deixá-la dentro de casa (sombra) durante 45 dias, com rega diária, e Tiamina 2 vezes por semana durante 2 semanas.
Esta mudinha tinha aproximadamente 2 metros e meio de altura. Agora está com 20 cm, sendo 6 cm de largura do tronco.
A princípio fiz este corte nos galhos pensando no estilo Sokan – tronco duplo, mas vamos ver como esta planta vai responder.
Críticas, sugestões e projeções são sempre bem vindas!!

Editado pela última vez por Flavio Francisco em Seg Mar 29, 2010 10:43 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 11:17 am Assunto: |
|
|
Tomando como base a primeira foto, o que me intrigou foi a conicidade invertida. Se fosse minha, eu retiraria o galho da esquerda. A jabu demora um bom tanto para se recuperar dessas podas drásticas, eu não deixaria tanto tempo dentro de casa. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 11:36 am Assunto: |
|
|
Já eu retiraria o da direita _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 12:02 pm Assunto: Re: Miniaturização de Jabuticabeira |
|
|
Flavio Francisco escreveu: | Ontem comprei esta jabuticabeira hibrida, já frutificando, que deve ter aproximadamente 10 anos. Para ganhar tempo, e aproveitando que a planta estava saudável, fiz a poda drástica nos galhos e o corte da raiz pivodante.
Esta jabuticabeira estava plantada num barril, em areia pura, por causa disso tinha bastante raízes.
No corte da raiz pivodante, coloquei parafina (vela). E no corte dos galhos, usei cola PVA. Não retirei quase nada de raízes finas, apenas o pivodante. Tentei preservar ao máximo o torrão central, retirando a areia lateral para colocar no vaso, para deixar espaço para crescimento. Preenchi o restante com 50% terra e 50% pedra e areia de construção.
Vou deixá-la dentro de casa (sombra) durante 45 dias, com rega diária, e Tiamina 2 vezes por semana durante 2 semanas.
Esta mudinha tinha aproximadamente 2 metros e meio de altura. Agora está com 20 cm, sendo 6 cm de largura do tronco.
A princípio fiz este corte nos galhos pensando no estilo Sokan – tronco duplo, mas vamos ver como esta planta vai responder.
Críticas, sugestões e projeções são sempre bem vindas!!
 | bom não irei contrariar ninguem nas sugestoes de qual galho deverá de permanescer mas como opinião é dada e naõ custa na, vai o meu palpite,se tirar o galho da direita dara o efeito de conicidade no tronco po ser o galho da esquerda mais fino, creio que que dará um um bom resultado.abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 1:37 pm Assunto: |
|
|
Mantenha os dois por alguns anos .
Quando as raizes estiverem bem firmes e muitos galhos a disposição poderá escolher qual dos dois ramificou melhor e com ramos mais bem posicionados e cortar o outro . |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 5:17 pm Assunto: |
|
|
Colocar um arame na base funcionaria? Ouvi dizer sobre esta técnica para engrossar a base, criando “calos”. Vou pensar na escolha do galho para corrigir o problema. Não sou bom nisso, mas vou tentar fazer umas projeções virtuais e assim melhorar a visualização. Quem sabe uma nova frente?.... segue atualização.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 10:37 am Assunto: |
|
|
Atualizando...
Cortei um pouco mais o galho grosso, pra tentar melhorar a conicidade. Acho que o ideal mesmo é eliminá-lo. Mas nao vou fazer isso agora.
 |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 11:35 am Assunto: |
|
|
Não mexe mais nela por enquanto!
Sem podas ou arames! Senão vc pode perder a planta!
Calma agora! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 12:26 pm Assunto: |
|
|
Flavio
Eu tb fiz isso.. da um aolhada no meu post - Jabuticabeira - SOS
Esse tipo de jabuticabeira e bem resistente, mas nao podemos abusar.
Deixa ela paradinha, que ela se recupera bem...
boa sorte com ela.. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 2:58 pm Assunto: |
|
|
Bom ... o debate sobre qual galho cortar rendeu bem kkk....
abaixo eu coloquei as duas possibilidades de poda para se livrar da conicidade invertida:
opção 1:
opção 2:
opção 1 - Desvantagem... o tronco fica muito reto
opção 2 - Aproveita-se melhor a conicidade da planta... e ainda rende um moyogi... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 5:38 pm Assunto: |
|
|
Concordo com a segunda opção do Laudir |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 7:19 pm Assunto: |
|
|
Muito boa essa projeção do Laudir e como sempre são boas suas sugestões.
Portanto amigo, não mexa mais nesta jabu. se não ela pode tomar "raiva" de voce... deixe-a recuperar bem, emitir novas brotações, e assim verá o caminho a seguir...
Boa sorte, que aconteça o melhor possível.
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 5:12 pm Assunto: |
|
|
Laudir, obrigado pela ilustração.
A opção 1 parece a mais fácil. A opção 2 a mais interessante. vamos aguardar as brotações. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 31, 2010 5:14 pm Assunto: |
|
|
Tranquilo, estou aqui para ajudar e ser ajudado. Mais ajudado é claro porque sou um iniciante de tudo. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 7:21 pm Assunto: |
|
|
Boas as projeções do laudir...
Fiquei pensando em uma opção que me veio após assistir novamente o filme Forest Gumps este fim de semana... alguém lembra da árvore que havia na propriedade dele? Se virem vao ficar espantados com os galhos enormes laterais.... pensando-se neles... fiquei na dúvida se poderíamos tentar inclinar um pouco para tentarmos providenciar estes galhos gigantescos lateralmente.... alguém acho que seria possível...?
eu logo logo tentarei mexer com árvores mais "gordinhas"... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|