Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 10:14 am Assunto: Caliandra estilo Literatti - novas fotos 09/07/2011 |
|
|
Ola pessoal esta é uma caliandra vermelha que gostaria de trabalhar em estilo literati o que acharam dela???Sei la se estou conduzindo ela bem acho que talves faltaria alguma coisa mais nao sei o que.
Foto frontal.
.
A copa que é claro tera de ser trabalhada.
.
Foto lateral.
.
Foto de costas.
.
Outra foto lateral.
.
Pois é nao sei se estas curvas ficaram bem,estou procurando algo na net pra inspiração ou quem sabe nao possa aparecer alguma ideia por aqui para seguir este estilo.
Abraços
Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Sáb Jul 09, 2011 9:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
André,
Não estou conseguindo abrir as fotos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
tbm não vejo...
se for de alguma origem tipo orkut ou picasa, tem q ver se está publico... as vezes o padrão ao adicionar fotos é privado ou só para amigos =D
estou curioso para ver esta caliandra!!
abraços _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 9:20 pm Assunto: Caliandra estilo Literatti |
|
|
Espero que agora de pra ver.
Aqui a copa a ser trabalhada ainda.
.
Aqui a suposta frente.
.
Uma foto lateral.
.
A parte de tras.
.
Outra lateral.
.
Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 9:43 pm Assunto: |
|
|
Andre, este estilo, apesar de sua simplicidade aparente, não é muito fácil de se obter uma boa composição. Movimentos no tronco não podem parecer artificiais. Outra questão é a conicidade do tronco. Esta sua caliandra tem praticamente a mesma grossura de baixo até bem acima...
Para seguir o estilo literati, eu começaria por reduzir a altura para em torno de 1/3, aproveitando um pouco do movimento existente abaixo, mas utilizando no futuro o broto apical para dar seguimento ao tronco do literati. Depois de deixar crescer por um ano, cortaria novamente, mas acima, deixando como última gema apical uma que fique no lado oposto a esta que brotou. Poderia trabalhar com arame também, nestas etapas. E assim sucessivamente até conseguir a altura desejada e somente então formar a copa. Veja, o objetivo destas podas seria conseguir conicidade, e também fazer o tronco ter curvas mais naturais que são as curvas conseguidas através do sucessivo processo de poda e brotação.
É importante que a planta no estilo literati tenha, 5 ou mais movimentos de tronco mudando a direção.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 10:46 pm Assunto: Caliandra estilo Literatti - novas fotos 09/07/2011 |
|
|
Ola amigo Elio pois é nao estou muito satisfeito com ela ja estive ate pensando e poda-la radicalmente e tentar fazer um mame mas, ai penso na proporção da flor, sempre penso nisso em relação a minhas plantas principalmente nas que dao flores e frutos sempre analiso a proporcionalidade dela no conjunto pra nao ficar uma coisa meia esquisita e flor e o fruto destonar com a planta.Mas acho mesmo assim que vou poda-la mais ou menos na altura maxima para um mame e aproveitar os arames e dar um movimento ao tronco.
Abraços |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 12:05 am Assunto: |
|
|
André,
A caliandra vermelha (Twendy se não me engano) tem folhas muito grandes, por isso os bonsai desta espécie geralmente são feitos de porte médio para grande em função do equilíbrio visual. Se vc cortar muito baixo em busca de um mame vai ser muito difícil chegar a um trabalho equilibrado. Sugiro colocar em uma bacia grande (ou no chão) e deixar desenvolver, quando estiver com o diâmetro desejado vc pode cortar e fazer sua árvore.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|