|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Misso 1.o PASSO

Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 12:00 am Assunto: Boa noite, amigos! |
|
|
----------------------Marcio------Mooca-------São Paulo---------------
Primeiramente, Parabéns Mário Leal e todos os participantes pela belíssima organização e desenvolvimento da cultura de criação de bonsais no Brasil.
Sobre mim: Planto árvores em vasos e posteriormente em algum canteiro da cidade de São Paulo ou casas de amigos no interior e tal há um tempo. Sempre gostei de ganhar mudas ou comprá-las e cultivá-las sem muito cuidado num vaso fundo. O tempo ou a ocasião sempre disseram a hora certa de plantar. Muitas vingaram a começar com os coqueiros anões que trouxe junto comigo da Bahia na minha mudança de volta a sampa, após 6 meses por lá. Tão lá elas em tamanho adualtas e cheias de coco. Legal!
PLantei um Pau-Brasil que ganhei numa feira de ecoturismo da S.O.S Mata atlântica. Passou uns 5 anos comigo, Blz, no vaso. Plantei num parque e me mudei, gando voltei, vi que tinha sido (devorada) por formigas gigantes! Essa morreu!
Foram várias plantadas, algumas visito, outras não, deixo lá, cultivada pela natureza...
Descobri depois que todas essas árvores poderiam continuar no meu vaso, aliás em vaso reduzido e crescendo tão saudável, ou mais até que em um canteiro qualquer.
Puts, comprei um pré-bonsai de Cotoneaster cheio de frutinhas vermelhas, vi uns filmes no youtube de poda de raíz e achei que já podia ir lá, cortar as raízes do tamanho que coubesse no minúsculo vaso que comprei com qualquer terra preta que estaria blz! Me enganei e perdi a árvore.
Depois comprei 6 Bonsais de Holambra numa liquidação: Jaboticabeira, goiabeira, figueira, Ficus, Araçá e aceroleira. Isso há pouco tempo, elas tão lá, indo benzaço e eu aprendendo a cuidar direito.
Este site, como outros que encontrei e os manuais que comprei e um livro no Sebo: Cultivando Bonsai no Brasilo de Fábio Antakly Noronha estão me ajudando a praticar essa terapia e manter vivos meus bonsais.
Tenho algumas mudas que estão comigo há um tempo e tô loco pra passar a tesoura e o alicate, mas acho que não aprendi o suficiente e não quero perder as árvores. Também nem sei onde achar os substratos certos, depois vem arame, ferramentas.
Vou me antenar neste fórum, aceito e peço sugestões aos amigos de como prosseguir na prática tanto como indicações de bonsaistas na região de São Paulo, zona leste, Mooca e também interior e outros estados. Vou querer visitar viveiros e ler outras obras.
Um grande abraço
Salutti a tutti
Marcio Misso[/size] |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 12:11 am Assunto: |
|
|
Marcio....
Seja muito bem vindo ao fórum do atelier...
Tb sou paulistano e infelizmente vc perdeu uma grande exposição no jardim botânico de sp neste final de semana...
Vamos nos falando...
Se precisar de alguma coisa é só falar...
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 11:19 am Assunto: |
|
|
Olá ]Marcio
Seja muito bem vindo, que ótimo que você descobriu o amor pelas arvores bem antes de conhecer a arte Bonsai, fico
muito feliz em dar-te as boas vindas.
Abraço e até + _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 10:22 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Mcdonald e Caio!
Po, perdi um grande evento, vi as fotos no blog, bacana! Avisa quando houver mais.
Estou no facebook Marcio Misso, acha lá, é legal para conhecer sobre mim e conversar via chat.
Grande abraço |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 2:03 am Assunto: Amarradão |
|
|
Amigos!
Após a apresentação começam os trabalhos: Hoje comprei 2 pré-bonsais -Um Cotoneaster (esse para tirar o trauma. Vou fazer vingar sem tirar a pivotante e colocá-la numa terra boa - peço ajuda para acertar na formulação) e um pinheiro desses que nem sei o nome, bem comuns! Já dei uma bela limpada e tá bonitão, tb vou cortar raízes e colocar em vaso menor, sei lá qual a terra certa! A fertilização tb é minha dúvida, hora certa, NPK o que). To percebendo que devo manter a raiz mais grossa, a pivotante para não perder a seiva. É isso?
Também devo deixar em terra argilosa, ou seja, úmida. Me falaram em quebrar telha e usar o farelo.
Na copa percebo que posso mexer bastante, podar legal. Nem sei se é época certa para isso, mas tento deixar as plantas bonitas, com puco galho fora do lugar!
Amanhã terei que ir na Ceagesp comprar plantas para aloja da minha irmã e já sei que tem Bonsai lá. Alguém conhece, tem conhecimento de fornecedores por lá e tals?
Boa noite a abraço e todos! |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 5:35 pm Assunto: |
|
|
Seja bem vindo.
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|