|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pablo Eiterer
Registrado: 31/05/11 Mensagens: 79 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 11:39 am Assunto: Dúvidas de iniciante. |
|
|
Minha dúvida é a seguinte: Tenho três Ficus na frente da minha casa, porém duas dessas estão com muita "erva-de-passarinho" dai lá pro final de agosto to pretendendo fazer uma poda boa nelas, elas estão com cerca de 4 pra 5 metros e gostaria de aproveitar alguns galhos pra obter novas plantas.
Só que ai surge a minha dúvida, Ficus pega bem por estaquia, se sim qual proceso vocês me recomendam? se não talvez por alporquia? se sim qual melhor substrato pra usar, sendo este alternativo, pois não tenho como arrumar musgo agora.
E também gostaria de fazer as mesmas perguntas porém se tratando de jabuticabeiras.
obrigado. estou aguardando as respostas de vocês. Abraço.
Pablo Eiterer |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 11:55 am Assunto: |
|
|
Olá!
de ficus não sei nada...
sobre jabuticabeira eu tenho uma pequena experiencia (pequena mesmo)
tentei estaquia seguindo um tutorial, mas é difícil, visto que pode demorar até 2 anos para ela criar raiz... tentei em 2 galhos, os duas foram secando ao longo de 2 meses...
Alporquia em jabuticabeira parece que da mais resultado do que estaquia, mas mesmo assim é difícil...
eu não tentarei mais, visto q é um trabalho que exige tempo, espaço, paciência e força diante da frustração... escolhi comprar mudas em viveiros, é mais fácil, vc já escolhe as de tronco grosso.. daí é só fazer uma poda drástica e esperar as novas brotações explodirem...
abraços! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 2:49 pm Assunto: |
|
|
Lrgullo Já tinha ouvido falar sobre essa dificuldade de reprodução com as jabuticabeiras mais queria mesmo uma confirmação. Valeu.
Agora vou esperar alguém me falar sobre o Ficus. (Ficus benjamina)
Abraços. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 4:16 pm Assunto: |
|
|
Pablo tenho um ficus que adquiri por muda, então não sei sobre estes assuntos.
Mas posso dizer uma coisa pois vi meu ficus fazer, ele criou as raizes aereas sozinho, por isso presumo, deixo bem claro presumo que se facil fazer alporquia em ficus. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 4:31 pm Assunto: |
|
|
é... ja li que o ficus é bom de trabalhar pela facilidade de adaptação dele... _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 4:58 pm Assunto: |
|
|
Pablo, a época não é a ideal nem para estaquia nem para alporque, aguarde o fim do inverno para daí sim tentar qualquer um dos dois métodos para os fícus. Na estaquia, corte o galho e no final, corte transversal tirando um pouco da raiz da volta, plante num substrato com areia de rio/construção e regue com enraizador (Tiamina, vitamina B1) e vá observando para o substrato não secar de vez, para dar uma proteção extra pode por um saco plástico transparente (destes de por frutas e verduras em mercado) por cima da planta, fazendo uma mini estufa, neste processo não precisa regar muito pois a humidade se mantém por mais tempo. O alporque pode tentar fazer também com a areia regada com enraizador. espero ter ajudado, abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Galera.
Como eu havia dito Alex estou no aguardo do final do inverno pra realmente fazer isso, porém estive pensando o alporque seria a melhor escolha, tratando-se do fato de logo após de podado da arvore ele ja teria uma certa parte aérea se eu escolheçe um galho bom ?
abração. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 11:26 am Assunto: |
|
|
Correto!!! _________________ Alexander |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|