Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 11:01 pm Assunto: Goiabeira a partir da raiz piovante-Novos resultados 17/07 |
|
|
Ola pessoal posto aqui uma nova experiencia que talvez alguem ja tenha feito e gostaria de trocar sugestoes e dicas.Ganhei uma muda de goiabeira em que a raiz piovante chama mais atenção que os novos brotos,entao resolvi plantar uma parte da raiz piovante deixando os brotos novos para serem os galhos das planta no processo acabei perdendo uns galhos e sobrou somente um.Gostaria entao se alguem ja fez isso que de sugestoes e dicas pra que eu possa saber se estou fazendo certo.
.
.
.
.
.Agora é só acompanhar pra ver se da certo.
Abraços
Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Dom Jul 17, 2011 5:32 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 18, 2011 9:26 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Ola pessoal e entao ninguem tem nenhuma opiniao ou dica para esta experiencia????
Abraços |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 7:12 am Assunto: |
|
|
André, não visualizamos suas fotos. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 11:21 pm Assunto: |
|
|
Alcides Junior escreveu: | André, não visualizamos suas fotos. |
 _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
Andre, também não consigo ver as fotos.
Mas esta experiência de se produzir plantas a partir de raizes, pivotantes ou não é bastante difundida. algumas espécies ( como serissa por exemplo) respondem maravilhosamente a esta técnica, conseguindo-se troncos com movimentos sinuosos interessantes quase impossíveis de se conseguir a partir de galhos..
Conhecendo a goiabeira, vejo bem possível ter resultado com esta técnica.
Um dos grandes problemas de se usar raiz pivotante é que normalmente teremos palntas com inversão de conicidade, pela simples razãode que a raiz pivotante é sempre mais grossa em cima, afunilando para baixo. Mas cada planta é um caso...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 11:48 am Assunto: |
|
|
Chegando a primavera vou tentar com uns brotos ladrões de Ulmus, já que por estacas não fui muito feliz! Se bem que, tentei somente com estacas de ponteiro, bem fininhas.Este método é bem garantido, deixando uma folhagem proporcional ao volume da raíz na retirada, só alegria! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:04 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Ola pessoal espero que agora de pra ver as fotos.
.
.
.
.
O que acham da experiencia???????
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 7:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
Acho que teria ficado melhor se vc reduzisse o comprimento da raiz pivotante, cortando-a numa das extremidades, e em seguida enterrasse, aramando os galhos que brotam a partir dela, para formar um bosque com elas. Assim, seu trabalho ficaria melhor que enterrando a pivotante na vertical. Com a raiz na horizontal, vc teria um trabalho no estilo raiz reptante, algo bem comum e mais fácil de ser conduzido, em termos de bonsai.
Fazendo como fez, pode até ter inovado, mas o resultado, certamente, não será algo muito bonito.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 9:52 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Ola Nickyfury muito boa a sua dica mas como sempre ancioso acabei quebrando as outras brotações restando somente uma por isso acabei optando em realizar a experiencia oq eu me diz.
Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
Andre, experiências sempre são interessantes. Aprende-se muito, tanto nas bem-sucedidas quanto nas mal-sucedidas...
Quanto a este material em si, em função da raiz principal ter pequenas raizes, e a facilidade da goiabeira por aqui, nesta época, creio que certamente irá vingar. Agora quanto a qualidade deste material para bonsai, certamente estarás bem longe do ideal. Se pegar, deixa crescer por uns 2-3 anos para depois ver o que dá para tirar de leite desta pedra.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 17, 2011 5:31 pm Assunto: Goiabeira a partair da raiz piovante |
|
|
Ola pessoal,pra mim é uma alegria poder estar aqui e dizer que ja estao nascendo novos brotos sendo que a minha experiencia como principiante esta dando certo.È um motivo de alegrai por ter conseguido pois depois de tr perdido algumas plantas por motivos menores e principalmente ansciosidade e falta de pasciencia.Para os mais velhos talvez nao seja novidade mas estou dividindo o resultado de minha experiencia.Vou deixar os novos brotos crescerem mais para postar novas fotos.
Abraços |
|
|
 |
|