|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 1:24 pm Assunto: Qual a idade deve dar-se a planta? |
|
|
Olá amigos,
Tenho uma dúvida, muito vê-se sobre a idade da planta em bonsai, porém qual a idade deve ser dada, a idade a partir da germinação ou a idade a partir do início dos trabalhos? Por exemplo, digamos que compramos uma muda comum em viveiro, porém conhece-se a idade da mesma, soma-se a esta o tempo de desenvolvimento ou do início dos trabalhos p/ transformá-la em um bonsai? Tenho uma pitangueira de 18 anos, porém iniciei os trabalhos nela a aproximadamente 2 anos, sei a idade, pois foi meu pai que a plantou desde semente. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 1:58 pm Assunto: |
|
|
Donegá, a questão de idade de bonsai é um assunto mais debatido aqui no Brasil.
Na Europa, àsia e até EUA, não se vê falar nem ler sobre a idade do bonsai.
Várias revistas especializadas na arte, Bonsai Actual, Bonsai Pasion, etc, nunca mencionam a idade do bonsai. Somente, Espécie, altura e vaso.
Na realidade a idade cronológica do bonsai pouco interessa.
O que realmente interessa é a idade que o bonsai "aparenta" ter. Aí reside a aplicação das técnicas em "envelhecer" uma planta a fim de torná-la o quanto mais "velha" possível.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 5:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Gde Élio,
Obrigado pela explicação, porém essa noção eu já tinha, minha dúvida seria mais p/ um controle pessoal e até mesmo no caso de alguma venda por exemplo, caso o comprador pergunte, pois deixei alguns exemplares na loja de um amigo e ñ gostaria de ser de certa forma "desonesto" jogando uma idade pela aparência da planta. Então nesse caso não sei qual a idade real a mencionar.
Caso saiba a resposta, fico imensamente grato.
gde abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 10:15 pm Assunto: |
|
|
Donegá, se você sabe desde a origem a idade real da árvore, pode usar sem nenhum peso na consciência... Coisa que já vi em revistas é dar a idade da planta e o tempo de treinamento.
Mas meu xará tem razão, a idade pouco importa para os conhecedores do bonsai pois eles se deterão no aspecto que a planta transmite.
Vejo que esta obsessão por saber a idade é muito difundida por populares quando visitam as exposições. Em exposições já ouvi esta pergunta inúmeras vezes...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 11:02 pm Assunto: |
|
|
Donegá, a idade da planta, se vc conhece, pode afirmar sem problemas, citando que é a idade da "planta" e não do "bonsai"
Essa é a minha forma de ver, não necessariamente a única.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|