FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2011 11:44 am    Assunto: Adubo Responder com citação

Galera uma duvida, papai tem um adubo aki 8-45-14 (NPK) que ele utiliza em orquídeas, e de aplicação foliar, queria saber se posso utilizar em meus bonsais, ele aplica semanalmente nas orquídeas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2011 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Renan, esse adubo é muito forte em fósforo.

O fósforo é ótimo para fortificar raízes em plantas jovens e recém-transplantadas (desde que não haja poda de raízes). Também estimula a floração e frutificação. Em suma, sugiro aplicação cautelosa, principalmente antes da floração ou frutificação das suas plantas, tomando o cuidado com o excesso, que pode ser fatal. Sugiro, também, que aplique uma dose menor do que aquela que seu pai utiliza nas orquídeas, observando sempre a reação das suas plantas. Se começar a queimar as folhas, suspenda imediatamente.

Lembrando sempre que a adubação foliar é complementar e não substitui a adubação normal, além do que nesse caso, o fósforo se sobressai aos outros compostos, portanto, um 20-0-20 alternadamente - aplique o foliar, espere 15 dias e aplique o químico - seria bom para complementar os outros macronutrientes necessários (é claro, dependendo do estágio de formação de cada planta, deve-se maneirar um pouco no nitrogênio, que estimula a brotação).

Espero ter ajudado. Um abraço.
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2011 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, pode deixar que vou prestar atençao quanto a isso, mais uma duvida como posso ta fazendo esse rodizio de adubos então, possuo aki em casa a Torta mamona, Farinha de Osso, Fezes de galinassas, esterco bovino bem curtido e o Superthrive (O Anabolizante das plantas) kkkk como posso ta fazendo esse rodizio:?

Muito obrigado pelo auxilio e atenção
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2011 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, cara, quanto aos adubos orgânicos, deixo para os mais experientes, pois costumo utilizar apenas o esterco de galinha nas minhas, a cada 3 ou 4 meses, como fonte de micronutrientes, além de utilizar puro ou misturado com terra e areia nas minhas mamadeiras. Este adubo é rico em nitrogênio, e substitui muito bem o adubo químico. Eu só não utilizo os tão recomendados torta de mamona e farinha de osso porque tenho fácil acesso aos químicos, que para mim são bem mais baratos.

Mas no seu caso eu acho que é melhor essa dobradinha, que pode ser mais detalhadamente explicada pelos mais experientes, pois é menos agressiva.

O hormônio Superthrive eu nunca experimentei, mas pelos anuncios que eu tenho visto, me parece ser bem forte. hehehe. Não posso te explicar bem como utilizá-lo.

No meu caso, eu geralmente utilizo o adubo foliar, espero 15 dias e aplico o químico. Mais quinze dias o foliar. Nunca aplico dois tipos de adubos simultaneamente, pois o risco de perdas é grande.

O esterco bovino, guarda para as mamadeiras. É muito bom, pois é mais fraco do que o aviário, possibilitando recuperação mais rápida da planta. Além do que quando utiliza-se o aviário não dá para utilizar outros adubos concomitantemente, justamente por ser muito forte, e o risco de deficiência de alguns nutrientes se eleva um pouco. Pode ser utilizado puro ou misturado com areia. A maior desvantagem é em relação às ervas daninhas que provêm da alimentação do gado, rica em capim (as sementes do capim não são digeridas), portanto, seria bom esterelizá-lo antes de utilizar, utilizando o calor (forno, fogo, chapa quente etc.).

Essa é a minha experiência. Aguarde mais opiniões, pois o pessoal aqui é fera nesse negócio de adubação.
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa Thiago seu post foi muito bom.
Eu utilizo uma dobradinha torta de mamona e farinha de osso que tem dado muito certo, ela consiste em misturar as duas na proporção de 4 partes de torta de mamona e 3 de farinha de osso.
Essa minha mistura é um pouco pobre em potássio.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: