FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Comprei, sem conhecer, uma Érica Chinesa...E, agora??!!!!!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Soraia

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 5:51 pm    Assunto: Comprei, sem conhecer, uma Érica Chinesa...E, agora??!!!!!!! Responder com citação

Olá..

Tenho há 03 meses um mini bonsai (é o que estava escrito!!) da Érica Chinesa. Comprei numa feira em minha cidade com flores trazidas de Holambra.
Veio num vaso plástico, sem informações sobre a idade, num substrato escuro, parece uma terra preta (ai!!) com minúsculas pedrinhas e fibras parecendo raizes e umas porçõezinhas de uma terra vermelha misturados.
Entrei em pânico qdo vi que não há quase nada sobre ela, inclusive nem existe em lojas virtuais para comprá-la.
Recebi algumas informações de pessoas na NET mas ainda preciso de socorro para mantê-la viva. Fiz coisas absurdas com ela: mudei a de lugares várias vezes, variei na rega, fiz podas aéreas com meu alicate de unha, não selei, e o pior, a reenvasei para um vaso de cerâmica do mesmo tamanho do de plástico com que ela veio (muito grande para ela: 17X13X5cm Literato). Eu simplesmente a mudei de vaso, pus terra vegetal e umas pedrinhas de outro vaso de bonsai para preencher o vaso recente.
E ela , depois disso tudo, está vivaaaa!!!! Ela está aparentemente bem, com folhinhas novas e muitos, muitos botões de flores a desabrochar.. Bem, depois de muito ler por aí e por aqui tbém, gostaria de colocá-la num vaso condizente com o tamanho dela, adubá-la na época certa e comprar outros itens básicos para mantê-la viva... Ela tem cerca de 8cm de altura, a partir do solo, quase 10 cm de largura (copa) e 2 cm de diâmetro/1 cm de largura (base tronco). Estou achando horrível vê-la nesse baita vaso de bonsai, mas tenho medo de matá-la ao mudar para um vaso menor, já que eu não conheço nem as raízes dela. Tem bastante fibra na terra em que ela está que eu nem sei se aquilo é fibra, a raiz dela ou outra coisa.

Muito obrigada a quem dispensar um pouco de seu tempo, atenção e conhecimentos a mim.

Soraia

Como faço para postar fotos???[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Soraia

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 6:21 pm    Assunto: Link das fotos da minha Érica Chinesa Responder com citação

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.229709180402662.62093.100000907461406&l=788bd7efa1&type=1
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 6:52 pm    Assunto: Re: Comprei, sem conhecer, uma Érica Chinesa...E, agora??!!! Responder com citação

Não conheço essa espécie mas vá em frente troque idéias com os demais fique a vontade para expor e perguntar.
Um fraternal abraço do teu amigo no bonsai Eliseu Malheiros
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Soraia! Vc escolheu uma espécie um pouco complicada para começar.
Mas, fez o certo. Trocou de vaso sem mexer nas raízes. Essa espécie não aceita bem poda de raízes. Para colocar em vaso menor, tem que ir podando as raízes pouco a pouco. E isso ainda com grande risco da planta morrer.

Como vejo que ela está saudável, eu não me importaria com o tamanho do vaso. Deixaria nesse mesmo.

Recomendo, com uma pinça, retirar essas ervas daninhas.

Enquanto isso vá lendo, estudando sobre substrato, rega, etc.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ola
Pelo oque eu vi nas fotos oque você acha que sao fibras pelo jeito são as raízes dela, não conheço esta especie mas ja que você quer transplanta la para um vaso menor acredito que a hora seja agora no inverno, para isto vc pode procurar pelo forum que com certeza encontrara ótimos posts, eu recomendo você dar uma olhada neste link para tirar tuas duvidas
http://www.atelierdobonsai.com.br/mudando.html
Soraia

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 11:36 pm    Assunto: Ervas Daninhas???????? Responder com citação

Eu não acredito que aquilo que recobre a terra da minha Érica Chinesa é uma erva daninha!!!!!!!! Qdo a adquiri essa já estava assim mas tbém tinha uma pequena parte de musgo que foi sufocada por essa "gramínea"....Tem certeza de que se trata de uma erva daninha ????? Tô assustada!!!!! E eu estava cuidando daquilo e querendo que aumentasse mais ainda...Rsrsrrs
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 10:45 am    Assunto: Responder com citação

Soraia,

É erva daninha sim. O musgo não se alimenta dos mesmos nutrientes que a palnta em si, mas essa "gramínea" sim, e por isso, compete com a muda pelo alimento, deixando-a, então, mais fraca. Além disso, isso se espalha pelos outros vasos, e quando você vê já está em tudo quanto é parte.

Pelas fotos eu não consigo ver muito bem, mas parece ser tiririca. Se for, você tem que arrancar junto com o rizoma (batatinha) para que não brote novamente. E pode até plantar em outro vaso, pois quando batido com água dá um ótimo hormônio enraizador (risos).

Um abraço.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago, felizmente para a Soraia, não é Tiririca. Mas é uma erva daninha que joga longe a semente, por isso é uma praga que se expande rápido.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Soraia

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 6:10 pm    Assunto: Agradecimentos Responder com citação

Oi...

Obrigada a todos vcs que deram suas valiosas contribuições para mim....Valeu mesmo!!! Além de vcs recebi um e-mail muito bem explicado e atencioso de uma loja de bonsais da NET com mais orientações a respeito. Hj já retirei aquela erva daninha que estava sobre o solo; ela tem uma raiz bem longa e ruinzinha de arrancar..Rsrsr..Ainda vai nascer novamente até eu me livrar totalmente dela.. E acreditem havia um musguinho sufocado por toda a superfície tentando sobreviver...
Bem, hj tbém desabrochou a primeira flor em minhas mãos..Cedo, levantei-me e eis a bela surpresa: a florzinha quase toda aberta....Linda!!!!

Élio vi sua Érica em outro post. Que linda!!!!!! Que maravilha!!!
Me diga uma coisa: qdo posso adubá-la já que ela permanece florida quase todo o tempo. Digo isso porque de modo geral não se adubam bonsais qdo estão com flores. Certo??? E qto a quantidade de adubo pra minha que diz ser um mini bonsai??...Deve ser a metade da usada em arvorezinhas maiores, né???!!

Obrigada a todos.

Soraia
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Soraia, que tipos de adubo vc tem disponível?

abraço

Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Soraia;
Achei legal seu carinho e interresse pela sua Erica. Very Happy
Acho que vc escolheu uma espécie muito difícil para começar, todos dizem que Erica morre à toa, basta discutir com alguém na frente dela... Muito sensível...rsrsrs... Wink
Entretanto, a alegria que sentimos ao ver nossas "crias" desabrochar é indescritível... Wink
Boa sorte nessa empreitada, te aconselho adquirir outras espécies mais resistentes, que trarão a mesma satisfação em cuidá-las, porém com mais longevidade. Wink
Soraia

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 7:48 pm    Assunto: Sobre adubos.... Responder com citação

Olá Elio...

Aqui em minha cidade posso comprar aqueles adubos comuns para jardinagem, em sua maioria, os da marca Vitaplan. Mas pensei em compra da Internet um kit adubação, que me foi indicado contendo: 1 Pacote com 50 gr de Biogold Original com garantias de N5,5-P6,5-K3,5; 1 Pacote com 100 gr de Osmocote Plus com garantias de N15-P9-K12 e 1 Frasco 30 ml de Biobokashi Líquido com garantias de N1,0-P2,0-K0,8.

Mas se vc me indicar outro, que já tenha usado, certamente comprarei considerando sua experiência com a Érica.

Obrigada!!!!

Soraia
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Soraia, esse kit é excelente. Inclusive eu uso o Osmocote 15.9.12, o mesmo que faz parte do kit.

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: