Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 1:21 pm Assunto: Buxinho [Atualizado 28-02-2012] - RPP |
|
|
Olá de novo amigos!!
Esse foi o Buxinho que escolhi no viveiro junto com o Junipero.
clique para ampliar:
o msmo do tópico onde eu fiz a exposição das candidatas que estava em duvida se comprava ou não!
Então agora vou transplantá-la para um escorredor que já está comprado, preparar um substrato bem drenante e podar 1/3 das raízes. Tem algum substrato que essa esécie goste em especial, alguma dica? Ja posso fazer a poda radical como indicado pelo nickyfury no outro tópico?
clique para ampliar:
Ou devo esperar um tempo depois do reenvase e poda das raízes?
Do ramo que sair vou tentar fazer algumas estacas para no futuro ter algumas novas mudas!
Bem, axo que é só isso tudo!
...eu e minhas enxorradas de perguntas hauahuahauhauhau
valeu pessoal! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Editado pela última vez por Rafael Pontes em Ter Fev 28, 2012 7:01 pm; num total de 6 vezes |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 2:33 pm Assunto: |
|
|
Ola Rafael , paciencia é a alma do negócio ...
1- Mude o tamanho das fotos para maior , se já não estiver usando , use o imageshack.us , ache que é uma unanimidade no forum ...
2- fotografe de varios angulos , distancias e alturas...
3- Cada especie de planta exige um tipo de cuidado diferente , buxinhos são manhosos, talvez o escorredor possa ser descartado e vc deva plantar direto numa bacia grande com muitos furos ....
4- Cuidado com a poda das raizes , é preciso analizar como estão primeiro , para depois decidir se podar e o quanto podar delas ...
5- Entendemos como poda radical o procedimento em que eliminamos a ´copa por inteiro , no buxus sempervirens porem esta tecnica não pode ser usada, galho sem folhas secam ..
Espero ter ajudado , boa sorte e não se esqueça da alma do negocio ....  |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 2:41 pm Assunto: |
|
|
Ta certo Bonsérgio! Em vez de plantá-lo em um escorredor então vou colocá-lo em um desses galões de agua mineral cortado ao meio cheio de furos que eu fiz com um ferro de solda, tenho um desses guardado em casa!
Meu buxinho pegou uma carona hoje para a casa da minha mãe numa cidade próxima daki, então no domingo quando eu for para lá trabalhar nele eu vou tirar mais fotos e postar aqui!
As fotos que posto basta clicar nelas para ampliar em uma nova janela, sempre uso o imageshack também, é muito bom! hehehehe
Quanto à poda de raízes, só devo podar então se ele estiver com muitas e se elas estiverem em bom estado não é?
valeu pelas dicas!!!
e como sempre, pacieeeeeeeeeencia! hehehe  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 10, 2010 7:29 pm Assunto: |
|
|
Olá, estou de volta agora com mais fotos!
aí vão elas:
copa arredondada:
vários ângulos:
possível "frente" com a marcação de onde vou podar:
É isso ae, amanha vou preparar um substrato mais ou menos 50% areia e 50% terra para ele e transplantá-lo para um recipiente gande cheio de furos! Então eu posto mais fotos dos procedimentos!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 1:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael!
É um Buxus com bom potencial.
Lembrete! Se vai fazer alguma intervenção como poda, aramação, é melhor fazer antes do transplante.
Depois de transplantado não é conveniente mexer tão cedo por causa do movimento que as raízes podem sofrer.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 1:59 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Uma desfolha total deixando parte da folha ao pecíolo, ajudaria na visualização da estrutura, e a eliminanação de galhos mal colocados se faz necessária para iniciar o trabalho com uma base forte, ficando o trabalho de condução facilitado. Sugestão: fazer uma boa adubação antes do transplante(um mês antes), a planta reagirá melhor.O buxos gosta muito de substrato arenoso, 60 à 70% de pedriscos ou cacos cerâmicos o restante terra vegetal ou turfa.Belo material, parabéns! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 2:03 pm Assunto: |
|
|
então, segundo o conselho dos amigos, vou fazer a desfolha, seguida de uma poda no local indicado e depois deixá-lo descansar por um tempo com adubação (4-14- pra ele se recuperar! Em seguida eu transplanto ele para o recipente maior todo furado e com bastante pedrisco!
Hoje trabalhei a manha inteira triturando (manualmente) um punhado de talha velha e peneirando areia ahuahauhauha
to cansado e cheio de calos, mas vai valer a pena dar um bom substrato pra minhas plantinhas!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 2:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael!
Experimente fazer duas adubações quinzenais antes de qualquer coisa.Depois através da desfolha total, poderá visualizar a estrutura de sua planta e escolher se realmente quer fazer a poda no local indicado.Vejo muitas possibilidades no seu buxos, vai com calma rapha!Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 2:19 pm Assunto: |
|
|
Ta certo Bozó agora o mais indicado então é dubar e esperar né?
Mês que vem eu volto a mexer nela! Valeu! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
só pra completar, essa semana adubo ele com 4-14-8 e depois de uns 15 dias volto com ele, ou então se axarem mais apropriado, ponho um pellet de TM+FO+cinzas!!!
E então em novembro eu faço a desfolha e a escolha dos galhos que ficam/saem e o estilo! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 5:09 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
O Buxinho reagiu bem ao adubo! As folhas dele estão verdinhas e tem vários brotos de folhas novas...
Como estou aqui em Rio Novo onde minhas plantas estão temporariamente, pensei em fazer a desfolha parcial dele de uma vez pois mes que vem não vou ter tempo de vir aqui e depois disso viajo por uns meses. Vou deixar minhas plantas aos cuidados da minha mãe...
Será que já poso fazer a desfolha nele ou espero até março quando eu voltar? _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 5:21 pm Assunto: |
|
|
Desfolha em Buxinho??? Não sei se dá!
Só sei que buxinho sem folha e morte certa! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 5:22 pm Assunto: |
|
|
putz markus,ia digitar isso agora quando vi seu post,é isso aí,nao desfolha o buxinho nao, |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 6:11 pm Assunto: |
|
|
Como eu disse, vou fazer uma desfolha parcial que os amigos foristas me falaram pra fazer. Corta-se metade das folhas pq como a gnt sabe Buxinho sem folha morre... dae com essa "poda" dá para se ter uma idéia melhor da silhueta da planta e então pensar em algu estilo...
foi o que e foi dito mais acima nesse tópico...
se isso não for o ideal vou fazer a ideia que me deram de inicio que seria podar um dos ramos laterias e começar a dar uma forma a ele... _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 08, 2011 7:20 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Acabei não fazendo intervenção nenhuma no meu buxinho desde aquela época do ultimo post. Estou esperando o fim do outono (é essa a época certa dele?) pra poder reenvasar pra um escorredor e trocar o substrato.
Adubei ele com NPK e agora só aguardando mesmo. Aí está ele todo descabelado hehehe
By luzernejf at 2011-05-08
By luzernejf at 2011-05-08 _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|