Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 11:33 pm Assunto: Sementes de Piteco |
|
|
Boa noite,
Pessoal, eu moro na região dos lagos do RJ e aquí temos muitos pitecos espalhados pela cidade. Hoje, pela manhã, quando eu corria na praia eu observei que um grande piteco estava cheio de vagens de semente. Estou muito tentado em colhe-las e futuramente semear. A pergunta é: Posso colher as vagens verdes; se puder tenho que esperar que sequem para só depois abri-las; devo secá-las de que maneira; antes de semear tem que quebrar alguma possível dormência????
Sei que são muitas perguntas, mas se houver mais uma dica de relevancia, por favor, me orientem!!!!!! |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 1:05 am Assunto: |
|
|
Sobre as outras perguntas não sei lhe responder, mas o Élio me falou uma vez que antes de semeá-las é bom pegar um cortador de unhas e dar uma leve lascadinha em cada semente.
Abraço |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 7:00 am Assunto: |
|
|
espere quando as cascas das vargens estiverem ja bem escuras... ou entao espere quando elas estourar e soltar as sementes naturalmente...
semear e facil...
faz o teste da agua... enche um copo de agua e joga as sementes as que afundar é as que vc vai plantar... as que boiarem pode jogar fora... depois pegue uma lixa fina (conta pra ninguem nao eu usei a da minha esposa de lixar unha...se ela descobrir é briga na certa...) vc da uma lixadinha na semente e planta em areia...
a areia tem que ficar umida não encharcada...
do mais
Boa sorte... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 7:29 pm Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz e Luciano Pessoa
Muito obrigado pelas orientações, vou ter que ficar vigiando estas árvores, que estão pela cidade, esperando que as vagens amadureçam. Quando elas estiverem no ponto de colher e eu assim o fizer, existe uma maneira de acondicioná-las de modo que não estraguem? Pois pretendo colher muitas, tantas que, se eu semear todas vai dar divórcio...rsrs
Abração!!!! |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:36 pm Assunto: |
|
|
Prezado Mario,
será que você poderia me conseguir algumas? Se quiser tenho de flamboyant, aroeira e tamarindo. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 9:15 pm Assunto: |
|
|
pmaia,
Sem problemas, com certeza lhe enviarei. Muito obrigado mas não é necessário que me envie estas sementes, pois eu moro numa região de bastante verde e tenho fácil acesso a essas espécies. Contudo se vc for um conhecedor do tamarindeiro gostaria de uma informação: sabe dizer se é uma planta de folhas caducas? Possuo uma planta dessas a +/- 2 anos e nunca reparei se as folhas caíam nessa época do ano. Agora ela está praticamente sem folhas, as poucas muitas secam. Eu antes morava em São Gonçalo,RJ, lugar onde a temperatura não cai tanto quanto aquí na Região dos Lagos. Outra pergunta sabe se frutifica como bonsai e quanto tempo leva, aproximadamente?
Tá pensando o quê, achou que as sementes sairiam assim, de graça 100%...rsrsr
Forte abraço!!!
Não me deixe esquecer de te enviar quando elas estiverem maduras, como me aconselharam os nossos colegas. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 9:42 pm Assunto: |
|
|
Grande amigo Mário Sergio !!!!
Jair e eu temos feito uma série de experiências com sementes, ainda não obtivemos uma resposta adequada para as várias situações de semadura.
Agora estamos aguardando as vagens do nosso bonsai que é carro chefe, ficarem maduras. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:03 pm Assunto: |
|
|
Mario,
sinto não poder te responder sobre as folhas caducas, pois comecei o cultivo do tamarindo, por semente, agora. Mais com relação a frutificar, veja a foto abaixo:
Fica aqui um grande incentivo.
Abs., Paulo.
Editado pela última vez por pmaia em Ter Set 27, 2011 11:17 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:18 pm Assunto: |
|
|
Tia Ângela se vc e o brother já passaram por esta fase e não deu certo, só me resta espera amadurecer e colher...rs
Paulo, valeu pelo incentivo muito motivador.
Editado pela última vez por Mário Sérgio em Dom Set 18, 2011 9:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
Registrado: 25/10/10 Idade: 42 Mensagens: 52 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 9:17 pm Assunto: |
|
|
Amigo, vi seu tópico agora e não posso deixar de perguntar: conseguiu as sementes de Piteco? Se quiser tenho pra trocar sementes de Leucena e Jacaranda Mimoso.
Abraços, Pedro. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 18, 2011 9:21 pm Assunto: |
|
|
Pedro, as árvores ainda estão com as vagens verdes, pelo menos as que eu tenho visto. Assim que eu colher entro em contato... fique tranquilo!! |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 11:55 am Assunto: |
|
|
Na UERJ entrando pela Radial Oeste tem varios pés de piteco já peguei sementes por lá espalhadas pelo chão e o local é de livre acesso.. _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 23, 2011 12:29 pm Assunto: |
|
|
lubisomem,
vc já semeou? Usou alguma técnica pra facilitar a germinação?
Vc colheu as sementes já maduras ou colheu verde e pôs pra secar?
Forte abraço!!!! |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 2:20 pm Assunto: |
|
|
Colhi na uerj, as vagens estavam no chão portanto creio que já estavam maduras, para germinar tem que raspar a casca um pouco ai elas pegam, se não raspar um pouco creio que não pegam não as minhas varias pegaram... _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
Registrado: 25/10/10 Idade: 42 Mensagens: 52 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 6:52 am Assunto: |
|
|
lubisomem,
obrigado pela informação! vou dar uma passada por lá, já que moro bem perto. vc sabe dizer qual a espécie de piteco que tem lá?
abraços! |
|
|
 |
|