Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raphael slp

Registrado: 11/01/10 Idade: 39 Mensagens: 33 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 9:22 pm Assunto: quais são os cuidados básicos com videiras ?? |
|
|
esses dias comprei tres mudinhas de videira queria algumas dicas de cuidados basicos como rega, substrato, época de poda etc.....
outra duvida se o tronco das videiras costumam se retorcer naturalmente ou terei que dar forma quando ainda esta verde pq depois que lignifica fica muito duro outra as mudas foram feitas de estacas de uma planta bem antiga q já frutificava sera que terei que esperar muito ate elas frutificarem .......qualquer dica ja sera de grande ajuda pois não conheço nada da especie!!
obrigado a todos e um grande abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 9:50 pm Assunto: |
|
|
Raphael, basiamente o substrato pode ser parecido com as diversas misturas indicadas para bonsai, mas para videira eu adiciono um pouco mais de terra vegetal mesmo. As regas basicamente é regar assim que estiver seco. Nem de mais, nem de menos. Regar, deixar secar, regar...
Quanto a podas de formação devem ser feitas no final do período de dormência. Quando perceber que ela está querendo iniciar a brotação ao final do inverno, é a hora certa para podar. Observe as gemas, elas ficam "gordinhas" antes de brotar, é a hora da podar. Quanto ao tronco ele fica naturalmente retorcido quando cultivada a campo. O esquema de podar sempre deixando a última gema no lado oposto a brotação do ano anterior, ajuda a tornar o tronco mais retorcido. Espero que te ajude.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 10:56 pm Assunto: Videiras |
|
|
Ola amigos desculpe-me por pegar o barco andando mas é que tenho umas dez mudas de videiras para trabalhar este ano.Quanto ao substrato coloquei 50%de terra tipo plantamax e 50%de pedrisco.No mes passado fui a Antonio Prado e ganhei uma muda que deu pra dividair em 5 mudas todas plantadas e esperando pra ver o que vai dar.Tenho uma que comprei e ja esta brotando bem na pontinha dela em cima pergunta agota lendo este posto nao entendi direito pra que podar agora????? e Elio elas estao direto no tempo pegando esta chuva toda e frio esta certo?????.
Abraços |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 10:13 am Assunto: Re: Videiras |
|
|
Amigo André. muda nova não poda, essa primeira ramificação já vai apresentar cachinhos de uva, juntamente com as primeiras folhas. deixa crescer é uma arvore que ao brotar pela primeira vez já frutifica é normal. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
|
 |
Raphael slp

Registrado: 11/01/10 Idade: 39 Mensagens: 33 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 2:25 pm Assunto: |
|
|
Elio muito obrigado pelas disca......eu tava preocupado com a rega e substrato pq o cara q me vendeu disse que as raizes apodrecem com facilidade........
Nickyfury obrigado pelos links vou dar uma lida com calma realmente tem exemplares lindos........e dicas sobre poda redução de folhas etc.....
obrigado e um grande abraço |
|
|
 |
|