|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Brigoni 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: Novo Hamburgo-RS
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 4:39 pm Assunto: Shimpaku |
|
|
Amigos adquiri esse Shimpaku!! Estou com várias idéias, mas um pouco inseguro para intervir.
O que acham???
Segue algumas fotos para opiniões quanto à estilização!!
Abraço e obrigado pela ajuda.
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 5:21 pm Assunto: |
|
|
Bela planta camarada, gostei da distribuição de galhos.Tá bem encaminhada, tem uma boa tendência ao estilo inclinado (shakan). _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 5:59 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Marco, bela árvore Brigoni.
Tem potencial para virar um lindo bonsai, mas não se precipite. Não estamos na época de intervenções radicais em juníperos. Espere o inverno para podas drásticas e aramação.
Penso que o próximo passo é transplantar para um vaso maior com substrato drenante, sem necessidade de muita matéria orgânica (mas no inverno também) Enquanto isso, como diz nosso amigo Nick, é treinar bastante a paciência.
Um abraço _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
Brigoni, tudo bem?
Tenho um shimpaku que parece um pouco com o seu.
comprei assim como está, 6 ou7 meses atras.Ele é bem bonito,todo em patamares, se quizer acho que o seu pode ficar assim.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 8:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Brigoni, a melhor época para trabalhar com essa espécie é no inverno, e não agora, lamento dizer. Por isso, o melhor a fazer é munir-se de paciência e esperar a estação propícia. Por outro lado, vc pode ir preparando a planta de outra forma, para melhorar sua saúde: adubação organica nela, além de uma limpeza no solo, retirando as ervas daninhas.
Outra coisa que tanto vc quanto o colega Jair podem fazer agora, em seus shimpaku, é uma pinçagem nas acículas. Usando as pontas dos dedos de uma mão, com a outra segure um galhinho qualquer e puxe as acículas para cima, torcendo ligeiramente enquanto o faz. Assim, vc retira o excedente, deixando o galhinho livre para "respirar" e se desenvolver como deve. A pinçagem pode ser feita em qualquer época do ano, sem nenhum prejuízo para a planta, vez que ela tem energia de sobra para se desenvolver nessa area.
O ideal, para cada galho pinçado, é que vc o segure de maneira a ficar aberto como a palma de sua mão. Retire, então, com as pontas dos dedos conforme indico acima, as acículas que crescem na parte superior e na parte inferior da "palma". Faça isso com regularidade em todos os galhos. Ao final do trabalho, observe que os galhos ficaram "vazios" e mais leves, o que permitirá o acesso de luz e calor solar no interior deles. Essa incidência estimula novas brotações, bem como o fortalecimento das atuais, melhorando o aspecto geral da planta e acabando com essa aparencia de topiaria que as plantas de vcs têm atualmente.
Lembrando apenas que a pinçagem deve ser feita agora, sem nenhum problema. Cortes, aramações e outras intervenções como shari e jin, apenas devem ser feitos no inverno. Após o término da pinçagem, mantenham a planta em cultivo a pleno sol, o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Verão então que a cor da acículas irá, aos poucos, adquirir uma tonalidade de verde mais intensa, mais forte. A pinçagem é um recurso que pode ser usado várias vezes durante o ano. Comecem sempre pelos galhos mais baixos, deixando o ápice sempre por ultimo. Não tenham pressa, pois ela é inimiga da perfeição. Não usem tesoura, apenas as pontas dos dedos. Retirem, logo no inicio, galhinhos e acículas secas, que não se desenvolveram. Se tiverem dificuldade para retirar essas, então use uma tesoura de ponta fina. Mas nunca use tesoura nas acículas verdes. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 10:07 am Assunto: |
|
|
Amigos Marco e Roberto, obrigado pelo estimulo e pelas dicas, também achei uma bela planta !! Agora é esperar o inverno, conforme indicou o Roberto...
Amigo Jair, bela planta você tem!! Acho legal você também seguir a dica do Nickyfury.
Amigo Nickyfuri, você novamente me dando uma aula!! De onde você tira tanda paciência com os amadores como eu??? Só pode ser muito amor pela arte!!!!
Irei seguir linha por linha do seu texto e aguardar o inverno que nao tardará no meu estado!!!
Posso usar osmocote ao invés de adubo orgânico?? Ou o benefício do orgânico é indispensável???
Abraço a todos |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 12:30 pm Assunto: |
|
|
eu gostei da foto 4... acho q pode dar uma frente legal!
preciso comprar um...
quem souber de algum legal para eu ir atrás...
abçs _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Carlovich,
Obrigado pela opiniāo quanto à frente da planta!!
Comprei na Bonsai Ideal, aqui na minha cidade, mas sei que ele manda para todo o Brasil. No seu estado deve ter muitos lugares de qualidade!!!
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 1:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Brigoni, o inverno chega para todos os brasileiros na mesma época, não se precipite pq em seu estado o frio chega um pouco antes, ok? Aguarde a data correta, do calendário, para agir com calma, ponderação e ter uma planta saudável e bem posta ao final. A paciência é a alma do bonsai e a melhor ferramenta do bonsaista. Fique atento. Em relação ao adubo, eu recomendo o organico, preferindo deixar o osmocote apenas para quando a planta estiver formada adequadamente. Mas, costumo sempre dizer: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu.
Em relação à minha paciência para com o pessoal iniciante, devo salientar a importancia em considerar que os que iniciam agora serão os mestres de amanhã. Se eu incentivar corretamente, sei que vc terá imenso prazer em repassar seus conhecimentos aos menos favorecidos, quando chegar sua vez de o fazer. Afinal, todos nós temos como objetivo principal aprender a fazer bonsai. Fazer bonsai é fácil, dificil é fazer de acordo com técnica, qualidade e conhecimento corretamente aplicados. Lá na frente, veremos bonsai de qualidade cada vez melhor, e isso, para mim, é um grande estimulo para continuar prestando meu auxilio a todos, nesse momento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 11:26 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
seguindo as orientações: limpei o substrato, fiz a pinçagem e adubei com torta de mamona.
Não sei se fiz pouca poda, mas resolvi não exagerar sem conhecimento!!!
Agora aguardarei o inverno para poder contiunuar...
Abraço
 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 7:53 am Assunto: |
|
|
ta bem encaminhada mesmo sua planta!
No inverno a gente ve o que vc trabalha nela, mas com certeza "ela ja tem um pézinho" no estilo inclinado hehehehe
Grande Nick nosso professor!!! o que seria da gente sem vcs mestres pra pararem com nossa chacina de plantinhas indefesas hehehehe
Estava percebendo isso esses dias... tem um tempo bom que não perco nenhuma planta e minhas intervenções tem dado mais resultados por serem feitas de forma um pouco mais correta
Um dia chego lá! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 8:42 am Assunto: bonsai |
|
|
Brigoni, acho que se vc se munir de um tantiko de coragem, ainda dá para melhorar o aspecto dos galhos, pinçando as acículas um pouco mais, para aclarar melhor os galhos, todos os galhos. Veja na imagem abaixo o perfil de um galho antes da pinçagem e depois:
Veja essa diferença em um trabalho de pinçagem feito no shimpaku abaixo. Repare o antes e o depois, para ter uma base adequada:
Um "aclarado" corretamente executado deixa o galho bem limpo:
Não tema em realizar esse tipo de desfolha. A sua planta só tem a ganhar, e o tempo é ótimo para esse trabalho ser feito agora, sem nenhum problema. Em poucos dias, graças à adubação, sol e rega, sua planta retorna com nova "roupagem", emitindo forte e vigorosa brotação, melhorando o aspecto geral de toda a estrutura aerea. Esse é o tipo de trabalho que voce precisa aprender a fazer e a dominar, pois deverá ser executado periodicamente, para que sua planta não fique parecendo uma topiaria ao invés de um bonsai.
Para voce ter uma idéia, eu devo ter em meu viveiro aproximadamente uns trinta e cinco juniperos, em estágios e estilos os mais variados, que devo pinçar, regularmente, para que não percam a forma e eu não acumule "serviço". Claro que, vez ou outra, busco auxilio com os diversos amigos que aparecem para uma "visita". Mas, quase sempre, sobra mesmo é para mim esse trabalho, que faço meticulosamente em todos eles. Some-se aos shimpaku os juniperos tosho, san josé, procumbens e aí vc terá uma idéia, aproximada, do grau de dificuldade. Mas como faço isso há algum tempo, adquiri experiencia para fazer bem feito e bem rápido. Por isso, recomendo a vc fazer no seu, adequadamente, para que a resposta da planta favoreça um bom desenvolvimento para ela, além de facilitar o aporte de arames no inverno que se avizinha.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 12:29 pm Assunto: |
|
|
Nick meu velho,,, o que passa? ainda aguardo seu contato... grande abraço... _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 20, 2011 12:09 am Assunto: |
|
|
Amigo Rafael, faço minhas as suas palavras quanto a ajuda dos mestres!!!
Prezado Nickyfury,
Realmente precisa coragem !!! Eu não sabia o quanto tinha que remover.
As suas fotos permitiram entender até onde chegar...
Realizei a pinçagem, mas demorei um tempão!!
Nossa, imagino o seu trabalho com todas as suas plantas. Haja experiência!! Acho que eu ainda nao seria muito úti para te auxiliarl
Obrigado pela aula!! Praticamente um curso!! Não tenho palavras para agradecer
Abaixo posto a foto da pinçagem.
Abraço
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Abr 20, 2011 12:40 am Assunto: |
|
|
EEEEEEEEEEita ....
Acho que ficou bom heim....
Este tópico me esclareceu muita coisa...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|