FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Após o alporque?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
djemys

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 7:20 pm    Assunto: Após o alporque? Responder com citação

Ai galera to precisando de vcs, fiz um alporque de uma arvore que fica do lado de fora do condomínio onde moro que ainda não sei o nome mas futuramente colocarei fotos dela só sei que é um tipo de acácia.

A minha pergunta é como posso proceder depois de feito o alporque a respeito da brotação, a algo que eu possa fazer para a planta brotar mais ou uniforme? O motivo da pergunta e por que o broto de baixo estar crescendo muito mais do que os outros dois que apareceram que estão muito lentos, estar mais ou menos como tentei mostrar na foto. Valeu abraço...

[/b]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

djemys, pelo que entendi, a foto é apenas uma ilustração, mas você tirou os galhos acima do alporque como na ilustração?
A questão da planta brotar mais abaixo do alporque é bem natural, afinal foio interrompido ali o fluxo de seiva e a planta automaticamente brota neste ponto, como se ali tivesse sido podado, cortado.
Agora, se não ficaram folhas acima do alporque o enraizamento será prejudicado porque a planta precisa das folhas para no fluxo inverso ter seiva elaborada que ajudará no enraizamento. O fato dos brotos acima estarem saindo menos fortes é porque o fluxo de seiva foi cortado...
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
djemys

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Elio esse alporque que fiz foi bem ousado, é de um canteiro de arvores que tem fora do condomínio como já foi dito então avistei esse galho na arvore subi e fiz o alporque por isso que tive de serra o galho que era mais ou menos uns 2 metros entende? Por isso que estou meio perdido por que nunca tinha feito isso e não sei como proceder depois do alporque feito dessa forma... Valeuzão por sua ajuda. Se vc souber de mais algo que possa me ajudar fico muito agradecido abraço
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se brotará!Quando fizer alporque de novo, efetue a poda e espere por brotações antes , ou não pode o galho, deixe-o inteiro, isto facilitará o enraizamento, após o enraizamento, quando serrar o alporque, poderá fazer a poda de redução, pois já terá raízes e energia armazenada pra responder.abç
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

O Marco deu a dica certa. Deveria ter podado, deixado brotar e somente depois fazer o alporque. Agora, é torcer. Caso não dê certo, e como está brotando abaixo do alporque, poderá no futuro fazer outro alporque abaixo desta brotação que ora está saindo... terá assim mais chances de sucesso...
abraço
Aldair J M de Oliveira

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá djemys!! Do jeito que vc postou da a entender que se trata de uma estarquia e não de uma alporquia. Se realmente se trata de uma estaca os brotos são sinais de que a estaca esta pegando, mas se for um alporque vc pode ter colocado em risco sua muda, ela ainda estava sensivel e a seiva elaborada que alimenta as raizes foi interompida, uma vez que esta seiva é produzida pela fotosintese realizada nas folhas, mesmo assim vamos esperar o resultado, as vezes as plantas reagem de uma forma inesperada, boa sorte.
djemys

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Galera, não é uma estaca e sim o resultado de um alporque que fiz no galho de uma arvore. Ai esta uma fato da brotação que estar uma beleza... Obrigado a todos.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: