FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sugestões para Aroeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
aristoteles

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2011 11:51 am    Assunto: Sugestões para Aroeira Responder com citação

Olá pessoal,

Tenho essa aroeira em um escorredor e acho que chegou a hora de estilizá-la.
Gostaria da valiosa contribuição de vocês para esta tarefa.

Segue fotos:

Uploaded with ImageShack.us

----------------------------------------------------------------------------------

Uploaded with ImageShack.us

A planta não está muito bonita porque o inverno, por incrível que pareça, aqui na Paraíba está rigoroso.

Elá está com 5 anos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
aristoteles

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

E aí pessoal?

Nenhuma sugestão?
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Aristoteles, não sei qual tua idéia em baixar estes galhos mais grossos.
A meu ver, eles estão grossos demais para a posição onde nascem, que mais me parece o ápice da planta.
Eu zeraria ela e começaria de baixo, incentivando aí sim, galhos que saem aos lados e no fundo a se tornarem os novos patamares da planta.

Se optar por não zerar, sugiro seguir mais ou menos conforme abaixo. A linha azul é a parte da planta que hoje eu aproveitaria, transformando no desenho da linha vermelha. Os demais galhos, cortaria todos.
Claro, que vejo outros possíveis desenhos e ápices a serem seguidos, então este desenho que fiz é apenas para que tenhas uma idéia do que digo.
As novas ramificações trabalharia no sentido de torná-las os novos patamares, sendo aí sim, galhos mais grossos embaixo, e mais finos em cima.

De qualquer forma, é uma bela espécie e o tronco está com um desenho sinuoso muito bom!

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Se fosse minha eu deixaria ela crescer livremente por uns 3 anos, depois faria uma poda drástica, a uns 15 a 20 cm de altura e esperaria as brotações para definir sobre estilo... sua planta ainda tem muito o que desenvolver a base... comece o bonsai de baixo pra cima... não começamos uma casa com a pintura... antes é necessário as paredes, e para isso é necessário o alicerce, e para isso é necessário a preparação do terreno... vai por aí que terá sucesso...

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 6:49 pm    Assunto: Aroeira Responder com citação

Ola Ezequiel otima dica do Renato mas se fosse minha podaria uns 5 a dez cm acima da primeira curva e deixaria crescer livre pra ver no que da.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2011 7:52 am    Assunto: Re: Aroeira Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Ezequiel otima dica do Renato mas se fosse minha podaria uns 5 a dez cm acima da primeira curva e deixaria crescer livre pra ver no que da.
Abraços

Então, o problema nesse caso é a falta de conicidade, a planta tem praticamente o mesmo diâmetro da base até o ponto que vc citou... se ele fizer uma poda drástica, vai levar mais um ano até ela desenvolver novas brotações como tem atualmente... daí, depois que ele trabalhar a copa legal, ele vai postar a planta e vai vir os mesmos comentários... que a planta tem uma copa legal, mas falta base, falta conicidade... entende?

Deixando crescer livremente a planta só tem a ganhar... temos que ter mais embasamento na hora das intervenções... tudo tem um motivo e um momento certo de se fazer... é preciso buscar isso... otimizar nossas intervenções...

Assim, é minha opinião, eu faria assim. Deixei de podar as plantas para ver no que dá já faz tempo, só faço os procedimentos focado em algum resultado... penso que esse lance de "podar alí pra ver no que dá" não rola no bonsai... perde-se muito tempo e muito aprendizado com isso...

Valeu galera

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
aristoteles

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Primeiramente obrigado pela ajuda.

Renato, na verdade tentei baixar os galhos para forçar ela a encher a copa, mas não deu muito resultado.

Gosteu da sua sugesrão, fazendo a poda que vc projetou precisaria em seguida encher a copa, não é?

Ezequiel,

Caso opite por deixar ela crescer livremente por mais uns 2 ou 3 anos seria para formar mais o tronco?

E quando vc fala crescer livremente é nenhuma poda? ela ficará bastante grande, não é?

Atualmente a planta está com 35cm de altura e está no escorredor há 4 anos.

Mais uma dúvida, caso opite por podar essa época é boa para podas?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: