FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Natureza perfeita: padrão de Da Vinci revela o mistério por
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 173

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 1:00 pm    Assunto: Natureza perfeita: padrão de Da Vinci revela o mistério por Responder com citação

http://www.tecmundo.com.br/pesquisa/16543-natureza-perfeita-padrao-de-da-vinci-revela-o-misterio-por-tras-do-formato-das-arvores.htm


Séculos atrás, o artista Leonardo Da Vinci observou em um de seus desenhos que os troncos de árvores seguem uma divisão matemática de diâmetros. Essas indicações são utilizadas até hoje por desenhistas para criar árvores com um aspecto realista. Embora o método sempre tenha sido respeitado, nunca se soube ao certo o porquê das indicações numéricas no esboço inicial de Da Vinci.

Porém, o físico Christophe Eloy, especialista em mecânica dos fluídos, foi além e desenvolveu um modelo computacional baseado na estrutura de desenho e, em suas pesquisas, descobriu uma razão lógica para a adoção das proporções ditadas por Da Vinci.

Segundo o artista, quando um tronco de árvore se divide, à área transversal dos ramos acrescenta-se a área transversal do tronco, sucessivamente. Matematicamente e por aproximação, a soma dos quadrados de todos os diâmetros de ramo é igual ao diâmetro do tronco.

Mas porque essa relação existe? Botânicos sempre defenderam que isso acontecia para que a árvore pudesse distribuir a água de maneira uniforme ao longo dos seus galhos. Contudo, Eloy notou que as intersecções se dividiam como fractais, com cada divisão formando o mesmo ângulo.

Em seu trabalho, ele também percebeu que rajadas de vento fortes em um determinado ponto afetam as folhas que crescem perto do fim e, com isso, aplicou uma fórmula matemática para calcular o diâmetro do ramo necessário para que o galho possa resistir às quebras.

O resultado é um modelo capaz de determinar com precisão o diâmetro e o expoente real necessário para obter respostas precisas e, com isso, evitar que ventos fortes possam destruir galhos de árvores. “É surpreendente e maravilhoso que ninguém tenha pensado nisso antes”, explica Marcus Roper, matemático da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

A descoberta de Eloy poderá ser aplicada na engenharia e, com isso, o mesmo princípio pode ser adotado na construção de estruturas similares, que sejam capazes de oferecer maior resistência às forças da natureza.



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/pesquisa/16543-natureza-perfeita-padrao-de-da-vinci-revela-o-misterio-por-tras-do-formato-das-arvores.htm#ixzz1gQlusvva
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 173

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 1:05 pm    Assunto: Responder com citação



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante Shocked Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil