|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 10:03 pm Assunto: Aramação em ligustrum1ª vez |
|
|
|
|
|
 |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 10:07 pm Assunto: |
|
|
não entendo muito dessa especie(na verdade nada) mas eu acho q esta indo no caminho certo
alias ta bem linda (: |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 4:10 pm Assunto: |
|
|
Otoniel... legal sua aramação.
Uma dúvida seria. O primeiro galho não deveria se levemente abaixado para parecer um galho pesado na natureza?
Se fosse minha eu usaria um arame bem mais grosso ou então tracionaria atravéz de um arame fino ou barbante somente neste galho. Os outros parecem bem feitos sim...
Espero ter ajudado.
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Mcdonald, aquele primeiro galho teria que ter mais "peso", na minha opnião.
As folhas parecem de acerola, é isso mesmo?
É um belo exemplar, hein
Abraço. _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:39 pm Assunto: |
|
|
Foi mal só agora li o título da postagem , é um ligustro  _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:43 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Otoniel... legal sua aramação.
Uma dúvida seria. O primeiro galho não deveria se levemente abaixado para parecer um galho pesado na natureza?
Se fosse minha eu usaria um arame bem mais grosso ou então tracionaria atravéz de um arame fino ou barbante somente neste galho. Os outros parecem bem feitos sim...
Espero ter ajudado.
Grande abraço |
sempre!!! Mac eu tambem acho, mas fiquei meio receioso pois o galho é curto demais e grosso fiquei com medo de quebrar achei que com o tempo com o crescimento eu consiga no futuro baixá-lo.
O que acha?? |
|
|
 |
Alecsandro 1.o PASSO

Registrado: 08/03/07 Mensagens: 118 Localização: Camaçari - Bahia
|
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 9:54 pm Assunto: |
|
|
Caramba!!!
Não é muito fácil essa decisão mas confesso que gostei muito da projeção, inclusive já salvei no meu computador. |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
FIKOU BONITO A SUA ARAMAÇÃO OTONIEL...  _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
O Alecsandro tem razão ao considerar este corte drástico. Afinal a planta começa com um belo movimento e de repente segue reta e isso não fica harmonico, nem natural. Mas também entendo para quem tem a planta, fica uma dor no peito e fazer e imaginar uma longa espera até chegar ao projeto. Sei como é isso, pois nas reuniões de nossa Associação sempre percebo ser mais fácil passar o serrote nas plantas dos outros do que nas minhas próprias....rsrsrsrsrsrsrs.
Bom, se você prefere um bonsai de melhor qualidade, mas de mais longo prazo, deve ser o conselho do Alecsandro. Mas sua planta pode ficar com bom aspecto e com menos tempo, se ao contrário do que fez, deixar mais galhos preenchendo o espaço que ficou entre o primeiro e o segundo, de um lado e o primeiro e o terceiro de outro. A condensação da copa nesta região, esconderia, no futuro próximo o defeito do tronco reto... Por outro lado, no ápice há uma concentração excessiva de galhos, muitos saindo praticamente do mesmo ponto. Neste local será importante uma limpesa, deixando apenas os necessários.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio...
Sábias palavras....
Depois da projeção que vi tb concordo com os amigos..
Agora o duro deve ser a coragem de fazer isso... Como o próprio Elio disse, na planta dos outros é bem mais fácil... mas se fosse minha iria neste rumo sim...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
Sábias palavras do Élio, como sempre.
Eu tenho a seguinte visão: como iniciante, sempre temos a ansiedade de formar um belo bonsai logo, ou temos dó de realizar um procedimento como este.
Dái não fazemos e chegamos a uma planta que olhando de longe parece um belo bonsai.
Mas (aconteceu comigo), de repente vamos aprendendo e evoluindo na arte e, começa um sentimento de insatisfação da planta, pois poderia ter mais qualidade técnica e beleza.
Daí resolvemos realizar o procedimento, que já devia ter sido feita há meses/anos atráz.
Como consequência, gera outro sentimentode insatisfação: "por que eu não fiz isso logo, antes?". Pois se já tivesse feito, já estaria com o bonsai meses/anos a frente.
Hoje, se tem que fazer, eu faço, não fico com dó... é um passo para trás para poder dar 2 para frente _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 7:00 pm Assunto: |
|
|
Srs, assim alem da poda radical eu devo mudar: frente seria o que hoje é a parte de trás?? não gosto das cicatrizes o que acham |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Ao fazer este procedimento de zerar a planta será uma ótima oportunidade para definir a melhor frente e não apenas a frente que o momento apresentou. Talvez seja esta mesma, não sei. Somente de posse da planta para saber. Mas os ítens determinantes da melhor frente são sempre o nebari, tachiagari, movimento, e assim por diante. Então comece retirando um pouco do substrato e vendo onde está o melhor nebari. Veja se este condiz com um bom tachiagari (parte do tronco entre o nebari e o primeiro galho) Se estes dois itens baterem já terá a frente praticamente decidida. Veja enfim se esta frente continua mostrando um bom movimento de tronco. Talvez tenha que, não mudar a frente totalmente, mas apenas dar leves giros para esquerda ou direita, a fim de continuar usufruindo do melhor nebari e tachiagari e ainda assim um bom movimento...É que a parte aérea, especialmente no ligustro é muito rápida de se fazer e também fácil de adpatar à frente pré-escolhida.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 3:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Otoniel, meu amigo, fico com a posição dos demais, principalmente com a excelente projeção do nobre colega Alecsandro: não há muito o que fazer para melhorar a planta deixando-a como está. O tronco, após um primeiro movimento sinuoso segue muito reto, sem conicidade nem galhos mais baixos que permitam corrigir tal defeito, aliás.
De fato, analisando a frente, eu buscaria um alporque na base, para melhorar o nebari, formando outro mais radial que iria deixar a planta mais bonita, com uma base técnica superior. Depois, promoveria um corte radical, que pode ser na linha demarcada pelo Alec, ou então, como desenhei abaixo. O corte deve ficar para trás, de maneira que a cicatrização não seja vista pela frente, apesar de, no desenho, parecer ser lateral:
Não tenha medo de investir com tanto impeto na planta para modificá-la. Pode parecer temerário, mas acredite é a unica solução possivel para melhorar a partir do que tem em mãos. Primeiro, formação do nebari via alporquia na base. Segundo, formação estrutural a partir do corte para trás, com vistas a montar o painel projetado pelo Alec. E sem muitas delongas, a melhor época para iniciar é na primavera. Por enquanto, vá preparando o material e regando/adubando ela, para deixá-la saudável e forte o bastante para as intervenções necessárias.
Plantas, há muitas por aí. Mas material de qualidade técnica superior, esse nós temos a obrigação de produzir, o que certamente irá redundar em um excelente bonsai de ligustro no futuro.
A propósito desse primeiro galho: corte radical, reduzindo-o ainda mais do que marquei em vermelho. Novas brotações virão nesse ponto e permitirão voce construir algo mais interessante, com um bom movimento e distribuição planificada. As duas tonalidades mostram duas possíveis construções aereas, se bem que ambas dentro da projeção do Alec. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|