FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

No Escorredor
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 3:22 pm    Assunto: No Escorredor Responder com citação

Tenho algumas plantas aki que desejo mandar para o escorredor e posteriormente para a mamadeira... e queria saber dos amigos umas dicas que devo tomar com as Raizes, quando passar para o escorredor...
*O que me refiro com isso e saber como organiza-las (raizes) ou se tem uma técnica para eu ter minhas plantas com aqueles nebaris bonitos que a gente ver tanto, (Bem organizados e naturais) e não uma coisa toda desorientada
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 4:32 pm    Assunto: Re: No Escorredor Responder com citação

Renan Leite Gaigher escreveu:
Tenho algumas plantas aki que desejo mandar para o escorredor e posteriormente para a mamadeira... e queria saber dos amigos umas dicas que devo tomar com as Raizes, quando passar para o escorredor...
*O que me refiro com isso e saber como organiza-las (raizes) ou se tem uma técnica para eu ter minhas plantas com aqueles nebaris bonitos que a gente ver tanto, (Bem organizados e naturais) e não uma coisa toda desorientada

Corte a raíz pivotante e organize as raízes lateria de forma radial ao tronco... isso é o básico...

Sobre nebari, é importante estudar um pouco sobre o tema... eu fiz isso no início e vejo que faz a diferença hoje...

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 4:47 pm    Assunto: Re: No Escorredor Responder com citação

Uhum, tenho lido tudo que posso!!
Se você puder me passar algumas fontes ou literaturas ate mesmo artigos que te ajudaram...
Meu email é Renan_gaigher@hotmail.com

Tenho muitas plantas aki precisando ir para o escorredor recentemente fiz alguns Yamadoris na casa da minha namorada o pai dela tava dando uma renovada no Pomar... ae faturei umas goiabeiras, jabuticabeiras e acerolas
tudo da grossura de um pulso mais ou menos, mais todas com os Nebaris muito irregulares!! Ae seria bom eu ler coisas que pudessem me instruir bastante pq tudo que se refere a bonsai leva tempo e o tempo e precioso então queria ta bem por dentro para cometer o menor numero de erros possiveis!!
Very Happy
Abraço amigo Ezequiel
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 6:32 pm    Assunto: Re: No Escorredor Responder com citação

Amigo Ezequiel recebi o material aki via email, ja li e imprimir tudo para maiores consultas.. Muito obrigado mesmo, esse material será de grande valia para mim Very Happy
Abrax
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 9:02 am    Assunto: Re: No Escorredor Responder com citação

Amigo Ezequiel será que ao inves de usar as bacias eu usar Baldes como a Mamadeira influencia em algo? Tenho Grande disponibilidade de baldes de 30L aki... Moro Perto da Selita (Protudos de Laticinios, e eles descartam de monte esses baldes)
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 9:23 am    Assunto: Re: No Escorredor Responder com citação

O balde é uma boa indicação. Porém devemos nos ater ao tamanho da raiz pivotante que deverá ser controlada de forma que não cresça. Devido ao volume de substrato do balde. normalmente uso meio balde de substrato para por as minhas plantas sem problemas.
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 9:59 am    Assunto: Re: No Escorredor Responder com citação

Amigo Ezequiel será que ao inves de usar as bacias eu usar Baldes como a Mamadeira influencia em algo? Tenho Grande disponibilidade de baldes de 30L aki... Moro Perto da Selita (Protudos de Laticinios, e eles descartam de monte esses baldes)

Eu nunca usei bacia... uso baldes (desses da dona maria lavar a casa), embalagens que vem com adubo foliar (20 e 50 lt), balde de graxa (sem graxa.... rss) e em ocasiões onde não tinha nada eu mandei ver com latas de tinta 18 lt... o importante é estarem limpas, sem resíduo, bem perfuradas no fundo e na lateral... a função da mamadeira é dar espaço para as plantas desenvolverem bastante raízes, o que permitirá um desenvolvimento mais rápido... entende?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Uma das técnicas para conduzir o nebari é, antes de transplantar, retirar todas as raízes debaixo do tronco, deixando só as laterais.
Depois, parafusar uma bolacha de madeira embaixo do tronco, com isso, inibindo novas raíses crescerem verticalmente.

Hoje à noite irei postar fotos de algumas planta que fiz assim, e fotografei nesta semana, antes do transplante.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Vlws pela dica Elio, fico no aguardo das Fotos... Uma pergunta, fiz mais ou menos isso mais com estacas de Amora, enterrei ela na terra parafusadas em Tampinhas de doce redondas, so que as tampinhas são de Ferro, será qe pode trazer algum problema?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ferro no substrato nunca é legal, né! Melhor madeira!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

opa Elio, coloquei a tampa aki pq não possuia outra coisa :/ mais vo ver se arrumo uns discos de Plastico duro ou então o de madeira
Se tem alguma dica de como posso confeccionar os de madeira? To querendo transplantar 5 plantas para o escorredor esse fim de semana e queria ja colocar os discos, todos são exemplares grandes que coletei no pomar do meu avô, 2 jabuticabeiras, 1 goiabeira, 1 Figo e Uma Acerola Very Happy
Desde ja agradeço Very Happy
Abrax
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

apagar aki

Editado pela última vez por Renan Leite Gaigher em Ter Ago 16, 2011 7:05 pm; num total de 1 vez
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Vlws pela dica Elio, fico no aguardo das Fotos... Uma pergunta, fiz mais ou menos isso mais com estacas de Amora, enterrei ela na terra parafusadas em Tampinhas de doce redondas, so que as tampinhas são de Ferro, será qe pode trazer algum problema?

Renan, veja as fotos neste tópico.
Quanto às bolachas de MDF veja com alguma loja que venda artesanato. Ao fazerem as peças, sobra material de MDF.

abraço

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16802&highlight=

Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Obrigado Elio, dei uma olhada no Topico e aproposito que Calliandra linda a sua, parabens mesmo amigo... Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: