Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 3:57 pm Assunto: Estilização de acerola |
|
|
Semana passada comprei uma acerola e hoje fiz uma desfolha e transplante da mesma.
Inicialmente a planta estava assim (já havia iniciado a desfolha).
Após a desfolha verifiquei que haviam muitos galhos compridos com poucas ramificações. Encontrei muita dificuldade em definir os galhos que deveriam ser retirados devido a medo de retirar galhos que no futuro possam vir a ser importantes. Retirei aqueles que certamente estavam errados e reduzi os demais. Após a rebrotação irei verificar o resultado e posteriormente fazer uma nova desfolha, aí sim retirando tudo que estiver em excesso.
Após a aramação ficou assim:
Frente:
Laterais:
Por trás:
Um detalhe que gostei muito desta planta foi o nebari, com as raizes expostas. Ainda tem mais raizes para expor, mas fiquei com medo de magoar muito da planta e ela sentir, então deixei para expor mais raizes na próxima troca de substrato.
O que acham? Devo reduzir a quantidade de galhos no ápice da planta?
Um abraço |
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 4:07 pm Assunto: |
|
|
cara ela faz um "V" na copá eu retiraria um daqueles galhos do "V" deixando a aparência melhor e tmbm deixaria os galhos dos primeiros patamares crescerem mais , isso ajudaria e mto na estética da sua planas, mas ela tá bem encaminhada sorte ai ... |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 4:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Matheus, obrigado pela sua contribuição.
Os galhos inferiores eu já posicionei para que ele cresçam mais (muito mais).
Quanto aos galhos da copa, não é uma bifurcação. Na verdade se divide em 3. A sua sugestão é interessante. Vou observar como a planta se desenvolve após a desfolha e conforme for talves faça como disse.
Um abraço |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 4:56 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde , Denis!
Tomando a foto que vc definiu como frente vou fazer um diagnostico, de baixo para cima ,como se fosse minha . Deixando claro que minha unica intenção é ajudar.
Começando pelo vaso , que deveria ser a ultima etapa no processo de construção do seu bonsai. Durante toda a transformação desta muda de acerola numa planta pronta para ser envasada o correto é manter numa bacia grande , bem furada, com substrato drenante e nutritivo , para que se desenvolva e ganhe força, acelerando todo o processo .
O nebari deve sempre ser o mais radial possivel , para que sendo olhado de cima pareça com uma roda de carroça. Portanto , sempre que replantamos buscamos essa distribuição para que seja o mais perfeito possivel . Nem sempre é preciso que se mostre as raizes , existem varios estilos em que apenas a saida delas é vista. Portando poderia enterrar um pouco mais esse emaranhado de capilares( ultima foto) , que vão ajudar na alimentação e evolução do projeto.
O tachiagari ( primeiro terço do tronco ) é reto e sem conicidade, mas não impossibilita a continuidade dos trabalhos. Sempre que adquirir mudas ou fizer yamadori tente buscar movimento e conicidade no tachiagari pois resultará em beleza e harmonia para a planta como um todo .
Ainda tendo como base a primeira foto, escolhida como frente , temos o primeiro e mais forte galho a esquerda , logo acima o segundo a direita e o terceiro de fundo, perfeito . Depois um quarto galho a direita novamente , certo?
Se a planta fosse minha , acabaria neste ponto Com um corte em diagonal ficando atrás do tronco para quem olha e o quarto galho sendo transformado em apce via aramação . Pronto , todo o projeto seria construido com estes quatro galhos apenas .
Todo o resto acima deste ponto destoa do conjunto e não será possivel corrigir mantendo a planta como esta . Numa arvore adulta não é natural que galhos mais altos sejam mais fortes que os baixos que nasceram primeiro, seguindo assim uma proporção entre o primeiro e o ultimo que deve ser o mais fino . Essa profusão de galhos retos e desalinhados não imprime beleza nem ajuda em nada .
Com a redução na altura da planta a metade do tamanho atual sua aceroleira ganhará em proporção trazendo ao tronco mais robustez e a planta como um todo ficará bem mais baixa e compacta.
Após a poda drastica devolva a planta a um recipiente adequado ao cultivo por 2 ou 3 anos e cuide para que receba adubação regular , agua e sol a vontade.
Por fim , replante neste mesmo vaso o seu bonsai de acerola.
Não me leve a mal , mas o que escrevo é o que tenho aprendido nestes anos de dedicação a nobre arte do bonsai. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 6:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas informações Bonsérgio. Idéias bastante diferentes da que estava adotando. Vou analisar.
Um abraço |
|
|
 |
srandreluiz
Registrado: 24/11/11 Idade: 44 Mensagens: 72 Localização: Dourados-MS
|
Enviada: Seg Fev 18, 2013 11:00 am Assunto: |
|
|
Bom minha dica é a seguinte...
se minha Eu usaria a segunda foto como a frente e faria o seguinte...
Abraços |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Fev 18, 2013 1:15 pm Assunto: |
|
|
Eu concordo com o Bonsérgio, e se bem entendi seria assim:
Corta no ponto marcado:
E ficaria assim:
 |
|
|
 |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 18, 2013 4:35 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 18, 2013 8:45 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelas sugestões.
Achei bastante interessante a proposta do Srandreluiz. Vou acompanhar o desenvolvimento da planta e talvez a adote.
Um abraço |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 5:16 pm Assunto: |
|
|
A planta está brotando bem, mas é dificil fazer ela esgalhar. Nos galhos inferiores não aparece nehuma ramificação.
Acho que no inicio da primavera irei redizir a altura dela conforme sugerido e aguardar a brotação.
Um abraço |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 3:35 pm Assunto: |
|
|
Siga o projeto do Djalmo! Vai ficar muito interessante!
Eu também tenho uma aceroleira! Adoro a espécie porque elas engrossam os galhos e lignificam muito rápido! E quando florem ficam uma beleza! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
|