FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilização de acerola
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2013 3:57 pm    Assunto: Estilização de acerola Responder com citação

Semana passada comprei uma acerola e hoje fiz uma desfolha e transplante da mesma.
Inicialmente a planta estava assim (já havia iniciado a desfolha).

Após a desfolha verifiquei que haviam muitos galhos compridos com poucas ramificações. Encontrei muita dificuldade em definir os galhos que deveriam ser retirados devido a medo de retirar galhos que no futuro possam vir a ser importantes. Retirei aqueles que certamente estavam errados e reduzi os demais. Após a rebrotação irei verificar o resultado e posteriormente fazer uma nova desfolha, aí sim retirando tudo que estiver em excesso.
Após a aramação ficou assim:

Frente:

Laterais:

Por trás:

Um detalhe que gostei muito desta planta foi o nebari, com as raizes expostas. Ainda tem mais raizes para expor, mas fiquei com medo de magoar muito da planta e ela sentir, então deixei para expor mais raizes na próxima troca de substrato.

O que acham? Devo reduzir a quantidade de galhos no ápice da planta?

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
matheus kochem

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2013 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

cara ela faz um "V" na copá eu retiraria um daqueles galhos do "V" deixando a aparência melhor e tmbm deixaria os galhos dos primeiros patamares crescerem mais , isso ajudaria e mto na estética da sua planas, mas ela tá bem encaminhada sorte ai ...
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2013 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Matheus, obrigado pela sua contribuição.
Os galhos inferiores eu já posicionei para que ele cresçam mais (muito mais).
Quanto aos galhos da copa, não é uma bifurcação. Na verdade se divide em 3. A sua sugestão é interessante. Vou observar como a planta se desenvolve após a desfolha e conforme for talves faça como disse.

Um abraço
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2013 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde , Denis!

Tomando a foto que vc definiu como frente vou fazer um diagnostico, de baixo para cima ,como se fosse minha . Deixando claro que minha unica intenção é ajudar.

Começando pelo vaso , que deveria ser a ultima etapa no processo de construção do seu bonsai. Durante toda a transformação desta muda de acerola numa planta pronta para ser envasada o correto é manter numa bacia grande , bem furada, com substrato drenante e nutritivo , para que se desenvolva e ganhe força, acelerando todo o processo .

O nebari deve sempre ser o mais radial possivel , para que sendo olhado de cima pareça com uma roda de carroça. Portanto , sempre que replantamos buscamos essa distribuição para que seja o mais perfeito possivel . Nem sempre é preciso que se mostre as raizes , existem varios estilos em que apenas a saida delas é vista. Portando poderia enterrar um pouco mais esse emaranhado de capilares( ultima foto) , que vão ajudar na alimentação e evolução do projeto.

O tachiagari ( primeiro terço do tronco ) é reto e sem conicidade, mas não impossibilita a continuidade dos trabalhos. Sempre que adquirir mudas ou fizer yamadori tente buscar movimento e conicidade no tachiagari pois resultará em beleza e harmonia para a planta como um todo .

Ainda tendo como base a primeira foto, escolhida como frente , temos o primeiro e mais forte galho a esquerda , logo acima o segundo a direita e o terceiro de fundo, perfeito . Depois um quarto galho a direita novamente , certo?

Se a planta fosse minha , acabaria neste ponto Com um corte em diagonal ficando atrás do tronco para quem olha e o quarto galho sendo transformado em apce via aramação . Pronto , todo o projeto seria construido com estes quatro galhos apenas .

Todo o resto acima deste ponto destoa do conjunto e não será possivel corrigir mantendo a planta como esta . Numa arvore adulta não é natural que galhos mais altos sejam mais fortes que os baixos que nasceram primeiro, seguindo assim uma proporção entre o primeiro e o ultimo que deve ser o mais fino . Essa profusão de galhos retos e desalinhados não imprime beleza nem ajuda em nada .

Com a redução na altura da planta a metade do tamanho atual sua aceroleira ganhará em proporção trazendo ao tronco mais robustez e a planta como um todo ficará bem mais baixa e compacta.

Após a poda drastica devolva a planta a um recipiente adequado ao cultivo por 2 ou 3 anos e cuide para que receba adubação regular , agua e sol a vontade.

Por fim , replante neste mesmo vaso o seu bonsai de acerola.

Não me leve a mal , mas o que escrevo é o que tenho aprendido nestes anos de dedicação a nobre arte do bonsai.
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2013 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas informações Bonsérgio. Idéias bastante diferentes da que estava adotando. Vou analisar.

Um abraço
srandreluiz

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Bom minha dica é a seguinte...
se minha Eu usaria a segunda foto como a frente e faria o seguinte...

Abraços
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Eu concordo com o Bonsérgio, e se bem entendi seria assim:
Corta no ponto marcado:

E ficaria assim:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

gostei da ideia... faria dessa forma.

bela casca... parece velha!

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas sugestões.

Achei bastante interessante a proposta do Srandreluiz. Vou acompanhar o desenvolvimento da planta e talvez a adote.

Um abraço
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 5:16 pm    Assunto: Responder com citação

A planta está brotando bem, mas é dificil fazer ela esgalhar. Nos galhos inferiores não aparece nehuma ramificação.
Acho que no inicio da primavera irei redizir a altura dela conforme sugerido e aguardar a brotação.

Um abraço
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 27, 2013 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Siga o projeto do Djalmo! Vai ficar muito interessante!
Eu também tenho uma aceroleira! Adoro a espécie porque elas engrossam os galhos e lignificam muito rápido! E quando florem ficam uma beleza!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: