|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 3:36 pm Assunto: KUROMATSU |
|
|
Ola Pessol!!!
Preciso de ajuda com este PN, ele esta com muita brotação ,mas tem poucas agulhas. Ele sempre teve pouco desenvolvimento ,creio por conta dos alporques que fiz nele !
Depois de retirado começou a desenvolver bem .. So que tem muitos brotos mesmo .. oque eu faço ? deixo os brotos desevolverem , ou ja seleciono oque vao ficar e descarto o resto ?? qual opção seria melhor para o desenvolvinto da planta!?
E outra coisa e que quanto comprei ela a quase 2 anos , eu so cortei o torrão , e depois decorei este pote , e coloquei ela no pote!
Reta espaço, mas se fizer uma poda de raiz melhor este ano e voltar ela para o pote, ela desenvolve melhor ou deixo pra mais um ano???
Resumindo , Oque fazer para ela se desenvolver muito bem agora!
VEJAM SO !!!!
E isso!!![/img] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 6:19 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, realmente está com muitos brotos. Precisa selecionar e retirar os desnecessários, deixando somente os laterais. A época já passou mas creio que não haverá problemas fazer isso agora.
Daqui 01 mês vc faz o transplante para um substrato bom.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 7:45 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Elio.
Farei a seleção dos brotos ! varios brotos apresentam uma tipo de "mofo" como as que ficam na brotação do reseda, branquinho tipo algodão, e´ natural da planta mesmo ne?
Qual o tipo de substrato voce usa? nele esta basicamento areia e fibra de coco.
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, precisa ver se o branco não é a bainha das agulhas. Essa bainha é branca. Se o "pozinho" se estender além da bainha, pode ser fungo.
Quanto ao substrato, acrescente uns 20 a 30% de matéria orgânica.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
E regue bastante, ao menos uma vez por dia, todos os dias. O final da tarde é sempre o melhor período para isso. O PN adora agua, mais que qualquer outro pinheiro, aliás.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:37 pm Assunto: |
|
|
Elio ,
Acho que sao intrusos mesmo!! olha na foto 2 tem tipo um ovinho verde claro.., retirei mas nao consegui identificar que bicho era , esmagou quando abri o ovo. Ta estranho ,nao parece ser fungo tambem nao!!
Ta mais pra algum inseto.. e nao tem em outros pinheiros, e plantas.
Alguem ja viu isso!!!??  |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:45 pm Assunto: |
|
|
Ahhh!!!!
Outra coisa que gostaria de saber e sobre a tecnica cortar as agulhas com tesoura .. Como funciona ??qual epoca fazer ??? o resulktado e bom??
Pois ja vi algum posts foristas fazendo esta tecnica e comentarios sobre as mesmas ...
Pois tenho ja comprei algumas plantas que vieram com agulhas todas do mesmo tamanho , ja maduras.. fazendo a pinçagem nasce cada uma de um tamanho !! seria esta tecnica ou nao tem nada haver??
Como Proceder com as tecnicas de tesoura e agulhas maduras de tamanho padronisado !
Nao e o caso para agora, mas ja e bom aprender!
Abraços!!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 1:26 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, é cochonilha. Use óleo mineral. 50 ml em 01 l de água. Agite muito e borrife sobre toda a planta. Pode colocar um pouco de inseticida.
1 x por semana durante 3 semanas.
Com relação ao corte de agulhas é uma técnica muito usada quando estamos ainda em formação do bonsai. Como se sabe, as gemas ficam entre as agulhas, na bainha. Se retirar as agulhas com a bainha vc estará retirando as gemas latentes. Assim, é comum, na época da retirada das agulhas velhas (normalmente em abril/maio), em vez de correr o risco de arrancar as gemas, é cortar as agulhas bem curtinhas. Dentro de 1 ou 2 anos elas cairão sozinhas.
Essa intervenção deixa as pontas marrons, mas como o bonsai ainda está em formação, não tem problema.
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 1:51 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio ,
HOje aplicarei a tardezinha , ja tenho os produtos la !! que tipo de cochonilha e esta ???
Elio e usando a tesoura faz se o mesmo processo , das agulhas velhas , as novas seguindo todo o cronograma nomal né !???
Quanto as agulhas de tamanhos padronisados seria uma poda no verão e sem adubação ate que as mesmas ja tenham brotado bem ! seria isso ??
Abraço... |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 3:55 pm Assunto: |
|
|
Gustavo
Estou enviando foto de outro kuromatsu que venho trabalhando e faço o mesmo que o Elio lhe explicou, com a poda das agulhas com a tesoura na fase de treinamento da planta, isso quando já consegui muitos galhos 2ª, 3ª , 4ª e também faço isso para visualizar melhor a estrutura da arvore. Quando a muda é pequena e não tem esses galhos, então faço somente muitas pinçagens com mutíssimo cuidado, abrindo devagar as duas agulhas para não remover a gema latente que está entre elas.
Acho é o que tenho para acrescentar sobre o kuromatsu.
Abraços Edson M. Mori
aproximação da poda das agulhas com tesoura
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 4:58 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, o Edson explicou e mostrou. Quanto ao adubo, PN pode adubar o ano todo, pricipalmente em plantas novas.
A cochonilha tá com cara de ser a Cochonilha lanigera.
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:58 pm Assunto: |
|
|
Edson ,
Lindas sua plantas !!! belo trabalho .. quero comprar algumas mudas para tabalhar novas tambem pois e outro papo.. voce da acara e a qualidade que voce quer na planta !!
Quanto as agulhas elas serem cortadas mais baixas, a brotção vem mais rapido??? qual a avantagem de cortar as pontas e cortar mais no talo!!???
E tambem estou pensando dar uma "empenada" neste pinheiro , sera que rola??? com curvadores!
abraços!! |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Bom dia, Gustavo
Bom, eu sinceramente não gosto de dar opiniões sobre as plantas dos outros, pois accho que cada um tem sua visão estética, mas é lógico que cientificamente em tudo na vida tem sua proporção estética (proporção aurea), só que para aplica-la mudas que estamos trabalhando, muitas vezes tem que começar do zero, ou fazer enxerto de raízes ou galhos, etc...
Então sobre sua planta me abstenho de opinar.
Como vc está me perguntando sobre a poda com tesoura das agulhas, vou tentar explicar os motivos do por que faço.
Como já havia explicado anteriormente, faço muitaaaaaa.... pinçagem manual com muito cuidado para não remover a gema latente que está entre as duas agulhas (kuromatsu e akamatsu) nas laterais do galho, mas na parte superior e inferior removo com tudo e quando já tenho uma boa ramificação com galhos 1ª,2ª,3ª,4ª....,aí sim começo a podar essas agulhas das laterais, aramar e poder visualizar a estrutura da arvore
Quando considero uma planta pronta, então não faço essas podas das com tesoura, pois as agulhas ficam queimadas e feias, portanto a pinçagem muito bem conduzida e nas épocas corretas deverá ser realizadas para Bonsai pequenos, médios ou grande e assim deixar as agulhas proporcional ao tamanho da planta (é outro capítulo de pinçagem)
Espero poder ajudar
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 1:48 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, é isso aí mesmo que o Edson explicou com propriedade.
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 10:55 am Assunto: |
|
|
Bom dia
Gustavo,pode deixar os kuromatsu que cuido bem deles
Os akamatsu segue os mesmos procedimentos, somente que as agulhas são mais moles e espetam menos
abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|