Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
tgrespan
Registrado: 21/10/09 Idade: 42 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 4:09 pm Assunto: Cambuí |
|
|
Boa tarde amigos,
Há uns 2 meses comprei este exemplar de cambui e efetuei uma poda drástica. Agora a brotação veio com tudo, mas como é meu primeiro exemplar gostaria de saber como proceder, com relação a podas, aramagem, etc.
Grato desde já.
Abs Tiago
 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 5:07 pm Assunto: |
|
|
Eu possuo alguns cambuis, a respeito da poda sem medo pode cortar valendo, falando em aramação você deve aramar anda com os galhos novos pois se deixar ele ficar grossos não vai conseguir mais conduzir ele possui uma madeira muito resistente e não vai tracionar e se tracionar o galho volta pro lugar original.
T + abraços!!!!!!!!!! _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 6:52 pm Assunto: |
|
|
Mete o serrote bem baixo, só não sei se é a época certa para fazer isso e se a planta resiste, mas achei muito alto o caule. _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 02, 2012 9:40 pm Assunto: |
|
|
De fato a "poda drástica' que o amigo fez ainda foi pouca. A brotação está muito alta para estilização.
Então sugiro nova poda drástica nos pontos onde marquei.
Fica tranquilo que já fiz diversas vezes poda de cambuí bem mais drásticas e baixas do que o mostrado aqui. E todos brotaram de forma exuberante e com mais opções de estilização.
Ontem mesmo, após comprar um que estava muito alto, podei a 15 cm do chão. Sem medo.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Editado pela última vez por SEKI - Elio Luis Secchi em Sáb Nov 03, 2012 10:09 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
tgrespan
Registrado: 21/10/09 Idade: 42 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2012 9:14 am Assunto: |
|
|
Só uma duvida Élio, aquele galho da esquerda eu elimino ou podo rente? Porque naquela região já tinha um galho que eu eliminei quando fiz a poda drástica. Abs |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2012 9:51 pm Assunto: |
|
|
Elimina totalmente aquele galho, podando bem rente. Se tiver à mão um alicate bola para cavar um pouco mais fundo o centro do corte, seria o ideal. O cambui é bom de cicatrização, então vale a pena investir num corte bem feito visando a cicatrização futura.
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|