|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2005 8:57 pm Assunto: Iniciando uma Bougaivillea |
|
|
Oi pessoal....
Estou partilhando com voces meu ultimo trabalho.
Encontrei numa chácara, uma Bougainvillea de flores brancas e achei que seria um trabalho interessante tentar fazer dele um bonsai.
O tronco tinha aparência de velho e varios locais com madeira morta onde se poderia trabalhar urôs e sharis.
Logo acima do solo, o tronco aparentemente se bifurcava em 2 outros de diâmetros semelhantes, sendo que um deles foi serrado com moto-serra, deixando um corte bem visível no tronco restante. No local onde foi retirado o outro tronco, a madeira já estava se decompondo.
Originalmente ele tinha perto de 1,10m de altura, sendo um tronco de 70cm de altura e mais 40cm de galhos. O diâmetro da base é em torno de 11cm.
Depois de 5 horas de trabalho, o resultado foi este....
Após o trabalho a planta ficou com 28cm de altura.
Para conseguir visualizar e trabalhar melhor, apenas troquei o vaso, mas mantive o torrão intacto.
Dependendo das brotações, penso em trocar o substrato no final do ano.
Já tenho em mente o resultado que espero dela e, a medida que ela evolua, postarei mais fotos...
Como não tenho experiência com Bougainvilleas, gostaria de dicas sobre cuidados com ela, tipo substrato, insolação, adubação, regas....
Críticas e sugestões também são muito bem vindas.
Abraço,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Qui Jun 23, 2005 9:54 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 28, 2005 10:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles,
Que maravilha de Bougainvillea esta, meu amigo!!
Estou boquiaberto com a mudança radical que você realizou nessa planta. A última foto, que me parece ser a frente que você escolheu, já mostra que será um belo bonsai.
TEnho apenas duas bougainvílleas e nunca tive problema com elas, a não ser algumas lagartas que surgem vez por outra. Uso sempre um substrato bem drenado (pedriscos + tijolos triturados + terra vegetal, em partes iguais) e as coloco para receber luz solar direta.
As bougainvílles gostam de muito sol e detestam solos encharcados, o que faz com apodreçam suas raízes e também são muito sensíveis à falta d'agua (as folhas murcham logo).
Estou curioso para ver a evolução dessa planta que, com toda certeza, ficará um show.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2005 10:22 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Provavelmente esta sua primavera branca seja a espécie Bougainvillea praecox Griseb., da família Nyctaginaceae. Ocorrência: Vale do Rio Doce em Minas Gerais, caatinga arbórea da vale do Rio São Francisco e mata chaquenha do Pantanal Matogrossense. Também na Bolívia e norte da Argentina. Harri Lorenzi, vol 2: pág. 268.
Bem, pelo o que eu pude ver nas fotos, ela está com perfurações causadas por besouro( ?). Então você deve tratar com Malathion. Aplique a solução com seringa em cada buraco que você possa ver, ok ?
Depois que aplicar sele cada um com qualquer tipo de pasta .......eu por aqui nestes casos aplico cera de jataí após aplicação com Malathion.
Quanto ao manejo, você não deve adubar quando ela estiver com flor e podas de estruturas são constantes, gosta de sol pleno, qualquer tipo de solo e regar a vontade. Obs: A floração compreende os meses de julho a agosto. Quanto a aramação, eu por aqui faço nos galhos ainda jovens, estes mesclam nas cores verde com marrom. Cuidado ao aramar, para não quebrar a base do galho, pois este ainda bem frágil, ok ?
As podas são do tipo “guia”, onde deixamos as folhas alternadas na margem, para que consigamos orientar os galhos ou ramos.
Espero ter sido claro em minhas explanações !
Abração, |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 6:24 am Assunto: |
|
|
charles,
ótima visão a sua, teve arrojo e determinação, com certeza vai dar um belo exemplar,
tbm retirei uma primavera há uns dois anos de uns 10 cm de largura, e 30 de altura, coloquei no predrisco com areia no início, mas ñ estava indo bem no primeiro ano, há uns 4 meses passei para pedrisco com terra de barranco peneirada e de grande consistência, daí ela acordou, encheu de brotos e folhas, parece que ela encontrou na terra os nutrientes q eu não estava conseguindo fornecer c adubação. acredito q daqui uns dois anos passarei p. o vaso.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:16 am Assunto: |
|
|
Charles,
Relendo esqueci de comentar as seguintes coisas:
Existe muito hibridismo em Bougainvillea, por isso é difícil a identificação das espécies. Para aquele mame que fiz, procurando pela internet e em livros que tenho, pude constatar que ela provavelmente seria a espécie Bougainvillea spectabilis. Elas são originárias da América do Sul.
As raízes são bem delicadas e geralmente usamos vasos mais fundos. Também quando fazemos uma poda drástica como essa sua e os cortes sendo grandes, estes demoram muito para fechar. Seria interessante você colocar num vaso grande da próxima vez, para facilitar a cicatrização e os cortes fecharem mais rápido, falou ?
Quanto a adubação, esta é freqüente, interrompendo apenas quando elas estão com flores.
As regas são fartas, caso o solo seja bem drenado e as podas são freqüentes, quase que mensal, e realizadas durante o período de crescimento, que geralmente ocorre nos meses mais quentes do ano, é claro !
Um abraço e sucesso em seu trabalho de modelagem, |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 7:31 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Você está com um material e tanto!
Estou ansioso em vê-la frondosa.
Bom trabalho!
Um abraço,
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 8:05 pm Assunto: |
|
|
Charles, bem moldado esse tronco...
Que altura você acha que ela tem chances de chegar?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 8:41 pm Assunto: Primavera |
|
|
Irá se tornar um bonsai magnífico. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 8:58 am Assunto: |
|
|
Oi Sergivaldo,
Pois é.... as vezes acontece da gente encontrar um material que parece ter potencial e esta bougainvillea me pareceu ser um.
De fato, a segunda foto é a que escolhi como frente e, por enquanto, estou imaginando apenas o seguinte:
- a partir dos 3 "toquinhos" que foram deixados à direita, formaria um patamar,
- na primeira curva do tronco do lado esquerdo, um segundo patamar,
- finalmente, a copa, a partir dos 2 "toquinhos" superiores,
De resto, vou torcer para que surjam novas brotações em quantidade, para ter mais opções a serem trabalhadas.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 9:09 am Assunto: |
|
|
Oi Ratto...
Obrigado pela "enciclopédia" de informações !
As folhas dela não são grandes, voce acha que seria uma Bougainvillea spectabilis?... eu não tenho o menor conhecimento das sua variedades.
É verdade, o tronco apresenta 5 furos de "algum bicho", que também não imagino qual seja. Me preocupou porque a madeira da bougainvillea é bastante frágil, portanto, deve ser um "aperitivo" e tanto para este tipo de ataque. Vou fazer como voce sugeriu. Tenho comigo uma solução de Malathion com uma certa diluição e após a aplicação vou selar com a pasta selante normal.
Voce sabe exatamente qual é o inseto que faz este ataque? Pensei até na possibilidade de ser cupim....
Quando voce fala "qualquer tipo de solo", está implícita a boa drenagem, certo?
Obrigado pelas dicas... valeu..
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 9:20 am Assunto: |
|
|
Oi Jackson...
Obrigado pelos comentários...
Pelo que entendi, sua bougainvillea está indo melhor em solo argiloso, é isso mesmo? Antes ela estava plantada apenas em pedrisco e areia? Nada de matéria orgânica?
Estou muiot interessado em saber qual o melhor substrato porque, como dá prá notar pelas fotos, a minha veio em substrato com bastante "terra de barranco" e me parece que tem areia fina misturada, uma vez que o solo não está compactado demais.
Se puder, coloque fotos da sua, ok?
Oi Lando,
É um material que me pareceu interessante... legalque voce tenha gostado.
Vou postar fotos quando estiver enfolhando...
Oi Felipe,
Ainda não sei a que altura chegará mas, tendo agora 28cm, imagino que deva ficar entre 35 e 40cm.
Estou imaginando dar ao bonsai final uma aparência mais robusta e não pretendo que seja muito alto.
Oi Fábio...
Obrigado cara.... vou tentar fazer juz ao "material" e pretendo mostrar a evolução...
Obrigado e abraço a todos,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Seg Maio 30, 2005 1:35 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 1:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles, seu trabalho foi perfeito, tanto que sem folhas ja se parece com um belo Bonsai, vamos esperar a evolução, estou ancioso para ver como vai ficar.
Nesta chácara não sobrou mais um igual a esse
PARABENS
ABRAÇO
FILIPI |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 1:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Filipi, tudo bem?
Obrigado pelo elogio...
Bem, um tronco já existe.... agora preciso correr atrás da estrutura de galhos!!!
Olha... se tivesse outros iguais, garanto que eu não teria deixado lá...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 4:16 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles !!!!
Fiquei várias horas admirando suas fotos. Vendo as primeiras e vendo depois de podada a planta..... Viajei !!!!!!!!! Fiquei imaginando ela toda brotada e florindo !!!!!!!!!!!!!!!
Depois fiquei pensando no trabalho que teve e também na visão da futura planta. Acho que foi genial o que vc imaginou !!!!!!!!!!!! Visão de artista .......
PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 6:58 am Assunto: |
|
|
Oi Charles
que beleza de poda heim!!!
a frente, a princípio, vai ser esta da última foto ?
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|