|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 4:57 pm Assunto: Como desenvolver mames? |
|
|
Olá pessoal! Cá estou com mais uma dúvida.
Gostaria de saber como desenvolver mames, principalmente se tratando dos recipientes onde eles crescerão... Vejo que, normalmente, optamos pelo "escorredor + mamadeira" para bonsais de porte maior, mas e para os mames, domo fica essa questão?
Agradeço por toda contribuição. ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 4:59 pm Assunto: |
|
|
Muito bom Guilherme, estarei acompanhando, também tenho dúvidas.
Abração. |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
TBM GOSTARIA DE SABER, FIKEMOS NO AGUARDO.... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 5:32 pm Assunto: |
|
|
Basicamente os caminhos não mudam em relação a outro tamanho de bonsai. Mas você deverá ter em mente o tamanho final que vai querer e para isso, desde já deverá formar brotações bem baixas, tronco curto, etc... Dependendo do material que tem em mão deve decidir se este material já está na grossura desejada, ou se quer que este material fique mais encorpado. Se quiser que ele engorde mais, terá que usar as mesmas técnicas de bonsai maiores (escorredor, mamadeira, chão, galhos de sacrifício, enfim... outras)
Mas se a grossurado material já estiver como o desejado ao final, então deverá se concentrar na formação da copa com galhos pequenos, curtos e baixos, respeitando sempre o imite do tamanho final. Depois da planta devidamente encaminhada começará o processo de adequação ao futuro vaso, que será bem pequeno. então tem que considerar que depois que esta planta estiver no vaso definitivo ela crescerá muito pouco, por não ter espaço para raizes nem substrato. De maneira que deverá ir para o vaso praticamente na fase final. Se não você terá deficiência e muita demora na formação de ramos suficientes para uma boa formatação de seu mame.
Outra técnica que se utiliza é plantar desde logo em um vaso menor, deixando as raizes sairem pelo fundo do vaso que será assentado em um recipente maior com mais substrato e "comida". É quase a mesam coisa do que escorredor e mamadeira, mas a planta já estará no vaso pequena. Depois que ela estiver formada, será arrancada deste recipiente ficando apenas no pequeno vaso.
Além de outras técnicas mais apuradas..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelos esclarecimentos, Elio! =)
Uma dúvida: a eficiência essa última técnica mencionada, de deixar a planta em um vaso menor apoiado num maior, é boa?
De qualquer modo, tecnicamente conseguiríamos um crescimento mais rápido da planta num "escorredor + mamadeira"? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 7:48 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú,
já vi aqui no fórum algumas colocações do Nickfury sobre cultivar o Mame diretamente no vaso definitivo, sem esta preocupação de escorredor/mamadeira. Gostaria, se possível que alguém falasse sobre isto, pois também tenho interesse na técnica. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 8:29 pm Assunto: |
|
|
Eu costumo colocar em vasos de treinamento normais. Preocupo-me no início em manter o tronco curto. Deixo as raízes crescerem normalmente. Quando o tronco está na espessura desejada (o mais difícil, daí ser interessante já achar mudar de grosso calibre), parto para a parte aérea e sistema radicular simultaneamente.
Vou diminuindo o volume de raízes a cada ano ao mesmo tempo que vou "ajeitando" a parte aérea.
A parte área é a mais fácil pois por ser de pequeno porte, deixo muitos ramos, sem a preocupação de 1º, 2º............galho, etc.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sáb Fev 04, 2012 9:29 pm Assunto: |
|
|
Bacana as dicas!!
TEntei fazer no final do ano passado um mame com uma cerejeira anã... porém acabou sucumbindo a minha falta de experiência.  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|