|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 11, 2005 2:29 pm Assunto: Argila |
|
|
Sobre a argila usado no substrato, não é a argila de oleiro, aquela que faz vasos de barro assado.
Eu tentei usar já que a terra da minha cidade é arenosa e não mistura de jeito nenhum.
Li um artigo sobre pedrisco de rio (esse da areia grossa) e tijolo quebrado
,posso misturar os dois. E a terra de cupim, é moída ou granulada como o tijolo?
Aqui na minha região os cupinzeiros na maioria são de terra avermelhada e duros pra caramba, e os que são escuros (pretos são muitos moles)
você quebra a casinha deles com a mão.
Qual destes é?
Desculpa tantas perguntas, mas principiante é isso aí pessoal, quer aprender tudo de uma vez, aí vai tropeçando, caindo, mas um dia apruma... ou aprende  |
|
|
 |
hugopt

Registrado: 16/11/05 Mensagens: 27 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Dom Dez 11, 2005 7:24 pm Assunto: |
|
|
Seisdedos, sou principiante também mas talvez eu possa ajudar. Fiz um curso de iniciantes na Bonsai Niterói no RJ e o substrato q o Ronaldo usa é, em partes iguais, de barro de cupim, terra e pedra de rio, ele já vende tudo separadinho e moído pronto p misturar. www.bonsainiteroi.cjb.net. Um abraço _________________ " A única coisa que pode dar errado é o céu cair sobre nossas cabeças!!!" - Abracurcix, Chefe da aldeia gaulesa. |
|
|
 |
Lucio Nunes Valente
|
Enviada: Sex Dez 23, 2005 9:43 am Assunto: Argila |
|
|
Reforçando as dúvidas do hugopt, também fico curioso para enteder o que seja essa argila que faz parte da maioria dos compostos descritos por diversos autores. Seria uma terra vermelha barrenta, ou aquele barro meio branco que as crianças brincam na beira de alguns rios? Na verdade nunca utilizei nas minhas plantas. A argila que acho aqui em Brasília, com facilidade, é a expandida, e o pessoal utiliza para decorar e manter a umidade em vasos ornamentais. |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Dez 23, 2005 10:18 pm Assunto: |
|
|
os substrato na minha opinião não devem ter argila. eu não uso acho que quem tem experiencia em bonsai não usa porque.
não deixa as raizes respirarem.
não tem drenagem.
o que faz muito mal para as plantas. o que uso para o substrato é predriscos, caco de tijolo ou argila expandida tudo peneirado ( 2mm a 5 mm), ainda dependendo da planta uso um pouco de materia organica. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|