|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 2:43 pm Assunto: 2 Plantas, 1 vaso |
|
|
Olá!
gostaria de saber se há algum problema em colocar duas (ou várias) pequenas mudas de tubetes em apenas um vaso grande, um balde por exemplo.
há possibilidade de uma planta "sufocar a outra" ??? a planta perde em evolução? ou não há problema algum?? alguém já fez essa experiencia? |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 2:49 pm Assunto: |
|
|
Depende do que vc quer...
Se o intuito é de que as plantas se desenvolvam... chegará o momento que terá que separá-las... daí elas diminuirão seu crescimento por que vc vai ter que cortar muitas raízes para separá-las...
É melhor uma em cada vaso...
Respondendo sua outra pergunta... eu já coloquei duas plantas em um mesmo recipiente... ele tinha 1 m de comprimento, 50 cm de largura e 50 de profundidade... assim, com cada planta em uma extremidade, dentro do escorredor, foi tranquilo... mas se o recipiente for menor que isso eu não acho legal... além de dificultar o trabalho na parte aéra...
Meche com isso não...
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 3:20 pm Assunto: |
|
|
OK Ezequiel!
respondidas todas as minhas questões, perguntei isso pois tenho duas cerejeiras em um vaso (6 litros), na epoca (3 meses atras) era inicio de inverno e fiz um arrancadorry em uma chacara distante da minha casa, não poderia perder a oportunidade e era sabado a noite, não havia outra maneira. Tive que colocar as duas no mesmo vaso. Porém agora uma delas está murchando bastantante, imaginei que uma delas estivesse "sugando" as energias da outra.
Acho que agora, como tempo mais quente vou extra-la do vaso para nao perder as duas.
Obrigado. |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 6:56 pm Assunto: |
|
|
Velho,
Já perdi uma planta assim. Plantei duas durantas em uma bacia, no começo foi tranquilo, as duas se recuperaram bem do yamadori e começaram a brotar, mas depois de alguns meses uma delas parou de crescer e em pouco tempo secou
Como disse o Ezequiel, melhor uma em cada recipiente.
Abraço. _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 7:14 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos, na realidade, não há problema. Assim fosse não haveria bonsai estilo floresta. Uma juntinho da outra!
Como vc retirou fora de época, é bem provável que uma delas não resistiu pelo trauma e por estar fora do seu ciclo ativo.
Não existe a questão de uma planta "sugar" a energia da outra, a não ser que seja parasita.
D.puerta, no teu caso a causa, com certeza, foi outra. Já plantei 2 bougainvíllea, encostada uma na outra (espessura de um punho) num vasinho pequeno (era a opção do momento), sem problemas.
A questão principal é: a época!
Contudo, como disse o Ezequiel, quanto maior o espaço, melhor. Quem não gosta de dormir numa cama grande!!!!.......................rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Edicarlos, na realidade, não há problema. Assim fosse não haveria bonsai estilo floresta. Uma juntinho da outra!
Como vc retirou fora de época, é bem provável que uma delas não resistiu pelo trauma e por estar fora do seu ciclo ativo.
Não existe a questão de uma planta "sugar" a energia da outra, a não ser que seja parasita.
D.puerta, no teu caso a causa, com certeza, foi outra. Já plantei 2 bougainvíllea, encostada uma na outra (espessura de um punho) num vasinho pequeno (era a opção do momento), sem problemas.
A questão principal é: a época!
Contudo, como disse o Ezequiel, quanto maior o espaço, melhor. Quem não gosta de dormir numa cama grande!!!!.......................rsrsrsrs!
abraço |
Então, se for pra não perder um material bom... até que rola... mas se o objetivo for o desenvolvimento... hummm... daí acho que não é uma boa... esse lance de uma planta matar a outra... sugar a outra realmente não eksiste... a menos que for parasita... como vc colocou... o maior problema é que, como o objetivo é desenvolver ao máximo a planta... entende-se que a parte aéra irá se desenvolver muito também... prejudicando na hora de formar a ramificação dos galhos... pode atrabalhar bastante...
O que é mais fácil, estilizar mudas plantadas há uns 4 anos, juntas em uma placa para formar uma floresta, ou conduzir as plantas separadamente, estilizá-las e formar a floresta depois?
Valeu, abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 6:14 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel, a questão de plantar junto se refere à mudas (mudas de tubete) como citou o amigo Edicarlos. As espécies que semeio (são poucas: Calliandra e Piteco), depois da sementeiras (tubetes conjugados), ainda pequenas passo para um vaso bem grande, todas juntas. Só depois de um ano ou ano e meio é que passo para vasos individuais.
O vaso individual, se for pequeno não dará espaço para as raízes se desenvolverem e se for muito grande, é desperdício de substrato e fertilizantes.
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 8:03 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Ezequiel, a questão de plantar junto se refere à mudas (mudas de tubete) como citou o amigo Edicarlos. As espécies que semeio (são poucas: Calliandra e Piteco), depois da sementeiras (tubetes conjugados), ainda pequenas passo para um vaso bem grande, todas juntas. Só depois de um ano ou ano e meio é que passo para vasos individuais.
O vaso individual, se for pequeno não dará espaço para as raízes se desenvolverem e se for muito grande, é desperdício de substrato e fertilizantes.
Abraço
 |
Eu também faço assim... às vezes uso bandeja de células de isopor... economiza mais ainda no substrato... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:57 am Assunto: |
|
|
bom... na verdade eu deveria ter postado as imagens antes de perguntar, essas fotos foram tiradas a um mes +- as plantas ainda estao na mesma situação.
não sei o que fazer... acho q com o advento da primavera elas se recuperarão. alguem sugere alguma coisa?
Uploaded with ImageShack.us[img]
[/img]
Uploaded with ImageShack.us[img][/img] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos,
1. Como é o substrato?
2. Como é a rega?
3. Como é a insolação?
4. Quanto de raíz saiu no "arrancadory"?
Baseado no que vc responder a turma pode avaliar o que está acontecendo _________________ Elio
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 2:11 pm Assunto: |
|
|
1. Como é o substrato?
70% terra 30 % esterco de carneiro
2. Como é a rega?
eu regava 1x por dia até mes passado, agora 1x a cada 2 dias
3. Como é a insolação?
sol pela manhã das 8:00 as 10:30 / 11:00
o que está enterrado é equivalente a parte aerea da planta.
Não aparece mto bem na imagem mas ano passado elas foram "capinadas" pelo sitiante que me doou as mesmas, porém estavam em ótima saude quando foram coletadas. Quero dizer q o tronco na base é da grossura de uma caneta e os raminhos que sairam posteriormente são estes que aparecem bem na imagem.
No principio eu desconfiei da rega diária. por isso passei a 1x a cada 2 dias. mas é duro que em 4 meses nao nasceu nem um brotinho sequer... assim é difícil começar rssss
Por enquanto, Obrigado Elio. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 6:14 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos Roberto escreveu: | 1. Como é o substrato?
70% terra 30 % esterco de carneiro
R= Fica um substrato muito compactado, sem drenagem. Deveria ter colocado uns 30 a 40% de pedrisco. Esterco de carneiro no transplante, não se coloca, ainda mais se for fresco. Queima as raízes.
2. Como é a rega?
eu regava 1x por dia até mes passado, agora 1x a cada 2 dias
R= Só regue se o substrato estiver seco na superfície.
3. Como é a insolação?
sol pela manhã das 8:00 as 10:30 / 11:00
R= É pouco sol. Muito pouco mesmo.
o que está enterrado é equivalente a parte aerea da planta.
R= OK
Não aparece mto bem na imagem mas ano passado elas foram "capinadas" pelo sitiante que me doou as mesmas, porém estavam em ótima saude quando foram coletadas. Quero dizer q o tronco na base é da grossura de uma caneta e os raminhos que sairam posteriormente são estes que aparecem bem na imagem.
No principio eu desconfiei da rega diária. por isso passei a 1x a cada 2 dias. mas é duro que em 4 meses nao nasceu nem um brotinho sequer... assim é difícil começar rssss
Por enquanto, Obrigado Elio. |
Pois é, Edicarlos, além das situações que citei acima, mais o fato de que vc arrancou fora de época, não é de estranhar o estados delas. Contudo, não dá pra mexer no substrato agora. Capriche na rega (só quando secar) e procure dar mais sol.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
Estava pensando na hipótese de seu substrato, não estar permitindo que as raízes se desenvolvam em sua plenititude, não desenvolvendo raízes não há brotação e quanto mais água, pior é.Sugiro tirá-las do vaso e misturar o substrato em partes iguais com cacos de telha e/ou areia grossa, depois plantá-las novamente, mantenha sob sol ameno no início(primeira semana), como o Élio sitou, molhar somente quando secar, após 40 dias começar com uma adubação leve. O substrato sendo pobre e drenante, estimula a planta a desenvolver raízes à procura de alimento, por isso quando faço uma adubação, procuro ultilizar somente as bordas do vaso em toda sua circunferência para colocar o adubo, nunca próximo do tronco ou caule.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 10:30 am Assunto: |
|
|
hj vou retirar a planta mais fraca e replanta-la, com um substrato mais apropriado, procurando não atingir a outra, assim pelo menos uma se salva (espero). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|