|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gustavomartins 1.o PASSO

Registrado: 30/11/09 Idade: 49 Mensagens: 132 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Qui Jun 11, 2015 3:44 pm Assunto: Pinheiro Negro Projeto |
|
|
Pessoal comprei esse PN para aprender a trabalhar com essa espécie, nunca tive nenhum, já escolhi o galho de sacrifício para engordar o nebari, o primeiro galho e galho principal, irei aproveitar o inverno para colocar em uma bacia e deixar engordar, as dúvida que tenho são:
Galho do sacrifício, devo deixar ele pelado apenas com o último chumaço de folhas na ponta???
Primeiro galho: o pirmeiro passo é engrossar, então para isso devo deixar crescer livre, mas neste caso eu pelo ele tb e deixo folhas só nas pontas ou corto após a primeira folhagem e começo a a fazer a estrutura do galho que ele vai engrossando junto com a estrutura?
Galho principal: tenho que cortar logo após o segundo ou terceiro futuro patamar ou deixo ele comprido??
Galhos a retirar: devo retirar os galhos que marquei na imgaem do meio ou deixo eles para ajudar a engrossar o tronco?
Segue fotos
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Jun 15, 2015 7:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Gustavo!
Segue algumas considerações sobre o que você perguntou:
Galho de sacrifício ou demais galhos com a função de engrossarem a planta: quanto mais folhas e galhos melhor porque a planta produz os nutrientes de acordo com a sua necessidade e disponibilidade dos mesmos no local, ou seja, se há disponibilidade de nutrientes e a planta possui muitos galhos ela vai trabalhar pra que todos obtenham o que necessitam e a planta continue crescendo mais e mais.
Primeiro Galho: eu também utilizaria este que você escolheu e cortaria logo após o primeiro galho secundário. No galho secundário eu cortaria a ponta para estimular as brotações internas. Nem me preocuparia em engrossar ele agora, primeiro engrossa o tronco e vai trabalhando os demais para que ramifiquem porque crescerem demais sem ramificação depois fica difícil de se conseguir um visual adequado já que os galhos velhos não emitem brotação interna.
Galho principal: a continuação deste após o terceiro galho da direita seria o meu galho de sacrifício porque o que você escolheu está localizado em um local com mais de um galho e isto pode ser um ponto de formação de conicidade invertida se forem mantidos todos. Eu deixaria apenas o primeiro galho já definido e retiraria os demais deste lado. Os outros 2 do outro lado eu deixaria, apesar deste da direita parecer estar dentro da curva, o que não seria muito bom, mas pode ser que seja o jeito que a foto foi tirada.
Planta em um vaso bem maior e deixa crescer até estar com o diâmetro desejado, estou fazendo isto com um que comprei no ano passado.
Este é o meu palpite, pensa com calma!!!!
Abraço |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 15, 2015 7:44 pm Assunto: |
|
|
Segue foto do meu vou aproveitar somente o primeiro galho e formar toda a nova estrutura a partir dele.
O arame do galho principal é apenas um teste que estou fazendo com este pinheiro e um ficus também.
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 16, 2015 10:50 am Assunto: |
|
|
Poxa Gilson, agradeço muito a sua ajuda, vejo que tem informações preciosas abaixo mas tenho algumas dúvidas, segue:
Primeiro Galho: eu também utilizaria este que você escolheu e cortaria logo após o primeiro galho secundário
Quando vc diz para cortar logo após o primeiro galho secundário esta querendo dizer pra cortar logo após a 2º brotação do 1º galho, Aqui?
se for isso que entendi o corte seria na marca vermelha ou laranja que fiz na foto?
No galho secundário eu cortaria a ponta para estimular as brotações internas. Nem me preocuparia em engrossar ele agora, primeiro engrossa o tronco e vai trabalhando os demais para que ramifiquem porque crescerem demais sem ramificação depois fica difícil de se conseguir um visual adequado já que os galhos velhos não emitem brotação interna.
Vc esta considerando qual galho como o Secundário? esta falando do segundo patamar ou esta falando do segundo galho do primeiro patamar?, rsrs, se for do segundo futuro galho do primeiro patamar acredito que esteja falando sobre o corte citado acima, quando diz pra cortar a ponta seria pra cortar na marca vermelha ou laranja mas manter alguns pares de agulhas ou cortar abaixo das agulhas?
Galho principal: a continuação deste após o terceiro galho da direita seria o meu galho de sacrifício porque o que você escolheu está localizado em um local com mais de um galho e isto pode ser um ponto de formação de conicidade invertida se forem mantidos todos. Eu deixaria apenas o primeiro galho já definido e retiraria os demais deste lado. Os outros 2 do outro lado eu deixaria, apesar deste da direita parecer estar dentro da curva, o que não seria muito bom, mas pode ser que seja o jeito que a foto foi tirada.
Fiz uma foto das alterações, mas tenho dúvidas sobre qual galho seria o secundário e sobre o galho da curva coloquei outra foto que mostra que ele esta na altura da curva, mas na lateral, veja se estou entendo por favor.
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 16, 2015 9:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Gustavo!
Segue imagem abaixo com os passos que falei. A imagem vale mais do que as palavras como dizem e que é bem verdade!!!!
Fiquei na dúvida do primeiro galho da esquerda, me deu a impressão por esta nova foto que ele está localizado no galho mais grosso. É isso mesmo?
Outro ponto ele teria que ser baixado quando aramado já que vai compor a estrutura junto com os outros dois da direita.
Esta é somente uma opção, podem ter outras que você ou outra pessoa possam visualizar mais interessante.
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 17, 2015 2:40 pm Assunto: |
|
|
agora deu pra entender bem, sobre o primeiro galho da esquerda q vc esta na dúvida, segue close do local, se mudar de ideia com relação aos cortes me da um toque, o momento certo para fazer os corte é agora né? inverno.
 |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 17, 2015 5:12 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 17, 2015 7:08 pm Assunto: |
|
|
Realmente está no galho mais grosso, mas bem embaixo. Acredito que dê pra aproveitar mesmo assim. Notei que tem uma pequena brotação no mais fino do meio, eu manteria tudo o que falei antes e deixaria esta pequena brotação pra ver se ela cresce, se crescer depois você poderia deixar este galho e retirar o outro que está no galho mais grosso. Só o tempo pode dizer. Pode podar agora mesmo sem problema!!!
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 18, 2015 9:07 am Assunto: |
|
|
Perfeito, vou fazer os procedimentos e depois posto o resultado aqui, sobre o envasamento penso em fazer um falso transplante, só não me decidi se coloco dentro de uma bacia ou se coloco no escorredor, várias pessoas dizem que o escorredor não deu muito resultado, uma vez tentei fazer e tb não senti muita vantagem, vou pensar, o mais importante acredito que seja o substrato, no caso de usar a a bacia furada pensei em usar a medida de de 50% de caco de telha, 30% casca de pinus e 20% de terra granulada, além de agulhas velhas que estão no pé do pn, nada de matéria orgânica, o que acha? |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 18, 2015 7:34 pm Assunto: |
|
|
Esta mistura que você pretende usar deve ficar bem drenante, em outra postagem você informa que está com problema de ressecamento do solo, talvez você devesse colocar menos cacos de telha e usar mais terra granulada.
Na maioria das minhas plantas eu uso as seguinte composições:
vasos grandes: 40% terra granulada, 30% pedrisco e 30% casca de pinus
vasos menores: 50% terra granulada, 25% pedrisco e 25 ou % casca de pinus
estas medidas são no "olhometro" mesmo, ou seja, pode ser um pouco mais ou um pouco menos...kk
A bacia furada vai ter mais ou menos o mesmo efeito do escorredor.
Abraço |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 18, 2015 8:21 pm Assunto: |
|
|
Corrigindo:
vasos grandes: 40% Pedrisco, 30% terra granulada e 30% casca de pinus
vasos menores: 50% terra granulada, 25% pedrisco e 25 ou % casca de pinus
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 19, 2015 9:08 am Assunto: |
|
|
Uai, agora fiquei confuso, rsrs considerando que o caco de telha retém umidade muito mais que a terra granulada e tem a propriedade de ir liberando aos poucos não seria melhor no meu caso que tenho problema de tempo seco usar mais caco de telha do que terra granulada?
Na minha forma de pensar quando coloco água num vaso com terra granulada a água passa por ele e o substrato retém menos do que se fosse com caco de telha, onde tem erro nesse raciocínio? Pra mim um vaso com 100% de caco de telha fica mais tempo úmido do que um vaso com 100% de terra granulada, ou não? |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 19, 2015 8:24 pm Assunto: |
|
|
Veja como são as coisas!!! A minha resposta foi em cima da minha experiência com os 2 substratos. Não tenho muita disponibilidade de caco de telha para compra em grande quantidade para utilização em vasos grandes e não quero ter o trabalho de ter que ficar triturando, por este motivo utilizo o pedrisco no lugar do caco de telha. O pedrisco praticamente não absorve umidade porque não é poroso e serve para favorecer a formação das raízes que crescem nos espaços vazios entre os grãos se dividem ao encontrarem com eles. A água é retida pela terra granulada e pela casca de pinus. Sempre que compro alguns pré que vem com caco de telha percebo que seca muito mais rápido do que vasos com o composto que uso e por isto sempre que compro procuro plantar em um vaso maior por 2 motivos, primeiro porque não tenho como molhar durante o dia porque trabalho e só consigo fazer isto por volta das 18:00 e segundo para crescerem e com isto formar um bonsai maior e plantar em um vaso de bonsai pelo mesmo motivo (não poder molhar durante o dia). A minha opção é utilizar mais pedrisco nos vasos maiores porque com um volume maior de substrato eu não preciso reter muita água e já com os vasos menores uso menos porque preciso reter mais água (considere reter água como o tempo necessário para que eu possa molhar apenas uma vez no final do dia, nos dias mais quentes) nos dias com temperatura mais amena a rega pode demorar 2 ou 3 dias.
Lendo novamente o seu outro tópico verifiquei que o Elio fala que o caco de telha seca mais rapidamente quando está por cima e pode ser que seja esta percepção de que o solo está seco quando olho a superfície que me dá a impressão de que o solo está seco quando é utilizado o caco de telha. Tenho alguns vasos menores com caco de telha e outros com o substrato que uso, vou observar nos próximos dias e fazer o teste do palito pra ver qual seca mais rápido. Pode ser que o visual esteja realmente me enganando.
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 22, 2015 8:36 am Assunto: |
|
|
muito legal td isso que vc disse, sabe que fiquei pensando muito nessa situação todo, inclusive comentei em um grupo de bonsai do Whatsapp, e a coisa se desenrolou da seguinte forma, de imediato 2 pessoas disseram tb que a terra granulada seguraria mais só que a explicação não batia com a minha realidade, aconteceu uma divergência entre a minha terra granulada e a do pessoal que falava que a terra granulada retém mais, a terra deles era de barranco e dilui bem mais fácil que a minha, se molhar ou apertar com o dedo ela já se desfaz, a minha é comprada no site obonsai, descobri essa terra granulada em conversa com o nosso mestre Hidaka, quando ainda era vivo, lógico rsrs, então e essa terra é dura não quebra com facilidade e pode deixar de molho que demora muito pra se desfazer, até gravei um vídeo para o pessoal e eles perceberam a diferença, bom pensando assim talvez tb podemos esta falando sobre terras granuladas diferente, resolvi fazer um teste com substrato para ver como se comporta aqui na minha região, o clima agora fica bem seco até setembro +- e eu vou tentar manter uns vasos com musgos, fiz o seguinte experimento, peguei 4 vasos rasos do mesmo tamanho e coloquei 5 substratos diferentes em cada um, e depois cobri com musgo os 4 vasos, 2 vasos ficaram em meia sombra e 2 em praticamente sol pleno, estou tentando borrifar água 3 vezes por dia e vou ver como se comporta, nunca consegui manter musgo aqui, vamos ver o que acontece, segue fotos e acho q vou postar mais completo no outro tópico, depois da uma olhada lá, obrigado por tudo e vamos nos falando sempre que possível, acho q t achei no face e envie um convite semana passada, abraço
 |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jun 22, 2015 10:28 am Assunto: |
|
|
Muito legal a condução do assunto por aqui rs.
Jájá, migram este tópico para "matérias" hehehhe. Vou acompanhar para ver o resultado dos testes.
Abraços aos amigos.
[OFF] Gilson, minha esposa deu ultimato na caliandra, ela se foi... infelizmente perdi a mesma. Também te add no face. Abs. [/OFF] |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|