Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 9:27 am Assunto: Jabuticabeira Flat-top [Sabará] |
|
|
Olá amigos,
Aí está a minha Jabuticabeira estilo Flat-top. A idéia me surgiu ao ver este exemplar de um bonsaísta americano. É certo que não encontraremos uma jabu nestas condições na Natureza; entretanto, como ela tem folhas pequenas achei que valia a pena a tentativa...
FOTO 01
FOTO 02
FOTO 03 Aqui ela no meio do viveiro.
FOTO 04
FOTO 05
Aqui um exemplar do bonsaísta brasileiro Duílio Maciel:
Aqui alguns exemplos deste estilo na Natureza: Acácia Africana.
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Qua Ago 17, 2011 11:34 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 1:36 pm Assunto: |
|
|
Bom dia!
acho q não vamos encontrar jabuticabeiras flap top como as arvores q vc colocou de exempo, ma so q a jabu de exemplo q vc colocou esta mt natural... e isto é algo q conta mt pra um bonsai esta bonito, ao menos na minha opinião...
abraços |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 3:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson, posso ser chato e corrigir a nomenclatura do estilo?
O nome inglês para o estilo é FLAT TOP ou em português ÁPICE PLANO ( flat - plano, Top - ápice ).
Gosto demais deste estilo, tanto que tentei trabalhar uma cereja assim. Já que estamos falando deste estilo aqui, vou colocar a foto dela.
Abraço. _________________ http://www.rednaturaleza.com.ar/paulo_roberto |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Abr 21, 2010 3:53 pm Assunto: |
|
|
Olha eu concordo q se encaixa mais no estilo umbrela(é isso?)
que seria o flap top com os cantos curvados pra baixo na forma d eum guarda chuva
abraços |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 11:32 pm Assunto: |
|
|
ATUALIZAÇÃO AGOSTO 2011
Bem amigos, aí está uma atualização desta jabuticabeira. Eu precisava "gastar" um vaso IZUMI que comprei em Joinville no evento da Nipon Bonsai... Talvez tenha ficado pequeno...
FOTO 06
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 11:32 pm Assunto: |
|
|
FOTO 07
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 11:33 pm Assunto: |
|
|
FOTO 08 De qualquer modo sempre temos a beleza das flores e dos frutos da jabu!!
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 11:35 pm Assunto: |
|
|
FOTO 09
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 11:35 pm Assunto: |
|
|
FOTO 10
Abraços.
Edson.
Pedro Morales |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 11:40 pm Assunto: |
|
|
Adorei a planta!
muito natural... não acho que o vaso esteja pequena, acredito que a copa esteja "grande", não ficaria legal tentar encurtar as ramificações secundarias e tercearias buscando uma capa menor e mais compacta seguindo a ideia flap top?
espero ter colaborado brother!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 10:10 am Assunto: |
|
|
Quero acompanhar esse exemplar! |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 10:25 am Assunto: |
|
|
ESTILO DIFERENTE NUNCA TINHA VISTO....
VOU ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 43 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Saudaçoes Edson,
Tambem compartilho de sua impressao de que talvez o vaso
nao tenha se adequando, gostei muito do exemplo da bandeja
na foto 04, acredito que a bandeja deva corresponder em tamanho à largura da copa, gerando esses tres planos visuais bem marcados entre, a bandeja e linearidade do tronco que guia o olho até a copa.
até breve. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 10:56 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
obrigado a todos que responderam ao tópico.
Paulo, acho que a tua cerejeira ficaria ainda mais bonita se fossem retiradas as raízes aéreas:
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
Linda planta Edson realmente esse estilo para as Jabus foi o primeiro exemplar que vi, e ficou muito bom mesmo e esse vaso ficou legal. É a primeira vez que veja uma Jabu sabará com frutos em um vaso. Geralmente vemos somente as hibridas. Luto há anos para conseguir uma das minhas florir nos vasos mais nunca conseguir e tenho exemplar de pelo menos 16 anos envesada. Tem alguma técnica??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|