Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 4:45 pm Assunto: Yamadori - primavera tronco 60 cm |
|
|
Hoje tive a imensa SORTE de esbarrar com uma primavera de 60 cm de diâmetro de tronco, que vai ser retirada de um terreno para construção. O procedimento vai ser feito na próxima terça. Este é um material que para mim parece um sonho e por isso venho pedir aos mais experientes como proceder este yamadori da melhor forma. O que é importante me preocupar (quantidade de raízes, tamanho do recipiente a acomodar depois, regas, hormônios, etc).
Não tenho fotos, mas ela se encontra assim hoje:
Ela estava enorme, toda florida e hoje ela foi toda podada com facão e está a uma altura de 1,5 metros (sem nenhuma folha ou galho mais fino). Fica em um terreno que estava largado e nos últimos 30 dias só choveu uma vez (há uns 7 dias). A terra deve estar seca.
Toda a ajuda é bem vinda, obrigado! |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 9:08 pm Assunto: |
|
|
opa. Buganvile pega facil!
Planta ela em uma vaso grande com areia.
Acredito que não vai ter problemas!
Espera dois anos pra mexer nas raizes pois dizem ser muito frageis!
Boa sorte! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 9:25 pm Assunto: |
|
|
Sorte grande!! Mesmo com poucas raízes ela geralmente rebrota. Pena a época não ser a ideal, mas não pode perder uma oportunidade desta! Areia e enraizador!! Boa sorte _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 10:30 pm Assunto: |
|
|
Nikkei
Eu uso fazer assim, antes de coletar rego a planta,
uns três dias antes rego em seguida, depois retiro ela,
com o máximo de raizes finas possivel,
se acaso não tiver, serro deixando uns dez cm de cada das grossas,
após isso planto só em areia grossa,
depois rego com tiamina,
ai é só aguardar a brotação é dificil falhar
Posta fotos dela, pra gente ver antes,
de fazer o yamadori.
Um abração _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
Segue a foto da criança
Quando coletar se estiver terra seca ela deve perder o torrão, certo? vou tratar de regar lá escondido..
Tenho a dúvida de quanto retirar do torrão. o máximo possível mesmo? Pensei em uns 40 de diametro e 30 profundidade. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 10:10 am Assunto: |
|
|
Para você ter uma ideia, Nikkei, eu coletei esta em julho do ano passado, praticamente sem raízes!
areia e terra de cupinzeiro:
em dezembro tranquilo:
Sem muitas frescuras... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 11:00 am Assunto: |
|
|
Só uma dúvida, ela tem 60 cm de diametro ou de circunferencia? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
IanaMel, acredito que deva ser 60cm de altura, pois parece não ter nem de diametro nem de circunferencia tal medida.
Nikkei, como escreveram os demais colegas, a primavera pega super bem de estaquia, idenpendente de ter ou não raizes capilares com que trabalhar. O importante é fechar todos os cortes feitos na base, nas raizes grossas se houver alguma, ou mesmo no tronco, com cola branca de madeira.
Em seguida, deposite a planta sobre um substrato bem drenante (caco de telha e casca de pinus, por exemplo), cobrindo a base com areia grossa de rio, sem peneirar. Irrigue a primeira vez com agua contendo hormonio enraizante, até encharcar bem, e só. Nas regas diárias, sempre ao final da tarde, use apenas agua, sem hormonio nenhum. A planta deverá ficar em local semisombreado durante a primeira semana, passando para sol pleno em seguida.
Para vc ter uma idéia, veja uma primavera que eu e o bonsaista Glauco Felix retiramos do jardim de uma escola aqui de Brasilia. A planta tem em torno de 90cm de altura. A circunferencia na base tem em torno de 90cm:
Parece estar no chão, mas trata-se de um vaso, cuja base é de concreto. Fica exposta a sol pleno, o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. O tronco foi todo escavado.
O substrato atual é composto de caco de telha no fundo, plantmax no meio, e caco de telha cobrindo tudo. Adubação organica: TM+FO+Fosway a cada 45 dias, inclusive no inverno.
Bem, sinta-se estimulado com essas imagens, para fazer um lindo bonsai com sua planta. Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 8:15 am Assunto: |
|
|
Uau!. Estou ansioso. Ontem fiz a rega da planta.
Iana: ela tem 60 cm de circunferencia na base. De altura, na foto está a 1,5m mais ou menos. Quando passei a fita também estranhei. Engana
Obrigado pelas dicas e incentivo. Ontem fiz a rega como indicou o Anderson. Vou preparar substrato e recipiente e amanhã é a coleta. É uma primavera vermelha.
A que altura me indicam cortar o tronco? Já que ele é um tronco praticamente reto? Pensei em ter um bonsai meio grande (mas nas proporções certas). O que me indicam?
Editado pela última vez por Nikkei 100 em Seg Jun 14, 2010 10:03 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
Nikkey, tem certeza? Agora fiquei na dúvida, como se deve medir o diametro da base de um bonsai? Tem alguma técnica especial pra bonsais? quer dizer, 60cm é mais que meio metro... _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 9:39 am Assunto: |
|
|
Oi Iana, desculpe. 60 de circunferência (tipo medida de cintura de mulher) |
|
|
 |
goldar10
Registrado: 10/05/10 Idade: 36 Mensagens: 35 Localização: Taubaté-SP
|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 10:38 am Assunto: |
|
|
Iana ele esta se referindo ao Perímetro que é proporcional ao comprimento do diâmetro da circunferência. Perímetro=2.pi.R 60=2.3,14.R R= 9,55 cm que vai da entao medida em ø 19,1 cm. Espero ter ajudado.
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 15, 2010 6:20 pm Assunto: |
|
|
Fiz a coleta! Amanhã posto fotos!
Consegui coletar outra primavera que ficava nos fundos!! Rosa, mesmo porte |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 4:05 am Assunto: |
|
|
Nikkei aproveite os outros galhos e partes cortadas do tronco para fazer estacas, assim, você terá vários bonsais de primaveras para trabalhar e quem sabe até trocar por outras espécies com outros bonsaistas!
Abraço! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 2:25 pm Assunto: |
|
|
Aqui estão, após o yamadori. 2 horas de coleta. Infelizmente a planta estava sem raízes finas na parte retirada , veio parecido com o do João. A rosa(múltiplos troncos) só veio a apical (nos primeiros 50 cm de profundidade só tinha ela). Agora aguardar.... espero que as duas se recuprem.
 |
|
|
 |
|