FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha Oliveira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 8:03 pm    Assunto: Desfolha Oliveira Responder com citação

Senhores

Recentemente um bonsai de oliveira acabou chegando à minha coleção. Foi por um motivo trágico, que não vem ao caso agora, mas a ela sofreu bastante com o inverno e com a falta de rega da pessoa que ficou responsável por cuidar.

Agora nas minhas mãos, tenho dado a atenção devida, porém devido à falta de cuidado anterior ela perdeu a maioria das folhas, ficando apenas com folhas na ponta dos galhos.

As folhas estão saudáveis, mas a aparência da árvore não está das melhores, pois os ramos estão "pelados", o interior da árvore está vazio.

Como não conheço a oliveira, e verifiquei que ela é "A oliveira é uma planta de folha perene semidecídua o que significa que nunca perde totalmente a sua folha; em vez disso, as folhas mais velhas vão caindo ao longo do ano."

Surgiu a dúvida: como posso forçar o rebrotamento no interior dos galhos? Desfolha? Pinçagem das fruturas brotações?

Alguém tem experiência com oliveiras?

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Vou acompanhar, pois não conheço a reação da oliveira na desfolha, estou com uma que também está com folhas somente nas pontas.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 10:54 am    Assunto: Responder com citação

prumodeq

Adquiri recentemente (1 mes) uma oliveira produzida em um viveiro, a 160 km de onde eu moro, infelismente a pessoa que cuida das mudas nao estava lá, quem me atendeu foi a mocinha do caixa, que não sabia muito sobre coisa alguma!!! antes de levar pra casa deixei ela no carro de sabado a domingo, ela sofreu um pouco por causa do calor e do "abafamento" cheguei em casa domingo a noite e algumas folhas já começavam a cair, foi assim mais dois dias aí pararam de cair sozinhas, mas mesmo assim quando eu encostava de leve nas folhas elas caiam. Não mexi nela e deixei no saquinho preto de terra (até hoje) só regando a cada dois ou tres dias, hoje as folhas estão bem firmes e fortes só saem se eu arranca-las mesmo.

sugiro que faça o mesmo, mexa nela o menos possivel que ela recupera!!!

agora se as folhas tornarão a brotar é algo que eu tbem quero saber. Andei pesquisando no youtube e na web tem alguns videos e tal, mas pouca coisa! no brasil é pouco difundido por causa do calor e do solo.

pretendo plantar a minha no final desse mes no chão mesmo para que ela se desenvolva de vez, depois disso farei um alporque para trabalhar como bonsai...

coloca uma foto da sua planta se possivel!

abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 5:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Prumo, vc não esclarece bem a respeito de sua planta, nem mostrou imagem, de maneira que fica dificil especificar algo a respeito. Mas vamos esclarecer algo a respeito do cultivo, esperando que isso possa ajudá-lo. Apesar de não saber se sua planta é da variedade enxertada ou a original, silvestre (Olea europaea var. sylvestris).

A variedade silvestre, chamada tambem de ACEBUCHE, é geralmente usada como porta enxerto para todas as variedades cultivadas, pois resiste bem ao calor e a seca, mas com baixa tolerancia a geadas frequentes e intensas, preferindo um solo rico e calcário, ao invés de solo muito ácido e organico.

Eu esclareço esse aspecto por que na maioria das vezes em que compramos mudas de oliveira, desconhecemos esse pormenor, valioso para quem cultiva visando formar um bonsai, pois toda e qualquer brotação na base deve ser imediatamente cortada fora, para não originar um tronco com folhas diferentes da planta enxertada. As folhas da silvestre são mais arredondadas, com uma textura mais suave ao tato, se comparadas com as folhas do ligustro, que é muito parecida, e bem diversa da planta enxertada, que é mais longa, fina e apresenta coloração diversificada na parte superior em relação a parte inferior.

O cultivo da oliveira é bem simples: pouca rega, pouco adubo e muito sol. A rega deve ser intensa, mas apenas uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde, sendo o solo o mais drenante possivel, para evitar acumulo de umidade, que em excesso pode prejudicar a planta. A adubação deve ser mais voltada para um material rico em fósforo e pobre em nitrogenio. O excesso de nitrogenio além de proporcionar aumento no tamanho das folhas, aumenta tambem os entrenós, enquanto que o fósforo, que age mais nas raízes capilares, trabalha no sentido oposto, favorecendo ainda a densificação, isso é, um aumento na massa verde das folhas.

Não pinçamos as oliveiras com tanta frequência, e ao fazer, é bom cuidar de manter sempre um par de folhas na ponta do galho, para forçar a brotação na porção anterior, incluso com a emissão de novos galhos que irão vir nas axilas das novas brotações de folhas dentro do galho. Corta-se fora as brotações que forem originadas na parte superior e na parte inferior do galho, mantendo apenas as laterais, e assim mesmo, alternando-as, para produzir um galho com movimento levemente sinuso, caso não se queira recorrer a aramação para forçar o movimento.

No caso da sua planta, que apresenta uma debilitação, sugiro expor ao sol durante a maior parte do dia, em area aberta. Rega apenas se observar que o solo secou bem entre a primeira e a ultima rega, evitando encharcar o solo. Não adubar, enquanto a planta não retornar com uma brotação normal, e ao fazê-lo, usar adubo rico em fósforo (recomendo o FOSWAY, adubo liquido incolor e inodoro produzido pela empresa TECNUTRI), que irá atender muitissimo bem as carencias nutricionais de sua planta, melhorando-a em muito, isso eu posso garantir.

No mais, é aguardar e esperar a planta ir, aos poucos, retomando seu ciclo. Rega pouca, sol muito, adubo nenhum. Tão logo a planta retorne a brotação intensa, reponha nutrientes com o adubo liquido FOSWAY, e na primavera, se a planta estiver saudável e vigorosa, promova seu reenvase, buscando cultivo num tipo de solo mais adequado a ela, conforme citei acima. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Luiz Fernando, muito esclarecedor seu texto, fiquei pasmo ao saber do substrato preferido da espécie. Very Happy
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho uma oliveira enxertada e não sabia sobre o tipo de solo.
Preciso, na primavera, trocar o substrato dela...
A adubação com Fosway eu já fazia e acredito que o que estava faltando era o detalhe do solo.
Obrigado nickyfury pelo oportuno esclarecimento.
Abraço a todos
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: