FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Regando com mangueira de maneira mais pratica
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 12:51 am    Assunto: Regando com mangueira de maneira mais pratica Responder com citação

Tive que passar uma semana viajando a trabalho e como meu sistema de irrigação esta temporariamente desligado, tive que solicitar a ajuda da minha mãe e namorada pra regar minhas plantas durante minha ausencia.

so que elas tem 1,5 m de altura, e minhas prateleiras são bem altas..rsrsrs
resolvi facilitar pra elas.
peguei uma alça de cesta de café da manha, e um pedaço de cano de 1/2, enviei um no outro e afixei na mangueira com um esguixo de choveiro na ponta, não é que ficou pratico pra molhar as plantas mais altas!!

to usando ele até hj!



depois tiro mais fotos e edito a postagem!

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 1:07 am    Assunto: Responder com citação

Fala Filipe... kkkkkkk

Tá viranto o professor pardal.... rs.... ficou muito bom.....

Sua mãe e a namorada devem ter agradecido....

Brincadeiras a parte..... parabéns.. ficou bom mesmo...
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Julio Tijucano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/10
Idade: 43
Mensagens: 135
Localização: Uberlandia-MG

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Saudaçoes Felipe,

Boa invençao, Poderia tambem postar imagens dessa planta desfolhada que aparece no centro da imagem, é uma Primavera? pelo visto tens boas arvores ai.

Até a proxima.
_________________
Recuar pra melhor saltar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Essa ponta de chuveirinho eu também já usei por muito tempo.... era o que me ajudava a não "varrer" a parte de cima do substrato de minhas planta....
Abraço
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 8:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A técnica correta do uso do "chuveirinho", para que ele não contribua negativamente, ou seja, não force a expulsão do substrato do interior do recipiente de cultivo, vaso principalmente, é virar e usar ao contrário: com o chuveirinho voltado para cima, a força da agua da rega é reduzida em mais da metade. Para completar, podemos segurar a mangueira e forçar uma leve dobradura nela, reduzindo ainda mais a força da agua. Manter uma distância maior do ponto central tambem ajuda:



Os japoneses, que criaram tambem essa técnica de rega, são extremamente perfeccionistas, chegando ao cumulo de fazer uso de um tipo de regador que possui um tubo bem fino e longo, com uma ducha perfurada a laser na extremidade, o que permite uma rega "macia" e "suave", evitando perda de substrato pela erosão da força da agua:











Como se pode ver pelas imagens, a técnica da rega correta é uma forma de arte tambem naquele país. Vejam a maneira correta de se "guardar" o regador:



Ou então, a maneira correta de segurar o "instrumento" de trabalho, para que a agua renda e não se desperdice nenhuma gotinha:



O braço longo do regador permite alcançar as plantas mais afastadas, ou mais altas, sem dispender esforço para isso:



Vejam a posição correta do "chuveirinho", ou seja, usado ao contrário, com uma redução correta na força da agua, permite uma rega bem fraca, mesmo quando acionado em plantas pequenas:



O abastecimento é feito num tonel de pedra, disposto no jardim apenas para essa finalidade (mas serve de móvel de decoração tambem!!), onde a agua é "tamizada", isto é, fica em repouso para que particulas nocivas presentes nela não sejam repassadas para as plantas, pois acabam indo parar no fundo do tonel:



A força da agua permite que molhemos o solo, sem retirar substrato nem adubo, bem como tambem a folhagem, por mais delicada que seja:



Em termos de técnica corretamente aplicada no trabalho da rega diária, podemos por outro lado fazer uso de um jato forte de agua para limpar a planta e o vaso. Essa limpeza é feita principalmente depois de uma desfolha que vise eliminar insetos e outros parasitas, como cochonilas e pulgões, bem como permite tambem lavar o vaso, eliminando impurezas como liquens, musgo e outros resíduos que se fixem a ele. Vejam as imagens:









Óbvio que o jato de agua nunca deve ser direcionado para o solo, mas sempre para um ponto acima dele. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, obrigado pela aula de como regar os bonsai!
A Regina disse em entrevista que levou apenas 3 anos para dominar a tecnica correta de se regar os bonsai no curso que ela fez pelo japão.
Laughing Laughing Laughing Laughing
mas, porem, contudo, entretanto, vou permanecer no erro temporariamente, com algumas justificativas. Uma duxinha dessas furada a laiser custa mais de 100 reaus, um regador desses idem!
95% das minhas criaanças não são bonsai e a maioria encontran-se em bacias plasticas... Oq eu faço pra evitar de lavar o substrato retirando ele é diminuir a força da agua quando estou regando plantas em vaso de bonsai. Assim, as outras recebem normamente agua com mais força e para os bonsai eu rego com a torneira quase fechando.

quanto a decantar a agua, pra mim atualmente é fora de cogitação, mas realmente seria muito benefico dado que alem de decantar o restante dos produtos quimicos add a agua para se juntarem a sujeira e irem pro fundo dos reservatorios, dessa forma nos livrariamos do cloro tb, dado que ele tem ponto de ebulição mais baixo que o da agua.

aos amigos julio tejucano e Rogério, seguem as imagens;
buganvillea






prateleiras;







Tem uns negocios meio fora de esquadro e outros meio tortos, mas esta em contrução ainda, fora que não sou marcineiro ou carpinteiro...rsrs é tudo no vontade mesmo.

vou preparar um topico pra mostrar tudo em breve as prateleiras, e as novas plantas que estou adquirindo.

vlw Mc! Já ouviu o ditado, a necessidade faz o sapo pular!?
tirei fotos da minha baixinha regando as plantas... ai vai da pra entender direitinho a necessidade do instrumento!
kkkkkkkkkk
ta no celular dela, depois eu posto pra vc ve o drama que seria!


abraços[/code]
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

E essa pontinha da sua mangueira, era um Chuveiro ? Será que acha em material de construçao, pq uso uma de mangueirinha de chuveiro mais a chuvinha e muito ruim!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

ih rapaz, não sei, mas deve achar sim.
essa ai eu tirei do meu chuveiro.

A principio eu havia pensando em usar aquela de inox que fica ao lado do vaso no banheiro, mas dizem que aquele regulador manual quebra muito rapido...

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
blzounem



Registrado: 22/08/11
Idade: 45
Mensagens: 51
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

ja pensou naquele 7in1 da tramontina? custa acho que R$26,00 ele tem um chusvico vertical, e outro que parece humidificador de shooping aberto sabe?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

rapaz, vi um na casa de um amigo mas me pareceu que assim do jeito que esta ficou mais eficiente... não sei se é impressão minha.

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 9:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Filipe, o fato de a Regina ter levado tanto tempo para dominar a técnica correta da rega só mostra o quanto nós, brasileiros, estamos atrasados em relação a isso. Geralmente, os cursos de bonsai país afora não explicitam tal tópico, nem abordam minimamente a forma correta de se proceder em relação à rega, mas apenas que devemos regar, e que a rega irá depender basicamente de estar o solo levemente seco, bem como da espécie cultivada.

É muito pouco. Por isso, tentei aqui apresentar um aspecto sobre a técnica da rega, algo que bonsaistas europeus e americanos vem adotando como praxe de cultivo, e que nós tambem deveríamos, desde já, começar a atentar um pouco mais para isso, pois assim nossas plantas correriam menos risco de perda. Entendo seu ponto de vista a respeito do preço abusivo cobrado por um equipamento como a ducha perfurada a laser. Acho que esse deveria ser um dos itens mais baratos, por se tratar de uma ferramenta que permite ao cultivador efetuar uma rega correta, em que a força da agua é recorrentemente reduzida.

Infelizmente, o pessoal que importa esse equipamento pensa diferente. Paciência, então. Buscar substitutivos é uma meta que usamos com frequencia, quando o assunto trata do uso de ferramentas ou dispositivos que visem facilitar o cultivo de nossas plantas.

Quando comecei a ampliar meu viveiro, fiz uso de uma mangueira fina, tendo uma das pontas presa a uma torneira e a outra vedada, com furos ao longo de seu comprimento, exatamente sobre um determinado recipiente. A técnica aqui é o gotejamento, muito usado por horticultores e agricultores em geral, que permite a planta ter acesso a uma rega controlada, sem excesso de agua nem risco de perda de material.

Logo abandonei essa "tática", pois o excesso de umidade constante no substrato mais prejudicava que auxiliava no desenvolvimento das minhas plantas. Como todo o acesso a novidades estava limitado ao lojão da esquina, as primeiras ferramentas e duchas que usei foram as de plastico, preferencialmente as mais baratas que haviam, mudando de um modelo para outro, sempre buscando reduzir a força da agua e proporcionar uma rega mais "suave e macia":



[img]http://gessner.com.br/thumbnail.php?imagem=fotos/1105240846340121tz0.jpg&x=320[/img]



Essa ultimo, por sinal, a preços de hoje custa R$15,47 segundo o anuncio do link abaixo:

http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&ci=31.98.012.107&mundoVC=&grupoID=60&subgrupoID=436&produtoID=885

No Lojão onde eu comprava, custava bem menos que hoje: uns meros R$6,00. Dava para o gasto, é verdade, e era bem melhor que qualquer "chuveirinho" desses de banheiro (que não cheguei a experimentar), pois permitia mudanças na forma da rega, além da ducha. O passo seguinte foi adotar o uso de regadores, mas a perda de agua no processo de enchimento e distribuição acabou por tornar esse recurso muito dispendioso, abandonado então.



Muitos anos depois de usar e abusar de diversos tipos de duchas e equipamentos semelhantes, vim a descobrir na internet o famoso regador japones, comprando meu primeiro pela "bagatela" de R$60,00 (uma fortuna, naquela época). Em seguida, passados alguns anos, comprei mais um e obtive outro através de troca (planta por regador!!), garantindo um equipamento que tem me servido bem desde então.

Hoje há regadores modernos, com torneiras acopladas:



ou sem as torneiras:



Para aqueles que têm o bolso mais "forrado", é possível até adquirir regadores mesmo, tipo japones, de marca:



Voltemos porém à abordagem preliminar. Usar recursos mais baratos, lançando mão do que temos de mais simples e fácil de obter, permite que executemos a rega a contento de nossas plantas, bem como que adotemos, igualmente, as técnicas de que falei, sem nenhum problema. Em tópico anteriormente postado no forum, o bonsaista/forista Nei Luis apresentou uma série de dispositivos criados por ele, dentre os quais "chuveirinhos" para serem usados em garrafas pet:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15975&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&sid=eb5395d9fa6c5f1c7873ea95726d787d

A necessidade continua a ser a mãe da invenção..... inda bem que a nossa criatividade segue junta nesse rumo.....
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 41
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Nick,
como de praxes, suas mensagens são um estimulo a cruisidade de estudar mais de tão completas!
O bom mesmo é ter conhecimento dessas coisas mais modernas, efientes, acabamento mais apurado ou apenas mais bonitas para continuarmos em busca de alguma melhora. Afinal é basicamente ao agrado dos olhos e refinamento da alma e ou espirito ha que nos propomos a fazer bonsai.
e assim sigo eu, buscando sempre evoluir não só no bonsai, mas tambem no zelo e na eterna busca da perfeição, eterna porque na minha concepção a perfeição é uma utopia para que possamos ter um objetivo ao tentar melhorar alguma coisa.
rsrssr

deci da laje meio poetico... estive por quase duas horas tomando uma brisa gostosa e namorando umas plantas...
rsrs

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
blzounem



Registrado: 22/08/11
Idade: 45
Mensagens: 51
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 3:33 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,


Voce acha que esse regador japones de 700ml que voce mostrou, é tão bom quanto o de 1.8? vale a pena comprar?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil