|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 18, 2011 9:26 pm Assunto: Estacas de Ficus e Algaroba |
|
|
Pessoal, hoje passando pela rua vi alguns galhos de uma algarobeira (Prosopis juliflora (Sw) DC) e pensei, será que pega por estaquia? Ainda no caminho passei por uma árvore de ficus (não sei bem o tipo, mas creio que seja variegata) e consegui pegar uma ponteira (aproximadamente 40 cm) para fazer estacas também!
Chegando em casa comecei a trabalhar e preparei o recipiente:
Feito isto, aparei as estacas e ficaram assim:
ALGAROBEIRA:
FICUS:
detalhe da folha
Aqui elas plantadas na bacia, com substrato de terra para jardim pela falta de outro tipo! :\
Para quem não conhece a algarobeira eis um link a respeito:
http://en.wikipedia.org/wiki/Prosopis_juliflora
http://www.ct.ufpb.br/laboratorios/lpfd/algaroba.htm
e alguma imagens:
http://www.flickr.com/photos/dinesh_valke/2275699043/
Bom, gostaria de opiniões e direcionamento no que seria necessário ter feito ou o que eu posso fazer a partir de agora!
Abraços! |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Sex Ago 19, 2011 3:51 pm Assunto: Re: Estacas de Ficus e Algaroba |
|
|
Buenas amigo!
você usou um hormônio enraizador?
O ficus nao devia ter tirado as folhas, ele é meio fino, também é complicado.
Nessa época as estaquias não são indicadas, visto a brotação estar em pleno desenvolvimento.
Vamos torcer para dar certo. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 19, 2011 6:52 pm Assunto: |
|
|
Não utilizei hormônio.
Realmente as estacas são um pouco finas, mas manter as folhas era o correto?
Já vi em vários lugares indicando retirar as folhas e cortá-las ao meio, para que não favoreça uma maior evaporação d'água. Cada folha dessa ponteira do ficus tinham em média 5cm de comprimento.
Vamos aguardar então! E ter fé!
Obrigado! |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 9:54 am Assunto: |
|
|
O ficus sem folhas nessa época, agosto setembro, corre o risco de morrer. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 12:12 pm Assunto: |
|
|
Quando faço stacas de ficus sempre deixo umas 2 folhas pelo menos. A maioria pega, independente da época.
É um variegata sim. Uma dica que dou é ver se encontra por aí outra árvore, de benjamina ou retusa (mais difícil). Isso porque o variegata, além de ser variegata (folhas manchadas, o que desvaloriza o bonsai), tem um crescimento menos acelerado e é mais difícil para trabalhar.
Sobre a outra planta não conheço nada _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 7:12 pm Assunto: |
|
|
Nikkei obrigado pelos esclarecimentos!
Bom, então de acordo com o que você disse, é bem provável que minhas estacas peguem né?
Aqui tem um ficus que eu conheço como microcarpa, tentei fazer algumas estacas dela também essa semana. Já havia tentado fazer outras mas infelizmente morreram, e elas estavam com várias folhas e era uma forquilha, mas não sei porque não pegaram. Estavam em areia de construção. Enfim, com essas agora espero que peguem, apesar de serem variegatas e não serem tão valorizadas para o cultivo de bonsai, eu gosto desta espécie XD
Outro dia colhi uma planta da microcarpa ou retusa, que estava nascendo em um Uro de uma árvore, nada mais nada menos que uma algarobeira! Hehehehe. Fui em casa, peguei um vaso, fui numa obra pedi areia de construção, fui na árvore e comecei a retirar (pendurado nela ). Ela tinha uma pivotante enorme, que fazia um calo adentrando na árvore, e de raízes ela só tinha uma emissão de raízes numa das laterais, mas mesmo asim peguei e coloquei num vaso, ainda não tenho fotografias dela. Mas quando a retirei tinha algumas folhas já ficando amareladas, creio que a falta de nutrientes (pois não tinha substrato algum no buraco da árvore) estava já afetando ela.
O pior que passei a semana inteira querendo uma dessas... quando estava indo pegar um ônibus, que olho para a árvore que fica na minha parada, essa mudinha me aparece, parecia que brilhava para mim! Hehehehe. Espero que resista!  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|