FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

começando o trabalho ( Tuia Jacaré )
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Perna_Ed

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 9:49 pm    Assunto: começando o trabalho ( Tuia Jacaré ) Responder com citação

Adquiri esse jacaré com o intuito de fazer um estilo casacata. Porém eu comprei-o meio na pressa e naõ reparei muito na formação de seus galhos. Gostaria da ajuda de vocês para poder começar a estilizar essa muda e tora-lá um belo bonsai! Ela tem mais ou menos uns 3cm de tronco, porém com uma estrutura de galhos, creio eu, muito pobrinha ainda! sejam bem vindas todas as sugestoes!!!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá Perna,

Se a ideia é um estilo cascata, o que me parece o ideal p/ sua planta, então agora a sua maior preocupação deve ser a aramação e posicionamento do tronco principal.

Porém alguns cuidados devem ser tomados. P/ um bom tracionamento do tronco sem maiores riscos de se partir o aconselhavel é fazer uma proteção em torno do mesmo com ráfia e fitilho (ou borracha de câmera de bicicleta) p/ depois passar o arame e torcer na posição desejada.

Tb deve tomar cuidado, pois estamos quase na primavera, época em que as plantas saem da dormência e voltam a crescer e isso pode marcar o tronco devido ao arame. Alguns bonsaístas até gostam disso p/ usar as marcas deixadas formando um shari ao redor do tronco, caso não queira isso fique atento p/ trocar os arames sempre que notar que está marcando. Os juniperos levam um bom tempo p/ ficarem na posição que desejamos.

Tb já pode fazer uma limpeza no tronco principal deixando apenas galhos mesmo que pequeninos, pois se desenvolverão, em pontos onde serão formados os patamares.

Dê uma olhada neste post que coloquei em meu blog sobre um junipero que estilizei cm cascata. O mesmo ainda está em formação e foram feitas pequenas mudanças nas torções, mas ainda ñ postei novas fotos. Porém dá p/ vc ter uma boa ideia de que caminho seguir.

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Estilizando%20um%20Jun%C3%ADpero%20%28Jun%C3%ADpero%20Jacar%C3%A9%20-%20Jun%C3%ADperus%20Horizontalis%29

Tb poderá fazer um transplante p/ um vaso maior, aproveitando a época que é propicia a isso p/ um melhor desenvolvimento e crescimento da planta. Eu opitaria por um falso transplante, ou seja, tiraria pouca terra do torrão e passaria p/ um vaso maior.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: