Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 11:27 am Assunto: Pingo de Ouro quebrado |
|
|
Pessoal,
Sou novo no fórum e nas artes do Bonsai, segue meu primeiro tópico.
Encontrei um Pingo de Ouro no meu condomínio e tinha um galho podre, pensei em retirar para fazer um Bonsai. Me orientaram a retirar e colocar na areia por alguns meses.
O porteiro do meu condomínio fez o favor de quebrar o galho que estava vivo, preso no galho morto.
Encontrei dois bichos, parecido com Joaninha só que cor de madeira. O galho tem um buraco no meio, parece que tem praga ali. Acabei largando o galho morto onde estava e plantei o vivo na areia.
Improvisei um barbante para não pegar na janela, pois moro em apartamento.
Duvidas:
Devo retirar o galho para ver como esta dentro do buraco?
Posso deixar na areia por um tempo e depois que a planta pegar legal eu retiro aquele galho?
Fiz algo errado?
O que devo fazer?
* As fotos ficaram de lado, apesar de no meu PC estar correto, qualquer coisa nesse link da para girar: http://imageshack.us/photo/my-images/571/2cis.jpg/
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 11:39 am Assunto: |
|
|
Que pena que separou cara, tava com um aspecto bem velho já o tronco.
Agora terá que torcer que enraíze, geralmente quando tem tronco podre em pingo de ouro, já existe uma pré- disposição pra formar raízes na base do galho vivo...sorte! O bom seria ajudar a sorte e reduzir as distâncias de altura e comprimento dos galhos, concentrando energia pra formação de raízes ao invés de transportar nutrientes por longas distâncias sem mecanismos pra isso...
Se começar a brotar com vigor, espere um tempo pra iniciar a adubação, de preferência começar com a orgânica ou osmocote pela borda do vaso em todo seu raio, jamais próximo da base! Areia pura é muito boom! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 11:44 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Que pena que separou cara, tava com um aspecto bem velho já o tronco.
Agora terá que torcer que enraíze, geralmente quando tem tronco podre em pingo de ouro, já existe uma pré- disposição pra formar raízes na base do galho vivo...sorte! O bom seria ajudar a sorte e reduzir as distâncias de altura e comprimento dos galhos, concentrando energia pra formação de raízes ao invés de transportar nutrientes por longas distâncias sem mecanismos pra isso...
Se começar a brotar com vigor, espere um tempo pra iniciar a adubação, de preferência começar com a orgânica ou osmocote pela borda do vaso em todo seu raio, jamais próximo da base! Areia pura é muito boom! |
Acha que deveria reduzir quanto? metade na altura e proporcional nos galhos?
Obrigado pela ajuda. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 12:08 pm Assunto: |
|
|
mais ou menos assim...
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 7:53 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Fiz, segue a foto.
Já está saindo raiz...
Tirei a parte que estava com pó branco tmb, podre..
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 8:09 pm Assunto: |
|
|
Esta redução é importante, fiquei surpreso só com a retirada dela do substrato...vç tirou ela depois de ter plantado?
Esperar a recuperação dela, aquela lasca aberta na raiz não é bom sinal. Fica enterrada, apodrece fácil. Esta espécie é muito valente...  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 5:18 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Esta redução é importante, fiquei surpreso só com a retirada dela do substrato...vç tirou ela depois de ter plantado?
Esperar a recuperação dela, aquela lasca aberta na raiz não é bom sinal. Fica enterrada, apodrece fácil. Esta espécie é muito valente...  |
Essa planta é um galho de outra planta que o empregado do condominio quebrou puxando, que coloquei a foto no primeiro post. Essa lasca em baixo é a base do galho antigo, ñ é raiz. Devo fazer algo para n apodrecer? Pensei que essa lasca poderia ajudar a fazer um nebari diferente no futuro.
Eu plantei ela num dia na areia e tirei dois dias depois para retirar um galho que estava podre e podar conforme me orientou, ai recoloquei na areia. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 13, 2013 1:08 pm Assunto: |
|
|
Uma pasta cicatrizante ajudaria a impermeabilizar, mas não seria prudente mexer nela de novo, até porque não tem raízes ainda...esperar pela recuperação é o jeito. Tá tudo certo, não deixe secar em demasia o solo, pode prejudicar a formação das raízes que ainda serão muito jovens e sensíveis. Se tiver supertrhive ou tiamina, isso ajudará no estimulo de desenvolvimento das raízes...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 10:24 am Assunto: |
|
|
acompanhando |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 12:49 pm Assunto: |
|
|
As folhas secaram e parece que os galhos estão secando também.
Não sei se tiro da areia e coloco no substrato... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 26, 2013 1:00 am Assunto: |
|
|
Não desanime Marcelo, pelas circunstâncias, já era de se esperar uma situação negativa. Tudo é experiência, levante a cabeça e siga em frente, escreve aqui quem já perdeu muita coisa, muito planta de yamadori...de chorar! Mas ganhei no aprendizado, hoje vejo o quão válido são as experiências, sejam elas bem ou mal sucedidas.  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|